Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

7 dicas sobre como tirar mancha de chá da roupa, do sofá e dos estofados!

Publicado em: quarta-feira, julho 24, 20197 dicas sobre como tirar mancha de chá da roupa, do sofá e dos estofados!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Nada mais gostoso do que tomar um chazinho em um dia frio, escutando uma boa música, debaixo das cobertas ou dar aquela merecida pausa no trabalho para um chá gelado e um bate-papo com os amigos, certo?

O chá é um excelente companheiro para os momentos de relaxamento, mas quando ele é derramado na roupa ou nos estofados pode acabar com a tranquilidade e dar aquela dor de cabeça!

Afinal, os chás contêm substâncias que mancham os tecidos, como o tanino – sim, aquele mesmo componente do vinho -, deixando-os amarelados ou com manchas mais escuras.

Aconteceu um acidente e você precisa saber logo como tirar mancha de chá da roupa, do sofá ou de outros estofados? Continue a leitura e aprenda agora mesmo!

Como tirar mancha de chá da roupa, do sofá e estofados: confira 7 dicas infalíveis!

Como tirar mancha de chá da roupa, do sofá e estofados: confira 7 dicas infalíveis!

A maior dica – e esta vale para qualquer método que você decidir usar – é ser rápido na limpeza. O tempo é o maior inimigo das manchas e, quanto mais o tempo passar, mais difícil será removê-las.

Caso a mancha seja muito antiga, nem mesmo uma limpeza profissional será capaz de garantir a eliminação por completo. Isso acontece porque a substância que provoca a mancha causa uma degradação permanente da fibra do tecido, deixando marcas irreparáveis.

Mas, se algum acidente acontecer, você não precisa se preocupar! A seguir, temos dicas caseiras sobre como tirar mancha de chá rapidinho. Confira!

1. Como tirar mancha de chá da roupa com água quente?

Para começar vamos apresentar uma dica que não poderia ser mais simples!

  • Esquente um pouco de água, antes do ponto de fervura;
  • De forma gradual, aplique a água quente sobre a mancha, de forma que o tecido absorva o máximo da umidade, atravessando-o.

Este contato com a água quente fará a mancha se dissolver e, então, é só deixar secar naturalmente. Se ainda restar resquícios da mancha, coloque a peça de roupa para lavar normalmente.

2. Como tirar mancha de chá com detergente?

O detergente neutro é um dos produtos de limpeza mais potentes na remoção de manchas. Você pode aplicá-lo em roupas, tecidos de estofados e tapetes.

  • Coloque um pouco de detergente sobre a mancha e esfregue suavemente com a ajuda de uma escova com cerdas macias;
  • Em seguida, enxágue até remover completamente o produto químico;
  • Em tecidos muito delicados, como o suede, a camurça ou o veludo, procure ser o mais cuidadoso possível na esfregação e aplique o mínimo de detergente, removendo-o rapidamente.

3. Como tirar mancha de chá da roupa com sabão em pó?

Uma excelente maneira para tirar mancha de chá da roupa é aplicar uma pequena quantidade de sabão em pó nos dois lados do tecido manchado.

Esfregue até que a mancha fique mais clara e, em seguida, enxágue. Por fim, deixe secar naturalmente ou coloque na secadora.

Também é possível fazer o mesmo procedimento com sabão líquido para lavar roupas. Aqui ensinamos uma receita incrível para você fazer o seu próprio sabão líquido com apenas R$5,00!

4. Como tirar mancha de chá com vinagre?

Todo mundo tem vinagre branco em casa, não é verdade? E se não tem, é super fácil de encontrar! Por isso, esta é uma ótima dica caso você tenha derramado chá em tecidos.

  • Misture uma colher de chá de vinagre em um copo de água;
  • Aplique sobre a mancha;
  • Com um guardanapo, papel-toalha ou pano seco, absorva o líquido. Você verá a mancha sendo removida naturalmente.
  • Em seguida, lave normalmente e deixe secar.

Se estiver fora de casa, procure o vinagre para aplicar com água sobre a mancha e deixe para lavar assim que chegar em sua residência.

O vinagre é um poderoso produto de limpeza porque possui alta concentração de ácido acético, uma substância capaz de desengordurar, desinfectar – ou seja, eliminar microrganismos nocivos à saúde, como bactérias, ácaros e fungos –  eliminar odores, dissolver manchas e ainda dar brilho a alguns materiais – como copos de vidro, por exemplo.

5. Como tirar mancha de chá da roupa com bicarbonato de sódio?

Outro produto que costuma ser guardado no armário da maioria das casas e que é infalível na limpeza caseira é o bicarbonato de sódio.

Para remover mancha de chá com bicarbonato, siga os seguintes passos:

Molhe a mancha com água morna e aplique um pouco de bicarbonato, cobrindo a mancha.

Para melhor absorção, esfregue com leveza a mistura com uma escova de cerdas macias.

Deixar agir por um tempo e enxágue.

6. Como tirar mancha de chá da roupa com gelo?

Sabia que também é possível remover manchas de chá utilizando um cubo de gelo?

Passe-o sobre a mancha, até que o tecido fique bem molhado e gelado. Em seguida, lave a peça de roupa normalmente na máquina ou à mão.

7. Como tirar mancha de chá com a limpeza profissional?

A mancha de chá, felizmente, não é a mancha mais difícil de ser removida. Por isso, se você colocar as dicas acima em prática, é muito provável que seja suficiente.

Porém, caso a mancha persista e você não consiga removê-la completamente, a melhor opção é contar com a ajuda de especialistas em limpeza profissional.

A Dr. Lava Tudo é a empresa líder no Brasil em lavagem de estofados. Nosso método exclusivo de limpeza a seco é capaz de remover ou minimizar qualquer tipo de mancha em sofás, poltronas, tapetes, cortinas e outros estofados.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Além de eliminar as manchas, a limpeza profissional de estofados também remove os microrganismos que ficam aderidos às fibras do tecido, fazendo mal à saúde, como as bactérias, os ácaros e os fungos. Seu estofado também estará livre de odores e outros tipos de resíduos.

Dica bônus: faça a impermeabilização de seus estofados e diga adeus às manchas!

Se você quer manter seu sofá protegido contra a formação de novas manchas, o segredo é realizar uma impermeabilização no estofado!

Esse processo cria uma película sobre o tecido, que impede a penetração de líquidos e outras substâncias oleosas. Assim, caso seu chá derrame no sofá, basta passar um pano ou papel-toalha e o tecido ficará limpo e seco novamente, evitando manchas indesejáveis.

Com todos esses cuidados, você já pode tomar seu chá tranquilamente e aproveitar o clima gostoso do inverno ou os momentos prazerosos de pausa.

Quer outra boa notícia? Além de aprender sobre como tirar mancha de chá da roupa, do sofá e de outros estofados, também é possível aprender sobre como tirar manchas de café com dicas caseiras. Confira agora mesmo!