Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar chiclete do sofá: 8 dicas para você!

Publicado em: terça-feira, setembro 4, 2018Como tirar chiclete do sofá: 8 dicas para você!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quer uma situação mais desagradável que sentar no sofá, levantar-se e ter um pedaço de chiclete colado no bolso da calça?

Ou então seu filho se empolgou com o doce, foi brincar com a goma e ela grudou por todo o estofado! Com certeza você já passou por isso ou conhece alguém que já tenha passado.

Parece que tudo está perdido, né? Mas hoje você vai aprender como tirar chiclete do sofá!
Para isso, confira o conteúdo que preparamos para você!

Como tirar chiclete do sofá: 8 técnicas infalíveis

Como tirar chiclete do sofá: 8 técnicas infalíveis

O chiclete, também conhecido como goma de mascar, nada mais é do que uma borracha, sintética ou produzida a partir do látex da árvore “chicle”.

Nele são misturados açúcares, corantes e outros aromatizantes, que se soltam na boca à medida que mastigamos.

Você sabia que essa mesma borracha é utilizada em câmaras de ar de pneus de carros, motos e bicicletas? Ou seja, sua função principal é colar – e colar bem!

Por isso, bate o desespero quando o chiclete gruda no sofá e nos móveis da casa. Mas por mais trabalhoso que pareça, é possível, sim, remover a goma completamente do tecido e inclusive tirar chiclete do sofá.

Confira agora várias técnicas eficientes de como tirar chiclete do sofá!
Mas se está em busca de uma limpeza profissional para remover a goma completamente do tecido, fale com a gente! 

1. Como tirar chiclete usando gelo?

A primeira técnica que vamos ensinar sobre como tirar chiclete do sofá já é conhecida por muitas pessoas por ser também eficaz para remover a goma do cabelo.

A técnica mais eficaz para fazer o chiclete ser removido é endurecê-lo. A baixas temperaturas a goma de mascar adquire uma consistência mais seca e sólida.

Por isso, esfregue um cubo de gelo no chiclete até que endureça. Se preferir, utilize luvas para esse procedimento para proteger sua pele de possíveis queimaduras por gelo.

Depois, é só raspar o chiclete com a ajuda de uma colher ou uma faca de passar manteiga – aquela mais delicada, sem cerdas muito grandes. Tome um cuidado extra se o tecido for mais delicado.

2. Como tirar chiclete do sofá com ferro de passar?

O calor pode funcionar de várias formas para tirar o chiclete dos tecidos. Com o ferro de passar, você remove tudo rapidinho. Mas para isso, é preciso avaliar muito bem o tipo de tecido do sofá, as condições e a situação geral.

  • Se houver como, coloque um papelão próximo do sofá, de modo que o chiclete fique entre o tecido e o papelão.
  • Em temperatura média, passe o ferro sobre a área onde o chiclete se encontra.
  • Repita o procedimento até que o chiclete seja transferido para o papelão. Ele ficará grudado e removido do tecido. 

3. Como tirar chiclete usando vinagre?

O vinagre também é um ótimo aliado para remover chiclete do sofá.

O primeiro passo é aquecer um copo de vinagre branco no micro-ondas. Retire-o antes que ferva. Esfregue o vinagre sobre o chiclete com a ajuda de uma escova de dentes, até que saia completamente. Depois, limpe o sofá normalmente para retirar o cheiro do vinagre.

Confira abaixo outras formas de usar o vinagre na limpeza:

4. Como tirar chiclete usando spray de cabelo?

Sabe aquele laquê que você ou sua mãe tem no armário? Ele também é uma ótima forma de como tirar chiclete do sofá.

Isso porque ao ser aplicado diretamente no chiclete, ele faz com que a goma endureça e saia mais facilmente. Aí, é só raspar com a faca sem fio, espátula ou colher.

5. Como tirar chiclete do sofá com acetona?

Se você não tiver spray de cabelo em casa, pode também usar a acetona dependendo do tipo do tecido, pois pode manchar. O produto tem o mesmo efeito sobre o chiclete, deixando-o endurecido e fácil de ser removido.

Aplique uma pequena quantidade em cima da goma de mascar, deixe agir por alguns segundos e raspe. Em alguns casos o chiclete sai raspando com a mão mesmo, sem necessidade da faca ou outro utensílio.

Depois de removido, limpe para remover completamente a acetona.

6. Como tirar chiclete usando óleo de eucalipto?

 Outro produto bastante eficaz para remover chiclete do sofá é o óleo de eucalipto. Mais uma vez, é preciso avaliar o tipo de tecido para evitar manchas indesejadas.

Umedeça um pano limpo no óleo e esfregue-o sobre o chiclete por alguns minutos, até que ele saia completamente do tecido. Se o pano não for suficiente, raspe com uma faca sem fio e reaplique o óleo de eucalipto se necessário. 

7. Como tirar chiclete usando álcool?

Se o chiclete estiver grudado em tecidos muito delicados, uma boa técnica é usar o álcool. Afinal, ele não mancha a peça, não remove a cor do tecido e nem danifica.

Com um algodão, um pano limpo ou uma esponja, aplique o álcool sobre o chiclete até que endureça. Isso levará poucos minutos. Depois, é só raspar o chiclete com a faca sem fio, assim como nos demais procedimentos. 

8. Como tirar chiclete usando silvertape?

A última técnica que vamos ensinar é como tirar chiclete do sofá com uma silvertape. Essa é aquela fita adesiva muito resistente, utilizada nos reparos em casa. Espere até que o chiclete fique um pouco mais seco, não tão pegajoso.

Corte um pedaço da fita capaz de tapar completamente a área do chiclete ainda grudar no tecido. Cole-a bem e remova totalmente. Ela deve sair inteira, com o chiclete grudado.

E então, conseguiu tirar o chiclete do sofá? Se mesmo com essas dicas não deu certo, entre em contato com a gente para uma avaliação! Somos especialistas em limpeza e sabemos como deixar seu estofado novo!