Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar MANCHA de BASE da roupa: 8 DICAS caseiras!

Publicado em: sexta-feira, julho 26, 2019Como tirar mancha de base da roupa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Quem nunca sujou a roupa enquanto se maquiava? Foi seguir aquele vídeo de tutorial incrível na internet ou tentar fazer uma make “diferentona” e acabou fazendo a maior bagunça!


O problema é que alguns produtos de maquiagem podem manchar os tecidos, justamente por serem muito pigmentados ou serem produzidos a base de óleo.


Produtos desenvolvidos para ter longa fixação então, podem ser um verdadeiro pesadelo na hora de remover a mancha! É o caso de bases, batons, corretivos e sombras cremosas, por exemplo.


Mas não se desespere, pois tudo tem solução! Veja agora dicas infalíveis de como tirar mancha de base da roupa.


Beleza e autoestima

Como tirar mancha de base da roupa


A base, assim como o batom e outros produtos de maquiagem e skin care, foi criada para dar aquele “up” na autoestima das mulheres. Para valorizar a beleza feminina e poder enaltecer quem elas realmente são, cada uma com seu estilo, traços e características diferentes.


Com uma boa base, você uniformiza o tom da pele e disfarça o que não quiser deixar à mostra no seu rosto. Quem não adora se sentir mais bonita?


Então se você é fã número um das bases, precisa já entender como tirar manchas caso algum acidente aconteça.


Aproveite para já descobrir também como faz para tirar mancha de batom de tecidos.


Como tirar mancha de base da roupa: Cuidados iniciais


Se você se empolgou na hora da make e deixou cair base em alguma peça de roupa, não precisa se preocupar.


O primeiro passo de como tirar mancha de base da roupa é remover o excesso de maquiagem com um pano úmido, uma colher ou uma espátula, sempre com cuidado para não espalhar, fazendo movimentos de fora para dentro.


Depois, é só seguir alguma das regras a seguir, com produtos que todo mundo tem em casa.


O que tira mancha de base da roupa?


1. Água oxigenada

Como tirar mancha de base da roupa com água oxigenada


A água oxigenada é um excelente desinfetante, muito utilizado para a higienização de machucados.


Isso acontece porque é uma substância que tem um átomo a mais de oxigênio em relação à molécula de água (H2O) e, em contato com a pele e o ar, elimina este oxigênio “extra”, matando as bactérias.


Este mesmo processo químico é muito útil na hora da limpeza de casa, seja para desinfetar ou para remover manchas. Assim que o oxigênio é liberado, ele faz o líquido borbulhar, agindo sobre a mancha de base.


Veja como limpar:

  1. Faça uma mistura de água oxigenada, água e detergente líquido.
  2. Aplique a solução sobre a mancha.
  3. Esfregue levemente com a ajuda de uma escova.
  4. Finalize o processo lavando normalmente.


2. Sabão neutro


Outro método muito simples de como tirar mancha de base da roupa é aplicar sabão neutro sobre a sujeira.


Esfregue até que seja removida e enxágue bem.


3. Água e detergente


O detergente neutro também é um agente muito potente na remoção de manchas. Com alto poder desengordurante, ele age sobre a mancha removendo a oleosidade e a pigmentação da base.

  1. Pegue um algodão e molhe-o com água e um pouco de detergente.
  2. Esfregue delicadamente sobre a mancha.
  3. Caso não saia completamente, coloque a peça de roupa e ou toalha para lavar na máquina.


4. Laquê e água

Como tirar mancha de base da roupa com laquê e água


Já imaginou que spray de cabelo (também conhecido como laquê) também é eficiente na remoção de manchas?


Dê uma borrifada do spray sobre a mancha e esfregue com a ajuda de uma escova de cerdas macias ou pano. Em seguida, enxágue bem em água corrente.


5. Vinagre branco


Outro método eficaz para remoção de mancha de base é limpar com vinagre, um ingrediente que quase todo mundo tem em casa.


Para acabar com a mancha, é só umedecê-la com vinagre branco e esfregar com um pano ou escova macia até que ela saia completamente.


Depois, é só lavar normalmente.


6. Como tirar mancha de base da roupa branca


Para remover a base de roupas brancas, use um demaquilante bifásico. Aplique um pouco dele em um chumaço de algodão e esfregue sobre a mancha, tomando cuidado para não espalhá-la ainda mais.


7. Como tirar mancha de base de toalha de rosto?


Para essa dica, vamos usar vaselina. Aplique um pouco dela na mancha e esfregue com cautela. Em seguida, lave a toalha com água morna e sabão neutro.


8. Como tirar mancha de base líquida?


Os cuidados iniciais valem ainda mais para a base líquida: primeiro é preciso remover o excesso do produto.


Depois, aplique um pouco de detergente sobre a mancha e esfregue delicadamente. Deixe agir por cerca de 5 minutos e lave normalmente.


Outras dicas para deixar seus tecidos sem manchas!


Viu como é fácil acabar com as manchas de base em suas roupas? Agora você pode usar a criatividade e caprichar na maquiagem sem medo de sujar tudo!


Para garantir que a mancha saia completamente sem danificar o tecido de suas roupas, é importante prestar atenção em mais algumas dicas.


Verifique as instruções do fabricante

Como tirar mancha de base da roupa


Antes de tudo, não vai sair por aí aplicando produtos em suas roupas sem se certificar da segurança, hein?


Confira a etiqueta da roupa e veja as orientações do fabricante para lavagem. Esta dica vale sobretudo para outros tipos de tecidos como toalhas, sofás, roupas de cama ou colchões. Afinal, são itens mais caros e você não quer correr o risco de danificá-los, não é mesmo?


Teste antes


Com esta mesma lógica, a dica é testar o produto que você vai utilizar na remoção de mancha em uma pequena área do tecido, antes de aplicar em toda a peça.


Se não houver nenhum dano visível, prossiga com os passos.


Manchas persistentes


Caso as dicas acima não sejam suficientes para remoção da mancha de base, procure deixar de molho por mais tempo, antes de tentar novamente. É o caso de bases com tons mais fortes ou mais resistentes ao suor.


E se você der o azar de a base cair sobre outros tipos de tecidos, como os de estofados, por exemplo, a solução é contar com a ajuda de uma empresa especializada. A Dr. Lava Tudo tem a melhor técnica em lavagem semi seca de sofá, poltrona, colchão e outros, procedimento que garante a minimização de manchas.


Seja rápida!


Procure ser ágil para não deixar a mancha secar. Com o tempo, vai ficando cada vez mais difícil remover as manchas e o problema pode, inclusive, se tornar irreparável – mesmo com uma limpeza profissional.


Em caso de bases líquidas ou cremosas, a rapidez na ação é ainda mais importante, já que os materiais usados em sua composição dificultam a remoção da mancha, em comparação com um produto em pó.


Conseguiu remover a base dos tecidos? Conte nos comentários se deu tudo certo! E aproveite para conferir como remover outros tipos de maquiagem neste post completo.