Como tirar mancha de café da roupa, do sofá e do colchão?

Última modificação em: 13 de junho de 2018Como tirar mancha de café da roupa, do sofá e do colchão?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Nada é melhor do que uma xícara de café quentinho, não é mesmo? Desde o cheiro até o sabor são capazes de mudar completamente o humor de uma pessoa.

Se essa bebida faz parte da sua rotina, você sabe bem o quanto é fácil deixar o café cair ou respingar, o que pode gerar consequências bem desagradáveis. Afinal, como tirar mancha de café da roupa, do sofá ou até do colchão?

Para tirar manchas de tecido, não há uma receita exata. Vai depender do tipo de material, se a mancha ainda está fresca e a localização da mancha.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem evitar dor de cabeça quando esse tipo de acidente acontecer. Continue a leitura e confira como tirar mancha de café!

Saiba como tirar mancha de café da roupa, do sofá e do colchão

Saiba como tirar mancha de café da roupa, do sofá e do colchão

Quando o líquido é escuro, a probabilidade de deixar manchas ao entrar em contato com algum tecido é maior. É assim com o vinho, o molho de tomate, a tinta de cabelo, entre outras substâncias com tonalidade marcante.

Além de ter uma pigmentação excessiva e ser ácido, o café tem uma substância conhecida como tanino.

Você já deve ter escutado essa palavra associada a alguns vinhos e, assim como no caso da bebida alcoólica, ela contribui para que o café seja mais propenso a deixar manchas em sofás, tapetes, roupas e até mesmo na madeira.

Como tirar mancha de café da roupa

Você está usando sua blusa favorita e quando menos espera tem uma mancha de café estragando seu look. Para os fanáticos por café, essa cena é mais comum do que se pensa.

Nesses momentos pode bater o desespero, mas nem tudo está perdido! Há alternativas bem simples que podem ajudar a retirar esse tipo de mancha.

1ª Como tirar mancha de café da roupa com água quente

Caso você esteja em casa ou com acesso à água quente, aplique um pouco de água bem aquecida no local onde o café caiu, logo após ter acontecido o acidente. Dessa maneira, a mancha some antes de tornar-se permanente.

2ª Como tirar mancha de café da roupa com gelo

Se você estiver no trabalho, aqui vai uma dica para facilitar a remoção da mancha posteriormente: esfregue gelo na região manchada, diluindo a mancha aos poucos.

3ª Como tirar mancha de café da roupa com bicarbonato de sódio

Em roupas brancas, uma boa dica é utilizar bicarbonato de sódio misturado com água para fazer a limpeza.

Faça uma pasta com os dois ingredientes, aplique no local manchado, esfregue um pouco e deixe agir por cinco minutos. Enxague e confira se a mancha saiu por completo.

4ª Como tirar mancha de café da roupa com vinagre branco

Se você não conseguir tirar a mancha na mesma hora em que o café foi derramado, ele vai secar e fazer com que a mancha fique um pouco mais difícil de ser removida.

Nesse caso, utilize um pano úmido embebido em álcool ou vinagre branco e aplique no local, esfregando levemente a região.

Se a mancha for muito grande, deixe a roupa de molho em água morna misturada com detergente neutro (uma colher de chá) e vinagre branco (uma colher de sopa). Em seguida, é só enxaguar!

Como tirar mancha de café do sofá

Depois do almoço, não há nada melhor do que uma xícara de café! Não é à toa que a família costuma se reunir na sala de estar aos fins de semana para colocar o papo em dia e saborear a bebida. São nessas situações que o sofá pode acabar manchado. Caso isso aconteça com você, saiba o que fazer:

1ª Como tirar mancha de café do sofá com bicarbonato de sódio

Para sofás com tecidos claros, misture um pouco de bicarbonato de sódio com água e esfregue gentilmente a região utilizando um pano. Repita até a mancha sair.

2ª Como tirar mancha de café do sofá com gelo

Pegue uma pedra de gelo em seu congelador e aplique-o diretamente na mancha. Você perceberá que a nódoa vai clareando aos poucos. Utilize um pano limpo para ir secando aos poucos a região.

3ª Como tirar mancha de café do sofá com água morna e detergente neutro

Misture duas xícaras de água morna com uma colher de sopa de detergente. Com um pano úmido, passe a solução na mancha até sair. Depois é só finalizar com um pano limpo e seco.

4ª Como tirar mancha de café do sofá com vinagre

Se o sofá for de couro, aplique vinagre branco com um pano úmido no local. Esfregue levemente até sair a mancha por completo. Não se esqueça de secar a região com um pano seco!

Agora, se você já tentou seguir todas essas dicas, mas a mancha de café persiste no seu sofá, é hora de contar com a ajuda dos melhores especialistas em limpeza profissional: a Dr. Lava Tudo!

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!

Como tirar mancha de café do colchão

Quem já deixou qualquer líquido cair no colchão sabe a dor de cabeça que isso pode causar. Se esse líquido é mais escuro e com maior facilidade de manchar tecidos, vale a pena respirar fundo e procurar agir no mesmo momento para que a mancha não seja permanente.  Esse é o caso do café.

Por isso, aqui vai uma solução que se aplica bem para sair dessa situação!

Você vai precisar dos seguintes materiais para tirar a mancha de café do colchão:

  • Glicerina, comumente encontrada em farmácias;
  • Algodão;
  • Detergente neutro;
  • Pano úmido;
  • Pano seco.

Quando tiver todos os materiais em mãos, siga o procedimento:

  • Umedeça o algodão com glicerina e aplique a substância na mancha de café. Deixe agir por 15 minutos;
  • Pegue o detergente neutro e aplique apenas um pouco sobre a mancha;
  • Com o auxílio do pano úmido, esfregue o detergente no local;
  • Com o pano seco, retire a solução e seque a região em que havia a mancha.

É importante que o colchão fique completamente seco para evitar que mofe ou crie fungos. Você pode utilizar um secador de cabelo para a secagem ou, se possível, deixar o estofado em área aberta e sob o sol.

Se mesmo após seguir à risca esse passo a passo, a mancha de café ainda resiste em seu colchão, a melhor alternativa é contar com o suporte de especialistas em limpeza profissional. Além de eliminar a mancha, a limpeza profissional também higieniza o seu colchão, eliminando microorganismos nocivos a saúde.

Como tirar mancha de café: a limpeza profissional pode te ajudar!

Como tirar mancha de café: a limpeza profissional pode te ajudar!


Às vezes as manchas podem ser piores do que o imaginado e, mesmo com todas essas dicas sobre como retirar as manchas de café, elas podem insistir em estragar seus estofados, colchões, tapetes e outros móveis.

Nessas situações, vale a pena contar com ajuda de especialistas em limpeza profissional e deixar seus colchões e sofás como novos!

A Dr. Lava Tudo é especialista em limpeza profissional e conta com uma equipe de primeira, além de produtos elaborados para cada tipo de material e tecnologia de ponta.

Milhares de pessoas em todo o país já confiaram seus artigos à empresa e descobriram que para cada problema sobre limpeza e higienização há uma solução ideal.

Seja uma mancha em seu tapete, sofá, colchão, carpete ou estofado, os profissionais altamente qualificados farão uma avaliação e a execução do processo de higienização em domicílio, para isso, basta escolher a data ideal para realizar a limpeza e pronto!

Além de tudo isso, a higienização profissional garante a eliminação de diversos tipos de resíduos, odores e microorganismos. E, após a limpeza, você ainda pode realizar a impermeabilização do tecido, criando uma camada protetora que impede líquido e substâncias oleosas penetrem nas fibras.

Gostou de saber mais sobre como tirar mancha de café da roupa, do sofá ou do colchão? Conheça os serviços de limpeza profissional oferecidos pela Dr. Lava Tudo e garanta que suas manchas serão removidas da melhor forma possível!