Como tirar mancha de autobronzeador: guia completo!

Última modificação em: 8 de agosto de 2019 Como tirar mancha de autobronzeador: guia completo!

Se você é fã da pele bronzeada, saiba que existem inúmeros cosméticos que ajudam a conquistar a tão sonhada cor dourada – que é a cara do Brasil.

Entretanto, por ser um tipo de maquiagem, esses produtos devem ser aplicados com atenção, pois deixam marcas nas roupas, peças da cama e até mesmo nos estofados.

Caso esse tipo de acidente tenha acontecido com você, não se preocupe! Vamos te ajudar! Confira nossas dicas sobre como tirar a mancha de autobronzeador e continue dando uma cor especial à sua pele.

Aprenda como tirar mancha de autobronzeador facilmente

Aprenda como tirar mancha de autobronzeador facilmente

O Brasil possui um dos maiores mercados de beleza do mundo! Mesmo em períodos de crise financeira o segmento continua a crescer e a injetar cifras significativas na economia do país.

O setor dita tendências e, uma delas, é a pele bronzeada, que expressa o verão e o calor – características que muitos brasileiros e estrangeiros amam.

Seja por falta de tempo ou por questões de saúde, muitas pessoas têm evitado tomar sol. Os índices de câncer de pele têm crescido muito, o que demanda novas soluções para conquistar a pele bronzeada.

Uma das opções é usar os cremes autobronzeadores. Só que nem todo mundo espera o produto secar completamente antes de voltar às atividades rotineiras e o resultado a gente já sabe: roupas, poltronas, móveis estofados e até mesmo os bancos do carro ficam completamente manchados.

Se isso aconteceu com você, saiba que com truques simples sobre como tirar mancha de autobronzeador o problema será facilmente resolvido.

É só a gente pensar no objetivo do autobronzeador para entender o porquê de suas manchas serem tão difíceis de limpar.

O produto serve para tonalizar a pele e tem alta fixação. Afinal, não dá para ficar deixando sinais de maquiagem por onde se passa, não é mesmo?

Sua composição tem fortes pigmentos e substâncias oleosas, o que garante mais aderência da cor à pele. Mas quando o produto entra em contato com os tecidos, essa composição faz com que ele fique grudado em suas fibras.

Aí, só com segredinhos especiais sobre como tirar mancha de autobronzeador será possível limpar suas peças. Por isso, acompanhe as dicas a seguir e se livre desse problema! 

Como tirar mancha de autobronzeador da roupa?

O vinagre e o vanish são os principais ingredientes da receita sobre como tirar mancha de autobronzeador das roupas.

Encha um balde com vinagre e deixe a peça de molho por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, lave a roupa com um removedor de manchas.

A melhor parte é que a Dr. Lava Tudo tem um passo a passo imperdível sobre como fazer o vanish caseiro para que você possa renovar sua peça com mais economia.

Caso a mancha não saia por completo na primeira tentativa, repita o processo.

Como tirar mancha de autobronzeador de roupas brancas?

Saber como tirar mancha de autobronzeador de roupas brancas é sempre mais complicado, já que o produto fica muito evidente no tecido claro.

Deixe a peça de molho em um balde com água e alvejante sem cloro, seguindo as proporções orientadas no rótulo do produto de limpeza. Depois, lave normalmente.

Verifique os resultados e repita o processo, se for necessário.

Como tirar mancha de autobronzeador do sofá?

Se você encostou no sofá com o autobronzeador ainda fresco, utilize sabão líquido neutro para tirar a mancha.

Aplique o sabão na área manchada e deixe agir por alguns minutos. Depois, esfregue suavemente com um pano úmido até remover a mancha por completo. Cuidado para não deixar o pano encharcado, pois isso pode mofar o sofá.

Se você já tentou seguir essa dica, mas ela não foi suficiente para resolver o seu caso, o mais indicado é contratar um especialista em higienização e limpeza profissional de estofados.

A Dr. Lava Tudo está presente em mais de 100 cidades do Brasil e possui o melhor e mais completo portfólio de soluções especializadas de higienização e manutenção de móveis.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


A limpeza profissional de sofá higieniza profundamente as fibras do tecido, removendo os resíduos corporais, os vestígios de animais e de alimentos, além da poeira e dos diversos tipos de odores e manchas – até mesmo aquelas mais complexas.

O serviço é realizado em domicílio, por especialistas capacitados que utilizam equipamentos e produtos de última geração  – todos certificados pela ANVISA. Conheça a solução e surpreenda-se com os resultados!

Como tirar mancha de autobronzeador com detergente?

O passo a passo sobre como tirar mancha de autobronzeador com detergente é bem fácil.

Faça uma mistura com partes iguais de água e detergente neutro e aplique sobre a mancha. Esfregue delicadamente com um pano ou mesmo com a ponta dos dedos e depois enxágue.

Se for necessário, repita o processo para remover toda a mancha.

Como tirar mancha de autobronzeador com glicerina?

A glicerina vai te ajudar a acabar com a mancha de forma prática!

Umedeça um chumaço de algodão com o produto e vá aplicando sobre a mancha, esfregando sempre com suavidade e em movimentos circulares.

É importante limpar de fora para dentro para não espalhar o produto e aumentar a mancha. Em seguida, lave a peça normalmente.

Como tirar mancha de autobronzeador com limão?

Para limpar a sujeira de autobronzeador dos tecidos, faça uma mistura com limão e água e esfregue sobre a mancha com um pano. Aos pouquinhos, ela começará a desaparecer, até sumir completamente. Após isso, lave a peça normalmente.

Lembre-se que o limão pode manchar a pele, caso você se exponha ao sol. Por isso, é muito importante realizar essa dica de limpeza sob a sombra e lavar muito bem as mãos após finalizar o procedimento.

Cuidados importantes na hora de tirar mancha de autobronzeador

Se você quer formas infalíveis sobre como tirar mancha de autobronzeador dos tecidos, alguns cuidados adicionais são tão importantes quanto as dicas apresentadas até aqui:

  • Sempre faça os procedimentos de limpeza à sombra. Afinal, você não pode se livrar de um problema, mas ganha outro bem maior, já que algumas substâncias provocam manchas quando entram em contato com a luz do sol;
  • Leia sempre as instruções do fabricante, que constam nos símbolos da etiqueta do tecido.
  • Não se esqueça de testar as receitas em uma pequena área do tecido para verificar se alguma reação adversa ocorrerá;
  • Aja rapidamente! Quando o produto fica muito tempo nas peças, ele penetra profundamente nas fibras dos tecidos, causando danos que podem ser permanentes e até mesmo irreversíveis.

Conseguiu limpar suas peças com as nossas dicas sobre como tirar mancha de autobronzeador? Então aproveite também para aprender como tirar mancha de protetor solar!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: