Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar cola quente de tecido sem danos ou dor de cabeça

Publicado em: sexta-feira, setembro 7, 2018Como tirar cola quente de tecido

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

A cola quente pode ser a solução para muitos problemas domésticos, desde o reparo de algum objeto até contribuir na decoração ou evitar quedas e escorregões. No entanto, seu uso é acompanhado de bagunça e pequenos acidentes com a cola, podendo estragar tecidos e roupas. A Dr. Lava Tudo te ajuda hoje a descobrir como tirar cola quente de tecido! Continue a leitura e aprenda!

 

Cola quente e suas mil utilidades

 

como tirar cola quente de tecido

 

A cola quente tornou-se uma ferramenta perfeita para quem trabalha com artesanato. Com ela é possível chegar ao resultado final de maneira rápida, fácil e sem muito desgaste. No entanto, há outras utilidades para a cola quente, inclusive para seu cotidiano doméstico!

 

Confira algumas dicas úteis:

 

Pendurar coisas sem danificar a parede

 

Pendurar coisas na parede pode significar fazer um buraco nela, seja com prego ou parafuso. O problema é que isso costuma danificar a superfície fazendo com que posteriormente seja necessário utilizar massa corrida ou reboco para deixar a parede lisa novamente.

 

Com a cola quente, você é capaz de pendurar itens leves na parede sem ter que recorrer aos furos.

 

Tapetes antiderrapantes

 

Dependendo do material do seu tapete e do piso da sua casa, é possível que ele escorregue facilmente ao pisar nele. Isso ocorre quando ele não é antiderrapante. Se originalmente ele não é, você pode utilizar a cola quente para que ele pare de escorregar. Basta pingar gotas de cola quente no avesso, nas laterais e esperar secar.

 

Evitar que as roupas escorreguem pelo cabide

 

Algumas peças de roupa, principalmente as de malha fria, costumam escorregar do cabide, caindo no guarda-roupa e causando uma certa bagunça. Há uma dica bem simples para evitar que isso aconteça:

 

  1. Faça uma linha com cola quente na parte de cima do cabide.
  2. Espere esfriar.
  3. Pronto, você criou uma aderência para que a roupa não escorregue!

 

Veja na prática como aproveitar essa e outras dicas usando cola quente. Assistindo ao vídeo abaixo:

 

 

Colar botões

 

Costurar botões que soltaram de uma camisa pode ser uma tarefa simples, mas nem todo mundo tem habilidade com agulhas e o resultado pode ser um pouco catastrófico. Daí entra a cola quente! Com apenas um pinguinho no botão, é possível colá-lo de volta na camisa e usá-la normalmente. Prático não é mesmo?

 

Batedores de portas…

 

É muito comum que ao abrir as portas da sua casa ela bata na parede, danificando a superfície e ainda fazendo aquele barulho incômodo. Você pode utilizar a cola quente para fazer um batente para sua porta.

 

Para isso, você tem duas opções:

 

  1. Faça uma bolinha com a cola quente exatamente onde a maçaneta bate na parede. Espere ela secar e veja o resultado.
  2. Utilize uma tampinha de garrafa de plástico com fita adesiva envolta nela, para amortecer. Cole a tampinha na parede com a cola quente.

 

Substituir pezinhos de objetos

 

Quando um objeto perde um de seus pés de apoio, a tendência é ficar desequilibrado e torto. Isso vale tanto para mesas, cadeiras ou itens de decoração. Com a cola quente, é possível fazer esse suporte que está faltando, nivelando os pezinhos.

 

Dar aderência aos sapatos

 

Alguns sapatos costumam escorregar em determinados pisos, por não ter aderência em seu solado. Isso pode ocasionar acidentes, tombos e machucados, principalmente se for com crianças.

 

Para solucionar esse problema, passe um pouco de cola quente no solado. Isso dará a aderência necessária e evitará quedas no dia a dia!

 

Porém… acidentes acontecem!

 

como tirar cola quente de tecido

 

Da mesma maneira que a cola quente é simples de ser usada e facilita muito a solução de alguns problemas domésticos, é muito fácil que acidentes aconteçam.

 

Para começar, a pistola de cola quente precisa estar bem quente para derreter o tubo de cola. Isso significa que, dependendo como você segura a máquina, ela pode queimar a sua mão na hora da aplicação, principalmente ao encostar na parte da frente, onde a cola sai derretida.

 

Além disso, ao derreter a cola, é comum que ela caia em lugares não planejados. Pode ser no chão, na superfície da mesa onde você está trabalhando, no sofá, tapete, ou ainda na sua roupa.

 

Quando isso acontece, se você não retirar a cola quente apropriadamente, você pode perder sua roupa ou estragar o tecido em que a cola caiu. Daí vem a questão: como tirar cola quente de tecido?

 

 

E agora, como tirar cola quente de tecido?

 

Qualquer tipo de mancha merece atenção. Não importa se é de graxa, vinho, molho de tomate ou ainda de guache. Cada tipo de substância precisa de um cuidado diferente.

 

Quando o assunto é como tirar cola quente de tecido, há algumas alternativas simples disponíveis, com materiais que você tem em sua própria casa. Veja como é fácil:

 

 

Utilize o congelador

 

Se acontecer de você precisar saber como tirar cola quente de tecido faça do congelador da sua casa um aliado:

 

  1. Espere que a cola seque.
  2. Coloque o tecido dentro do congelador.
  3. Espere uma hora e retire o tecido do congelador.
  4. Utilizando uma faca de manteiga, raspe a cola congelada.

 

Acetona

 

Todo mundo tem acetona em casa e ela pode te ajudar muito quando o assunto é como tirar cola quente de tecido! Isso porque a acetona serve de solvente para a substância. Veja como é simples:

 

  1. Umedeça um algodão com acetona.
  2. Vá passando o algodão gentilmente no local afetado.
  3. Você verá que, aos poucos, a cola vai se dissolvendo.
  4. Após retirar tudo, passe um pano úmido para retirar excessos.

 

Secador de cabelo

 

como tirar cola quente de tecido

 

Seu secador de cabelo também pode ser uma ferramenta para tirar a cola quente, utilizando o vento quente para derreter a cola presente no tecido:

 

  1. Deixe o secador ligado apontado para a região onde está com cola quente.
  2. A cola irá amolecer aos poucos.
  3. Com a ajuda de um pedaço de pano, retire a cola amolecida.

 

 

Dicas bônus

 

Veja algumas dicas que podem te ajudar no processo:

 

  • Antes de remover a cola quente, certifique-se que ela esteja seca, para não causar ainda mais danos.
  • Sempre que retirar a cola quente do local afetado, utilize uma escova de dente para tirar os resíduos que ficarem no tecido.
  • Para os processos que visam amolecer ou derreter a cola, tenha por perto um palito de picolé. Ele vai te ajudar a manipular a cola sem que você se queime.

 

A Dr. Lava Tudo sempre disponibiliza dicas que contribuem para solucionar problemas domésticos e fazer com que sua casa esteja limpa e em ordem. Se precisar de uma ajuda extra, conte com a Dr. Lava Tudo. Conheça os serviços de limpeza oferecidos!