Como tirar mancha de batom: 7 dicas exclusivas para te ajudar

Última modificação em: 15 de julho de 2019 Como tirar mancha de batom: 7 dicas exclusivas para te ajudar

Quase ninguém gosta de uma marca de batom na bochecha, após um breve cumprimento entre amigos, não é mesmo?

Imagine então, este tipo de marca em tecidos que deixam manchas e dão bastante trabalho para remover. A boa notícia é que você pode continuar usufruindo da beleza do seu batom sem se preocupar com as consequências.

Nós, da Dr. Lava Tudo, reunimos inúmeras dicas fáceis sobre como tirar mancha de batom! Continue a leitura e confira!

Como tirar mancha de batom?

Como tirar mancha de batom?

Pintar os lábios é algo utilizado desde a antiguidade, onde as pessoas buscavam formas de valorizar sua beleza. Até hoje, o batom é um dos cosméticos mais utilizados. Cada um tem a sua cor favorita, que realça a cor da sua pele, dos olhos e, sem dúvida, faz se sentir melhor consigo mesmo, mais confiante e bonito.

Na verdade, se parar para pensar um pouco, só há um problema com o batom: ele deixa manchas facilmente!

Seja em roupas, em toalhas, em guardanapos de tecidos, em fronhas de travesseiro e até em estofados. Isso ocorre porque há inúmeros componentes no batom que facilitam a absorção e tingem os tecidos, como ceras, pigmentos e óleos.

Assim como qualquer mancha, deve-se ter cuidados específicos para removê-la. O principal, nesse caso, é tentar não esparramar mais ainda, espalhando a substância. Como o batom costuma ser pastoso, só de passar a mão, você já pode piorar a situação.

Por isso, fique atento às dicas sobre como tirar mancha de batom que você verá a seguir!

Como tirar mancha de batom: 7 dicas exclusivas para te ajudar

Como tirar mancha de batom: 7 dicas exclusivas para te ajudar

Para resolver o problema sobre como tirar mancha de batom, há soluções caseiras simples e práticas, com ingredientes que você provavelmente tem em sua cozinha ou área de serviço.

O importante é, se possível, remover a mancha rapidamente, logo após o momento em que o batom teve contato com o tecido.

E se por acaso o batom manchou o tecido de camurça, não deixe de conferir nossas dicas sobre como limpar camurça de casaco, sofá, sapato e bolsa!

1. Como tirar mancha de batom usando álcool

Sabe o álcool que fica guardado na área de serviço? Quando menos se imagina ele é necessário, inclusive para tirar manchas de batom! Confira esse truque:

  • Coloque um pedaço de pano ou de papel atrás do tecido, na área manchada;
  • Derrame um pouco de álcool sobre a mancha;
  • Pegue um papel seco e limpo e também o coloque sobre a mancha;
  • Aos poucos, o batom será transferido para o papel.

Além das manchas de batom, que tal aprender a limpar vidros com uma solução caseira super simples? Confira!

2. Como tirar mancha de batom usando detergente

O detergente neutro é um grande aliado na hora de tirar manchas, seja para limpar pisos, tecidos, tapetes e muitos outros itens. Não é diferente na hora de saber como tirar mancha de batom!

  • Lave a área suja de batom utilizando detergente neutro e um pouco de água;
  • Com um cotonete ou com uma escova de dentes velha, esfregue levemente, para não espalhar a mancha;
  • Lave a escova e repita a esfregação;
  • Enxágue o tecido;
  • Caso necessário, repita o processo.

E se a mancha de batom estiver no seu colchão, tapete, carpete, sofá ou quaisquer outros tipos de estofados, conte com o suporte de uma empresa especializada em limpeza profissional, como a Dr. Lava Tudo – que é referência nacional em higienização em domicílio!

Acesse nossa loja virtual e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


3. Como tirar mancha de batom usando miolo de pão

Pode parecer estranho, mas, quando o assunto é tirar mancha de batom, você pode utilizar até o miolo do pão! Você só precisa pegar o miolo e amassar bastante na palma da sua mão, formando uma massa firme.

Quando você fizer uma bolinha com o miolo, esfregue-a sobre o tecido, no local onde está manchado de batom. O miolo do pão vai funcionar como se fosse uma borracha, e a pior parte da mancha sairá ali!

4. Como tirar mancha de batom usando água oxigenada

A água oxigenada também pode contribuir para a remoção da mancha de batom em tecidos claros. Derrame um pouco na área manchada e espere alguns minutos. Lave normalmente, mas utilizando água morna.  

5. Como tirar mancha de batom usando vaselina

Assim como no caso da água oxigenada, passar vaselina no local manchado pode ajudar! A substância vai amolecer o batom, o que facilita sua remoção.

Basta aplicar no local e deixar agir por alguns minutos.Na sequência, lave o tecido com sabão e água morna!

6. Como tirar mancha de batom usando sabão em pó

O sabão em pó já é seu grande companheiro na hora de lavar as roupas, certo? Mas, quando o assunto é como tirar mancha de batom, é necessária uma dose ainda mais concentrada do produto. Por isso, o ideal é fazer uma pasta.

Veja uma medida que dá certo:

  • Misture duas colheres de sopa de sabão em pó com uma colher de chá de água;
  • Faça com que vire uma pasta, sendo mais cremosa do que líquida;
  • Coloque a mistura diretamente sobre o local manchado;
  • Deixe agir por alguns minutos;
  • Enxágue esfregando levemente o local.

7. Como tirar mancha de batom usando spray de cabelo

Essa é uma dica para tecidos com cor escura que tiverem manchas provocadas por batom. Aplique o spray de cabelo – também conhecido como laquê – diretamente na mancha. Pegue uma escova e esfregue o local removendo o batom.

Bônus: dicas extras para eliminar a mancha


As soluções citadas acima são maneiras práticas para resolver seu problema sobre como tirar mancha de batom. Mas, aqui vão algumas dicas que também podem te ajudar com a remoção de manchas de maquiagens e vários tipos de produtos de beleza.

Confira abaixo!

  • Seja rápido na remoção! O tempo é considerado o maior inimigo da remoção de manchas. Quanto mais tempo você demorar para tomar uma providência, maiores são as chances de o dano ser permanente. Isso porque ocorre uma degradação da fibra do tecido e, dependendo da substância, não é possível reverter a situação;
  • Um indicativo de que a mancha será difícil de retirar é se a substância que provocou a marca já está seca. No caso do batom, se ele já penetrou no tecido, será complicado remover. É o mesmo caso de acidentes com líquidos de cor forte, como molho de tomate, vinho no sofá, suco de uva, entre outros;
  • No caso de roupas, sempre verifique as instruções de lavagem do fabricante. Ali contém informações importantes sobre quais os cuidados específicos para aquele tecido. Conheça aqui todos os símbolos de lavagem de roupas;
  • Retire a sujeira de fora para dentro. Assim você “tira o grosso” e evita que a mancha se espalhe;
  • No caso de tonalidades mais escuras, vale a pena deixar o tecido de molho por um tempo, para facilitar a remoção; 
  • No caso de manchas em estofados, conte com ajuda de uma empresa de limpeza profissional para resolver o problema e ter a certeza que seu móvel não ficará danificado! A Dr. Lava Tudo, por exemplo, conta com produtos exclusivos e tecnologia de ponta para realização de lavagem a seco dos estofados. A equipe especializada vai até a sua casa para cuidar da mancha e você ainda tem uma higienização completa.

E aí, curtiu as soluções sobre como tirar mancha de batom que reunimos para você? Compartilhe essas dicas e aproveite para marcar agora mesmo com um de nossos especialistas em limpeza profissional!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: