Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de barro: 8 dicas caseiras que você precisa conhecer!

Publicado em: segunda-feira, julho 29, 2019como tirar mancha de barro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Saber como tirar mancha de barro dos tecidos pode salvar suas roupas favoritas e peças de decoração da sua casa. Acidentes acontecem, mesmo com as pessoas mais cuidadosas. Por isso, é sempre bom ter aquele truque infalível na manga que vai te ajudar a fazer uma limpeza eficiente, sem danificar os tecidos.


Então pegue seu bloco de notas para guardar as 8 dicas caseiras para limpar mancha de barro que reunimos para você.


Do barro viemos, para ele voltaremos!

Como tirar mancha de barro da roupa. Menina suja


Muitas situações podem colocar nossas roupas em contato com o barro, especialmente para famílias com filhos pequenos ou pessoas com espírito aventureiro.


As crianças adoram brincar em todos os lugares e não é diferente com a lama. Apenas alguns minutos de brincadeira podem gerar várias manchas nas roupas.


Mas os adultos não estão imunes. Trilhas na mata / cachoeira, passeios de carros em estradas de terra ou mesmo dias de chuva em ruas sem asfalto podem provocar várias marcas de sujeira nos tecidos. Há ainda os que trabalham com o barro e argila em trabalhos manuais.


E se você pisar no barro, vai carregar esses resíduos para sua casa, sujando os tapetes, carpetes e até o sofá – dependendo da quantidade de lama grudada nos sapatos.


Já deu pra entender que é muito importante saber como tirar mancha de barro, correto? Então arregace as mangas e se prepare para executar nossas dicas de limpeza.


Primeiros passos


Não há como tirar mancha de barro com ele ainda úmido. Espere a mancha secar completamente antes de fazer a higienização.


Remova o excesso de barro seco com o auxílio de um papel toalha ou pano absorvente úmido. Se a quantidade de barro for muito grande, remova as partes que estão endurecidas com uma colher ou espátula.


Dessa maneira, você deixa a mancha concentrada apenas na área atingida pelo barro, sem espalhar para o tecido inteiro.


1.      Como tirar mancha de barro usando uma escova macia


Nossa primeira dica de como tirar mancha de barro é bastante simples. Você só precisa esfregar a sujeira (depois de seca) com uma escova de cerdas macias e com suavidade. Quando o barro sair, lave e enxágue a peça normalmente.


2.      Como tirar mancha de barro seco

como tirar mancha de barro: menino com camisa manchada de barro


A dica anterior não funcionou e você quer saber como tirar mancha de barro seco? Separe sabonete ou detergente e uma escova.


Primeiro, passe detergente na região da mancha, nos dois lados do tecido. Esfregue com a escova, para que o sabão penetre mais profundamente nas fibras e consiga remover toda a sujeira.


Em seguida, lave a peça normalmente, utilizando detergente e água morna (nunca quente).


3.      Como tirar mancha de barro de roupas


A roupa que você tanto ama está com mancha de barro? Vire a peça do lado avesso e aplique água morna, com auxílio de um pano limpo, dando batidinhas ou esfregadas suaves até a sujidade sair. Depois, lave como de costume.


4.      Como tirar manchas de barro mais antigas


Para auxiliar em como tirar mancha de barro mais antiga, será necessário uma vasilha com água morna.


Coloque a peça de roupa lá dentro e use uma escova macia e detergente para esfregar, com o tecido submerso. Esfregue até a mancha sair por completo e depois lave com água e sabão.


5.      Como tirar mancha de barro do tênis

como tirar mancha de barro do tênis


Para tirar mancha de barro do tênis você vai precisar de:

  • Sabão em pó;
  • Detergente neutro incolor;
  • Alvejante sem cloro.


Retire a palmilha e o cadarço do tênis e faça uma mistura com os produtos indicados. Aplique a solução em todo o sapato e esfregue com uma escova, até remover o barro todo. Enxágue e deixe secar naturalmente. E não se esqueça de lavar o cadarço e as palmilhas.


6.      Como tirar barro da roupa colorida


Tirar manchas de roupas coloridas é sempre mais complicado. A nossa recomendação é remover o máximo possível do barro e lavar a peça na máquina com detergente. Deixe secar e verifique o estado da mancha. Repita o processo de lavagem quantas vezes forem necessárias.


7.      Como tirar barro de roupa branca


O vinagre é um ingrediente eficiente em como tirar barro de roupa branca. Misture partes iguais de vinagre e água em um balde e deixe a peça de molho por uns 20 minutos. É importante usar vinagre branco para evitar novas manchas.


Em seguida, lave normalmente e deixe secar à sombra. Repita o processo se a mancha não sair por completo.


8.      Como tirar mancha de barro do tapete

como tirar mancha de barro do tapete de forma profissional


Para tirar mancha de barro do tapete, faça uma mistura com água e sabão em um balde. Umedeça um pano limpo nessa misturinha e remova o excesso de barro. Vá reaplicando a mistura com o pano até limpar toda a mancha. Finalize o processo enxugando a área com um pano limpo e depois deixe o tapete secar naturalmente.


É muito difícil encontrar a solução caseira perfeita de como tirar mancha de barro de tapete, já que a lavagem comum pode danificar a peça. Nesse caso, o ideal é contar com um serviço profissional.


A lavagem de tapete da Dr. Lava Tudo é sua melhor opção de como tirar mancha de barro e outras sujidades de forma prática e sem ter trabalho.


A empresa é líder de mercado em seu segmento e já tem mais de 300 mil clientes em todo o Brasil. Com a técnica de lavagem a seco, remove todos os resíduos, manchas e odores, garantindo um tapete limpo e com aparência renovada.


Faça a simulação de preço da limpeza de tapete e contrate agora, pelo site.


Cuidados adicionais


Além de seguir nossas receitas caseiras de como tirar mancha de barro, fique atento a alguns cuidados adicionais na hora de limpar suas peças.


· Limpe com delicadeza


Sempre aplique movimentos suaves na limpeza dos tecidos, especialmente os mais delicados. Ao empregar muita força para lavar, você pode provocar danos irreversíveis.


· Verifique as instruções de uso do fabricante


Sempre confira os símbolos de lavagem da etiqueta. É nela que ficam as orientações do fabricante, que indicam o tipo de produto a ser utilizado no tecido e se aguenta ou não alguns processos de lavagem, entre outras informações.


· Lave roupas manchadas separadamente


As roupas manchadas devem ser lavadas separadas das demais. A lavagem em conjunto pode manchar as peças que não tinham qualquer marca, gerando um problemão para você resolver.


· Seja rápido


Tanto na limpeza caseira quanto na profissional, o tempo é precioso. Quanto antes a lavagem das peças acontece, melhores os resultados na eliminação das manchas.


Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário que a Dr. Lava Tudo vai encontrar a solução perfeita para sua demanda!