Como tirar mancha de carvão, cinza e fuligem? Descubra!

Última modificação em: 31 de julho de 2019 Como tirar mancha de carvão, cinza e fuligem? Descubra!

Há quem troque qualquer programa no fim de semana por um bom churrasco com os amigos e a família. Certamente você é uma dessas pessoas ou, pelo menos, conhece alguém assim!

Muito tradicional no Brasil, desde que foi introduzido pelos gaúchos no século XVII, o churrasco é um momento de descontração, de tomar uma cerveja com a turma e, claro, comer uma bela picanha perto da piscina.

Há quem seja tão apaixonado que, mesmo sem ter uma área externa, prepara uma carninha dentro do apartamento, na varanda ou na área gourmet – que é uma forte tendência dos condomínios nos últimos anos.

O problema desse tipo de evento, entretanto, é que as roupas, panelas, paredes e até mesmo os estofados podem acabar manchados de carvão, fuligem e cinzas.

É interessante lembrar que a fumaça causada pela queima do carvão vegetal pode ser prejudicial à saúde e, por isso, o churrasco a carvão é mais indicado para ambientes abertos.

Sendo assim, para locais fechados, procure utilizar uma churrasqueira elétrica ou a gás, se possível.

Mas, se o seu prazer está em manusear a churrasqueira a carvão e deixar aquele sabor inconfundível na carne, é preciso aprender como tirar mancha de carvão dos tecidos e outros objetos, certo? Então, vamos lá!

Aprenda agora como tirar mancha de carvão, cinza e fuligem!

Aprenda agora como tirar mancha de carvão, cinza e fuligem!

Saber como tirar mancha de carvão é fundamental quando se é um amante de churrasco! Por isso, no post de hoje, daremos dicas fáceis e infalíveis para que você mantenha suas roupas e objetos de casa sempre limpos, livre das manchas pretas que o carvão vegetal pode causar.

Mas, antes de aprender como tirar mancha de carvão, é importante saber que existe diferença entre as cinzas e a fuligem. Você sabia? E isso interfere muito na remoção da mancha.

As cinzas de carvão têm um aspecto de poeira bem fina e saem com mais facilidade das roupas e outras peças.

Já as fuligens pretas são mais difíceis de serem removidas, já que contém alcatrão e carbono, substâncias mais oleosas que se prendem com mais facilidade nas fibras do tecido.

Como tirar mancha de cinzas?

Se o seu problema se encontra somente nas cinzas que caíram na toalha da mesa, na roupa ou em outros tecidos, basta sacudí-los, assoprá-los ou escová-los levemente.

Ao escovar, tome cuidado para que a cinza não penetre no tecido, espalhando-se e formando uma mancha ainda mais difícil de tirar.

Como tirar mancha de fuligem?

Agora, se o que atingiu o tecido foi a fuligem, siga o seguinte passo a passo:

  • Comece sacudindo ou assoprando o tecido para tirar a sujeira superficial, assim como você faria com as cinzas;
  • Depois, pegue um pouco de bicarbonato de sódio, espalhe sobre a mancha de fuligem e deixe agir. Assim, a maior parte da oleosidade será absorvida;
  • Caso você não tenha bicarbonato em casa, o sal poderá substituí-lo;
  • Por fim, aplique um pouco de sabão líquido no tecido e lave normalmente.

Como tirar mancha de carvão com miolo de pão?

Se você está em um churrasco, é muito provável que tenha por perto um pão francês ou de outros tipos.

O miolo de pão é uma excelente alternativa para tirar as manchas de carvão. É só esfregá-lo sobre a mancha como se fosse uma borracha até que saia completamente.

Como limpar roupa suja de carvão?

Outra solução para acabar com as manchas de carvão das roupas após o churrasco é deixá-las de molho com detergente e água. Aos poucos o carvão vai saindo e, se precisar, esfregue delicadamente para que seja completamente removida.

Uma receita super simples é lavar a mancha de carvão com água fria. Para isso, basta virar a peça ao avesso e lavar a mancha. Em seguida, aplique o bicarbonato de sódio ou sal e deixe agir por um tempo. Para finalizar, adicione sabão líquido e lave a peça como de costume.

Como tirar mancha de carvão do sofá ou outros estofados?

Se você é adepto aos espaços gourmet, provavelmente tem uma poltrona ou um sofá bem confortável para curtir o seu churrasco tranquilamente.

Caso o seu sofá favorito tenha se sujado de carvão, não se preocupe. Siga as instruções abaixo e aprenda a se livrar das manchas de uma vez por todas!

  • Passe o aspirador de pó sobre o tecido para remover o excesso de sujeira;
  • Misture aproximadamente 500 ml de água com 1 colher de sopa de detergente líquido;
  • Molhe um pano nessa mistura e passe na mancha, com cuidado para que ela não se espalhe;
  • Com outro pano limpo, pressione de modo que a mancha seja transferida para ele;
  • Em seguida, pegue um terceiro pano, umedeça-o com água e passe no sofá novamente para remover o detergente que pode ter ficado;
  • Para finalizar, coloque folhas de papel-toalha para absorver o excesso de umidade.

O que fazer quando a mancha persistir?

Caso já tenha seguido todo esse processo, mas mesmo assim a mancha ainda persiste, a nossa dica é contratar uma empresa especializada em limpeza profissional de estofados!

A Dr. Lava Tudo é reconhecida em todo o país pela qualidade da higienização e impermeabilização de diferentes tipos de artigos. Nossos profissionais são altamente capacitados e utilizam as melhores práticas, produtos e tecnologias do mercado.

Além disso, você não precisa sair de casa para que o seu estofado fique como novo! Todo o serviço é feito em domicílio. Basta acessar o site e agendar agora mesmo o melhor dia e horário para realizar a limpeza do seu sofá.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Como tirar mancha de carvão usando vinagre?

Dependendo do caso, também é possível remover a mancha usando vinagre, veja como:

  • Faça uma mistura com ¾ de xícara de vinagre;
  • ½ xícara de sabão líquido;
  • e 4 litros de água morna;
  • Deixe a peça de molho por 30 minutos;
  • Esfregue, em seguida, e enxágue com água quente.

Como tirar mancha de carvão com margarina?

Tem margarina em casa? Então aprenda como tirar mancha de carvão com margarina!

  • Passe um pouco de margarina sobre o tecido;
  • Depois, aplique detergente e esfregue. A reação entre os dois produtos vai fazer a mancha começar a se desprender;
  • Coloque a peça manchada em um recipiente e despeje água quente sobre a mancha;
  • Aplique mais um pouco de detergente e sal e esfregue novamente;
  • Após finalizar o processo, lave a peça normalmente.

Como tirar mancha de carvão da panela?

Você pôde ver que existem várias maneiras de remover as manchas de carvão dos tecidos, certo? Mas, e se a panela for manchada por carvão? O que fazer?

Antes de seguirmos, é importante saber que para essa dica será necessário usar hidróxido de amônio, popularmente conhecido como amônia. Trata-se de uma solução com água, própria para uso doméstico, mas que pode ser tóxica e corrosiva. Por isso, utilize equipamentos de proteção, como óculos, luvas e máscaras.

Para limpar, adicione uma pequena quantidade de amônia e esfregue bastante a região manchada.

Caso não funcione, coloque a panela em um saco de lixo bem amarrado por 24 horas e espere que o vapor de amônia atue para acabar com a mancha.

Fique atento ao material da sua panela! É preciso ter muito cuidado com o alumínio, que pode ficar danificado.

Cuidados especiais sobre como tirar mancha de carvão

Cuidados especiais sobre como tirar mancha de carvão

Para aplicar todas as dicas sobre como tirar mancha de carvão com eficácia e segurança, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Esfregue e manuseie os tecidos com leveza, principalmente se forem finos e delicados;
  • Cheque as instruções de lavagem do fabricante na etiqueta da peça, antes de colocar em prática;
  • Quando perceber que o tecido manchou, seja rápido na remoção para que o carvão e seus derivados não grudem muito no tecido. Manchas antigas podem se tornar impossíveis de remover, mesmo com a lavagem profissional;
  • Remova as manchas de fora para dentro para não as espalhar ainda mais;
  • Sempre lave roupas manchadas à parte, para que não danifiquem outras peças. Aconteceu com você? Aprenda como lavar roupas manchadas por outras peças.

Gostou de aprender mais sobre como tirar mancha de carvão, cinza e fuligem? Então aprenda agora mesmo sobre como limpar panela queimada com as dicas que selecionamos para você!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: