Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de água sanitária?

Publicado em: domingo, agosto 4, 2019Como tirar mancha de água sanitária?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Com o objetivo de eliminar bactérias e germes, desinfetar roupas, ambientes e até mesmo alimentos, a água sanitária pode causar problemas se for utilizada de maneira inadequada.

Por ter um cheiro muito forte, o produto é responsável por deixar algumas pessoas com dores de cabeça e outros sintomas alérgicos. Além disso, pode manchar tecidos de todos os tipos.

Neste artigo reunimos dicas sobre como tirar manchas de água sanitária e recuperar roupas, móveis e artigos de decoração.

Por isso, se você quer saber mais sobre como tirar mancha de água sanitária, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

Como tirar mancha de água sanitária?

Como tirar mancha de água sanitária?

A água sanitária é um dos mais poderosos produtos de limpeza que existe! Mata os micróbios, elimina odores e também é alvejante.

Por ter soda cáustica em sua composição, substância altamente corrosiva, ela pode se tornar tóxica. Já o cloro, outro composto de sua fórmula, pode provocar manchas terríveis nos tecidos, em alguns casos, irreversíveis.

Em peças escuras a situação é pior, já que as manchas são claras e ficam mais destacadas. Mas com nossos truques sobre como tirar mancha de água sanitária, você vai conseguir resolver, ou pelo menos suavizar, o problema.

Antes de começar o passo a passo sobre como tirar mancha de água sanitária, é preciso agir rapidamente e remover o excesso de produto do tecido.

Assim que o acidente com o alvejante acontecer, use um pano limpo ou papel-toalha para absorver o líquido e, dessa forma, tentar reduzir os danos.

Como tirar mancha de água sanitária seca?

Caso a mancha já esteja seca, é um pouco mais complicado, mas ainda há solução. É possível customizar a peça de roupa ou mandar tingi-la para minimizar o problema. E assim dá para continuar usando suas roupas.

Como tirar mancha de água sanitária de roupa colorida?

Não se preocupe, é bem simples fazer isso. Umedeça um pano limpo com água gelada e passe com delicadeza sobre a área que teve contato com o produto. Em seguida, misture 1 xícara de água morna com 1 colher de detergente e aplique sobre a mancha. Deixe agir por 5 minutos, aproximadamente, e remova o excesso com outro pano ou esponja macia.

Como tirar mancha de água sanitária de roupa branca?

Um truque simples para acabar com esse tipo de mancha é apostar na água oxigenada. Esfregue a área do tecido com o produto diluído em água. Em seguida, lave com sabão de coco e finalize enxaguando normalmente.

Como tirar mancha de água sanitária de roupa preta?

Outra dica sobre como tirar mancha de água sanitária de peças escuras é utilizar uma caneta própria para tecido. Basta colorir a região da mancha e pronto!

Se a roupa em questão tiver outra cor na parte de trás, lembre-se de usar outro tecido, um jornal ou outro material por baixo da região que você vai pintar com a caneta e evite bagunça e ainda mais manchas.

Como tirar mancha de água sanitária de roupa jeans?

Para evitar que a mancha de água sanitária permaneça na sua roupa jeans favorita, causando estragos permanentes, o detergente pode ser a solução.

Primeiro, molhe um pano em água e dê leves batidas sobre a mancha, até que ela fique molhada. Em seguida, faça uma mistura de água morna e detergente, aplique na mancha e deixe agir por uns minutos. Remova o excesso com uma esponja macia ou pano limpo.

Na falta do detergente, substitua o produto por vinagre branco.

Como tirar mancha de água sanitária do tênis?

Mais uma vez recorra ao bicarbonato de sódio para te ajudar. Misture o bicarbonato com água até virar uma pasta. Aplique sobre a mancha e espere secar completamente. Na sequência, esfregue a solução como uma escova e finalize com um pano limpo.

Outra solução que pode resolver é pintar o tecido do tênis com uma caneta de tecido ou mandar tingir o calçado.

Como tirar mancha de água sanitária usando detergente?

Essa dica sobre como tirar mancha de água sanitária utiliza: água gelada, água morna e detergente.

Umedeça um pano limpo na água gelada e aplique sobre a mancha com cuidado, para não espalhar. O ideal é dar pequenas batidinhas em vez de esfregar.

Faça a mistura com uma xícara de água morna e uma colher de chá de detergente e aplique sobre a mancha. Deixe agir por cinco minutos e depois remova com uma esponja limpa.

Aplique novamente a solução, caso seja necessário.

Como tirar mancha de água sanitária com vinagre?

Essa dica é bastante semelhante à anterior, acompanhe:

  • Umedeça um pano limpo com água gelada e dê batidinhas na área afetada pelo produto químico;
  • Faça uma mistura com uma xícara de água morna e uma colher de chá de vinagre branco;
  • Aplique sobre a mancha e deixe agir por cinco minutos, removendo em seguida com uma esponja.

Como tirar mancha de água sanitária com bicarbonato de sódio?

Outro produto poderoso em truques sobre como tirar mancha de água sanitária e outras substâncias é o bicarbonato de sódio.

Faça uma pasta usando esse ingrediente e um pouco de água. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe secar. Depois, com uma escova de cerdas macias, esfregue a área delicadamente. Em seguida, remova toda a mistura com um pano limpo.

Como tirar mancha de cloro?

Esse truque sobre como tirar mancha de água sanitária funciona melhor para quem tem algum grau de habilidade manual e é ideal para peças coloridas ou escuras.

Molhe um pedaço de algodão com álcool e aplique na mancha. O álcool deve conseguir “puxar” a tinta do tecido e trazer novamente cor à área manchada. Assim, você consegue suavizar a marca mais clara e recuperar a aparência geral da peça.

Como tirar mancha de água sanitária do tapete ou estofado?

Lavar estofados, tapetes e carpetes e usar truques sobre como tirar mancha de água sanitária nem sempre são tarefas fáceis. Como é difícil deixar a peça de molho ou mesmo enxaguar, os resultados podem ser diferentes do esperado.

Uma de nossas dicas é aplicar água fria sobre a mancha e, depois, a mistura de água morna com detergente ou vinagre.

Outra boa solução é fazer a pasta de bicarbonato de sódio com água e aplicar sobre a mancha. Quando secar, esfregue delicadamente e remova com uma esponja.

Mas, a melhor maneira de limpar as manchas de água sanitária dos tapetes é contar com o suporte de uma empresa especializada em limpeza profissional! A Dr. Lava Tudo tem a solução perfeita para os estofados e tapetes da sua casa ou escritório.

A marca é líder do segmento de higienização e manutenção e oferece um portfólio completo de serviços de lavagem profissional – sempre executados por técnicos capacitados e atualizados sobre as práticas mais avançadas de limpeza.

Acesse nossa loja virtual e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Nossa limpeza age profundamente nas fibras de estofados, tapetes e carpetes, recuperando as características originais dessas peças.

Além disso, conseguimos remover quase todo tipo de sujeira, eliminar microorganismos nocivos a saúde e ainda deixar a peça com perfume agradável, para ambientes mais aconchegantes.

Como tirar mancha de água sanitária do porcelanato?

O porcelanato é um tipo de piso bem moderno, que deixa um visual incrível nos ambientes. Porém, como geralmente é um piso mais claro, acaba deixando mais evidente defeitos ou manchas, como as de água sanitária. Mas fique tranquilo, vamos ajudar a resolver mais essa dor de cabeça.

Dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em 5 litros de água. Aplique a mistura sobre a mancha e esfregue com delicadeza. Remova o excesso com uma esponja bem macia ou pano seco.

Cuidados especiais para a limpeza de tecidos

Além de todas as dicas sobre como tirar mancha de água sanitária, listamos outros cuidados essenciais ao fazer a limpeza de tecidos em geral:

  • Teste a água sanitária em uma pequena parte do produto. Se não manchar, use a substância normalmente. Se a reação for adversa, opte por um alvejante sem cloro;
  • Sempre limpe as peças com suavidade. Evite esfregar com força, especialmente as peças mais delicadas. Caso contrário, você até pode tirar a mancha, mas danificará a peça de outras maneiras;
  • Siga as orientações do fabricante, informadas nos símbolos de lavagem da etiqueta;
  • Aja rapidamente. Quanto antes a limpeza das manchas for feita, maiores as chances de resultados satisfatórios;
  • Deixe os tecidos secarem à sombra, já que o sol pode deixá-los desbotados.

Gostou de saber mais sobre como tirar mancha de água sanitária? Então aprenda a fazer água sanitária de forma caseira!