Como tirar mancha de esmalte de tecidos e roupas?

Última modificação em: 2 de maio de 2018 Como tirar mancha de esmalte de tecidos e roupas?

O esmalte se tornou um cosmético quase indispensável para a maioria das pessoas e com a falta de tempo, a unha acaba sendo feita em qualquer lugar.

Por isso, muitos acidentes acontecem! A unha, ainda molhada, esbarra na roupa e a mancha está feita ou então na hora de usar o pincel uma gota de esmalte cai no sofá, no colchão ou em outros tipos de tecidos.

Se acabamos de narrar um fato que aconteceu com você, saiba que isso ocorre com bastante frequência. Mas, e agora? Como tirar mancha de esmalte?

Não se desespere! Se você quer saber como tirar mancha de esmalte, não se preocupe, vamos dar dicas incríveis para se livrar dessa mancha, aparentemente impossível de sair.

Descubra como tirar mancha de esmalte com dicas infalíveis!

Descubra como tirar mancha de esmalte com dicas infalíveis!

Quanto mais o tempo passar, ou seja, quanto mais a mancha de esmalte secar, mais complicado será o processo de remoção!

Logo que cair o esmalte, você deve retirar o excesso com uma espátula, palitinho de unha ou até mesmo com o dedo. De qualquer forma, como tirar mancha de esmalte vai variar de acordo com o tipo de tecido atingido.

Mas, lembre-se, o mais importante neste caso é: antes de seguir qualquer dica
verifique o que está escrito na etiqueta para ter certeza sobre os detalhes e o tipo de tecido, além disso, faça sempre o teste em uma área pequena e pouco visível da peça, assim garantirá que ela não estrague durante o processo.

Como tirar mancha de esmalte de tecido de fibras naturais

Os tecidos de fibras naturais mais conhecidos são: o algodão, o linho, a lã e a seda. Então, antes de seguir as dicas, certifique-se que seu tecido realmente é feito de algum desses materiais.

Temos duas dicas sobre como tirar a mancha de esmalte desse tipo de tecido! A primeira é tirar o excesso de esmalte, colocar um pano em cima da mancha, molhar um pedaço de algodão em éter e colocar em cima desse pano, depois é só esfregar levemente.

Após ter feito isso, basta colocar um pouco de detergente sobre o local que caiu o esmalte e deixar de molho em um balde com água morna. Lembrando que para cada um litro de água, é preciso colocar uma colher de amônia.

A segunda dica é endurecer o esmalte, caso ele ainda não tenha secado. Para isso, você pode utilizar um cubo de gelo para acelerar o processo, depois retire o pedaço que ficou duro e tome muito cuidado para não puxar algum fio.

Após essa etapa, você vai precisar molhar um pano de microfibra em acetona e colocar sob a mancha, isso vai ajudar o esmalte a se dissolver. É importante que realize o teste em uma pequena parte da peça, dessa forma você se certifica que a acetona não vai descolorir o tecido. Assim que a mancha de esmalte for dissolvida, é só lavar a peça de roupa normalmente

Como tirar mancha de esmalte em tecido de nylon ou poliéster

Se o acidente aconteceu em um tecido de nylon ou poliéster, vamos te ensinar como tirar mancha de esmalte da roupa com óleo de banana!

Coloque um pouco de óleo de banana em um paninho e depois passe levemente sobre a mancha de esmalte, isso ajudará a amolecer e clarear o local. Caso ainda tenha algum resquício de mancha, repita o processo. Quando terminar, coloque a roupa para lavar normalmente.

Mas, se estiver resistente ao uso do óleo de banana ou com medo de piorar a mancha, utilize spray de cabelo – aquele fixador – e aguarde até secar bem. Isso fará com que o esmalte vire uma dura película, que você consegue retirar com uma lavagem normal.

Como tirar mancha de esmalte em tecidos delicados

Para tirar a mancha em tecidos delicados você pode utilizar duas técnicas: 

Tira-mancha caseiro: a medida vai ser 1 para 8, o que significa que deve usar 1 medida de óleo mineral ou de coco para 8 medidas de solvente para lavagem a seco.

Depois de pronto, aplique o produto sobre a mancha e espere secar por alguns minutos. Para ajudar, utilize uma esponja ou pano para absorver totalmente a umidade, isso fará com que o esmalte também seja absorvido. Por fim, coloque a roupa para secar em um local que tenha boa ventilação.

Água oxigenada: aplique um pouco de água oxigenada sobre a mancha e depois lave com água e sabão.

Como tirar mancha de esmalte de tecidos em couro

Se você deixou cair esmalte em um tecido de couro, não se desespere! É só misturar sabão e água morna, mexer para dar bastante espuma e depois aplicar somente a espuma no tecido. Utilize uma esponja para facilitar a remoção, mas tome cuidado para não estragar ainda mais a peça. Depois que limpar a mancha de esmalte, seque o local com um pano.

E antes de iniciar qualquer processo de remoção de esmalte de tecidos, lembre-se de:                                                                     

  • Verificar qual é o tipo de tecido antes de remover a mancha e aplicar algum produto, para isso é só olhar a etiqueta da roupa ou estofado;
  • Não utilize nenhum instrumento cortante como tesoura ou faca para retirar o excesso de esmalte, A espátula ou os dedos são as melhores opções, dessa forma não corre risco de cortar ou furar o tecido;
  • Se a mancha não sair na primeira tentativa, repita o processo cuidadosamente;
  • Antes de realizar qualquer processo, espere a mancha secar porque caso contrário terá dificuldade na remoção e pode correr o risco da mancha se espalhar.

O que fazer quando o esmalte cai no tapete, colchão ou estofados?

Se você deixou cair o esmalte no tapete, no colchão, no sofá ou em outros tipos de estofados, o ideal mesmo é buscar ajuda com quem mais entende sobre o assunto: os especialistas em limpeza profissional.

A limpeza profissional garante uma higienização completa e a mais alta performance na remoção de manchas – sem danificar os tecidos. Por meio do uso de técnicas, equipamentos e produtos exclusivos – todos certificados pela ANVISA -, a limpeza profissional também é capaz de eliminar ácaros, fungos e bactérias causadores de inúmeras doenças respiratórias.

Na Dr. Lava Tudo o serviço é realizado com o máximo de comodidade para você! Todo o procedimento é feito em domicílio e não há taxa de deslocamento. Desta forma, você recupera seu estofado e economiza bastante tempo e dinheiro!

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Além disso, para evitar novas manchas, você pode solicitar os serviços de impermeabilização da Dr. Lava Tudo.

Para deixar o sofá impermeável é aplicada uma resina que fecha seus poros e afasta as substâncias de consistência aquosa ou oleosa – que podem causar estragos como alteração da cor original, manchas e danos à estrutura geral do estofado.

A impermeabilização impede que os fluidos entrem na trama do tecido, estragando o estofado e constituindo o ambiente perfeito para o surgimento de microrganismos infecciosos.

Agora que você já aprendeu como tirar mancha de esmalte dos tecidos, o que acha de descobrir como remover outros tipos de manchas? Confira o guia completo para remover manchas Dr. Lava Tudo!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: