Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de cocô: 6 dicas incríveis para limpar essa sujeira!

Publicado em: quarta-feira, agosto 7, 2019Como tirar mancha de cocô: 6 dicas incríveis para limpar essa sujeira!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem tem recém-nascidos ou bebês em casa, especialmente durante a fase do desfralde, e nunca teve que limpar uma mancha de cocô, que atire a primeira pedra.

E mesmo quem não tem. Nada mais natural ao longo da vida do que passar por essa situação, por mais desagradável que ela pareça ser!

É comum deixar escapar uma manchinha de fezes quando se está na terceira idade,  passando por infecções intestinais ou mesmo sujar o colchão à noite, durante o sono, devido a outras questões de saúde.

Com cachorros ou gatos em casa esse risco é ainda maior. Por isso, para se sair bem durante essas situações, aprenda como tirar mancha de cocô facilmente.

Descubra agora mesmo como tirar mancha de cocô com truques fáceis, utilizando  produtos que você já tem em casa e acabe com as marcas amareladas em colchões, sofás e roupas de cama!

Como tirar mancha de cocô?

Como tirar mancha de cocô?

Para que as manchas saiam completamente, é importante tomar alguns cuidados iniciais que vamos mostrar agora!

Remova todo o excesso de fezes antes de aplicar as dicas para eliminar as manchas. Tire com uma espátula, fazendo um movimento de dentro para fora para não espalhar a sujeira, e jogue o cocô na privada de casa.

Se possível, use luvas já que as fezes contêm bactérias, sobretudo se você estiver lidando com uma pessoa doente. E, é claro, lave bem as mãos após a higienização. Agora vamos às dicas!

1. Como tirar mancha de cocô com bicarbonato?

O bicarbonato de sódio ou o amido de milho, popularmente conhecido como maisena,  são excelentes produtos para remover manchas.

As fezes contam com uma grande quantidade de gordura – principalmente de bebês que se alimentam do leite materno – que é facilmente absorvida por essas substâncias.

Portanto, aplique um pouco de bicarbonato ou maisena e deixe agir por um tempo. Em seguida, lave o tecido manchado normalmente. Se a mancha não for completamente removida, repita o processo.

2. Como tirar mancha de cocô usando água fria?

Manchas frescas são removidas facilmente em água fria. Para limpar, vire o tecido do lado avesso e esfregue em água corrente.

É importante não utilizar água quente na lavagem. Caso contrário, a mancha poderá ficar ainda mais impregnada e difícil de remover.

3. Como tirar mancha de cocô usando detergente?

Outra dica sobre como tirar mancha de cocô é usar detergente neutro e vinagre branco, dois produtos essenciais em qualquer tarefa doméstica.

  1. Misture 2 copos de água fria com 1 colher de sopa de detergente e outra de vinagre;
  2.  Umedeça um pano na mistura;
  3.  Esfregue o pano sobre a mancha, até que ela seja completamente removida.

O detergente irá quebrar as moléculas de gordura e o vinagre ajudará a remover o odor e atuará como bactericida, higienizando totalmente a peça manchada.

4. Como tirar mancha de cocô deixando a peça de molho?

Uma dica infalível é deixar o tecido de molho em água, sabão líquido e alvejante sem cloro – a base de água oxigenada.

Depois de deixar agir por um tempo, lave normalmente. Quanto mais tempo deixar de molho, mais fácil será remover a mancha. Se não sair na primeira tentativa, repita até ficar 100% limpo.

Não utilize água sanitária – alvejante com cloro -, pois este produto é bem mais agressivo aos tecidos e pode manchar roupas coloridas e escuras.

5. Como tirar mancha de cocô usando removedor?

No mercado existem produtos próprios para remover manchas. Basta deixar o tecido de molho por um tempo, embebido nesse tipo de substância.

Nós, da Dr. Lava Tudo, te ensinamos a receita de um Vanish caseiro potente na remoção de manchas. Aprenda a fazer seu próprio produto e economize nas compras de supermercado.

6. Como tirar mancha de cocô dos lençóis?

É muito comum que os acidentes aconteçam enquanto estamos dormindo, durante a noite. Por isso, lençóis e colchões podem ser sujos pelas fezes.

  1. Para acabar com as manchas na roupa de cama, comece removendo o excesso de cocô com lenços umedecidos ou panos semi descartáveis. Jogue-os no lixo imediatamente;
  2. Em seguida, encha uma bacia ou outro recipiente com água fria e adicione ¼ de xícara de sabão;
  3. Deixe os lençóis de molho por algumas horas;
  4. Lave, em seguida, com mais ¼ de xícara de sabão e 1 xícara de alvejante sem cloro.

Caso a mancha tenha escorrido muito e alcançado o colchão ou até mesmo seu tapete, a lavagem de forma caseira será mais complicada. Por isso, o mais indicado é fazer a contratação de especialistas em limpeza profissional para realizar uma higienização profunda e eficaz.

É importante que todos os resíduos sejam removidos, pois, como já dissemos, as fezes contam com grande número de bactérias que podem continuar se proliferando em seu colchão e provocando doenças.

A limpeza de colchão profissional realizada pela Dr. Lava Tudo é feita com o método de lavagem a seco. Esse procedimento é capaz de remover até 99,7% dos microrganismos presentes no colchão – inclusive aqueles que causam alergias, como os ácaros e fungos -, além de todos os resíduos corporais, de animais de estimação, restos de alimentos, poeira e, é claro, manchas e odores.

Acesse nossa loja virtual e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Como tirar mancha de cocô: cuidados especiais

Tirar manchas de cocô pode ser um desafio, uma vez que os tecidos podem se danificar caso você seja muito vigoroso na esfregação, o tecido seja muito fino ou o produto utilizado não seja o adequado. Por isso, tome alguns cuidados:

  • Lembre-se sempre de fazer o teste em uma pequena área -mais escondida – antes de colocar a dica em prática em toda a peça de roupa, lençol ou outros tipos de tecidos;
  • Use luvas para evitar o contato com as fezes e desinfete a máquina de lavar após a higienização dos tecidos para não contaminar outras peças;
  • Leia as instruções de lavagem do fabricante presentes nas etiquetas dos tecidos;
  • Seja ágil na lavagem, pois manchas antigas são mais difíceis de serem removidas e podem degradar as fibras do tecido com o tempo, de forma permanente.

Colocando essas dicas em prática você se livrará das manchas e terá uma casa muito mais higienizada!

Se você gostou de saber os detalhes sobre como tirar mancha de cocô e quer aprender mais, descubra agora mesmo qual o melhor sabão para lavar as roupas do seu bebê!