Como tirar mancha de fruta: 8 dicas infalíveis!

Última modificação em: 9 de agosto de 2019 Como tirar mancha de fruta: 8 dicas infalíveis!

Dá água na boca só de pensar em uma salada de frutas caprichada, nas opções fresquinhas da feira de rua, em um mamão papaia bem grande ou um abacate bem cremoso.



Mas também dá uma certa preocupação quando imaginamos que tudo isso pode se tornar uma mancha permanente em nossa blusa preferida, na toalha da mesa, na cama ou no sofá!

Por isso, aqui vão 8 dicas sobre como tirar mancha de fruta da roupa ou de outros tecidos de forma fácil e rápida. Confira o conteúdo a seguir e saiba mais!

Aprenda como tirar mancha de fruta do sofá, do colchão ou da roupa

Aprenda como tirar mancha de fruta do sofá, do colchão ou da roupa

Dias de calor combinam muito bem com uma fatia de melancia gelada, com uma manga suculenta ou com rodelas de abacaxi, não é mesmo?

Além de refrescantes, as frutas são extremamente benéficas para a saúde e devem estar presentes em qualquer dieta balanceada.

São opções indispensáveis no café da manhã e até mesmo harmonizando com o almoço ou substituindo o doce da sobremesa.

Apesar de todos os benefícios, a maioria das frutas possuem coloração forte, que pode deixar manchas ao respingar nas roupas e outros tecidos.

Mas isso não é desculpa para não saborear essas delícias naturais. Então, vamos às dicas!

1. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

A primeira dica talvez seja a mais importante e vale para toda a vida: sempre que algo manchar algum tecido, seja rápido!

As manchas antigas e secas podem começar a degradar os tecidos, destruindo-os e tornando as marcas permanentes.

Portanto, o segredo sobre como tirar mancha de fruta é agir depressa. Comece removendo os pedaços de fruta ou líquidos – se houver – usando espátulas, facas sem serras, colheres, panos ou papel absorvente. Sempre limpe de dentro para fora para que a mancha não fique ainda maior.

Depois, no caso das roupas, vire o tecido ao avesso e molhe a mancha pelo lado contrário com água fria.

2. Como tirar manchas de frutas com água e sabão

Realizando os passos acima, é bem provável que seu tecido fique limpo facilmente. Para lavar, prepare uma mistura de água com sabão e deixe o tecido de molho.

Após agir por cerca de duas horas, lave normalmente.

3. Como tirar manchas de frutas com detergente

O detergente neutro também pode ser usado da mesma forma que o sabão, na dica anterior, deixando o tecido de molho com água.

Para uma remoção mais precisa, aplique detergente diretamente sobre a mancha, esfregue suavemente com movimentos circulares e enxágue.

Se necessário, repita o processo.

4. Como tirar manchas de frutas com alvejantes

Se você estava comendo uma fruta e ela caiu em cima de um tecido branco ou claro, o melhor é usar um alvejante sem cloro.

  • Misture-o com água e aplique sobre a mancha;
  • Esfregue com uma escova com cerdas macias;
  • Depois, lave como de costume.

5. Como retirar manchas de frutas vermelhas

Frutas como amora, framboesa, morango, jabuticaba, mirtilo e cereja são simplesmente deliciosas, muito boas para a memória e outras funções cognitivas e não há quem não goste de comê-las com iogurtes, granola ou em caldas, geleias e sobremesas.

Porém, por mais que sejam pequenas, as danadinhas têm o defeito de manchar os tecidos com seus pigmentos avermelhados e escuros.

Para remover manchas de frutas vermelhas, aplique uma quantidade generosa de vinagre branco sobre a mancha até cobri-la totalmente.

Depois, esfregue com leveza até que a mancha saia e lave normalmente.

6. Como tirar manchas de frutas com limão

Dá até para tirar manchas de frutas utilizando outras frutas! Acredita?

No caso de manchas mais resistentes, como as de açaí, uva ou pitaya, por exemplo, o limão funciona como um excelente tira-manchas.

Aplique algumas gotas de limão sobre a nódoa, esfregue e coloque para lavar da maneira que você já tem costume. A acidez fará com que a mancha saia mais facilmente.

7. Como tirar manchas de frutas com glicerina

Outra dica sobre como tirar mancha de fruta é usando a glicerina.

Essa é uma substância viscosa, com poder hidratante e emoliente, com uma textura que facilita a remoção das manchas.

Com a ajuda de um pano, passe um pouco de água fria sobre a mancha.

Depois, aplique a glicerina e enxágue. Não é necessário utilizar uma grande quantidade de glicerina.

8. Como tirar manchas de frutas de estofados e tapetes

Em geral, as dicas caseiras são muito eficientes na remoção de manchas mais fáceis, como as de frutas, e costumam funcionar também nos sofás, tapetes, carpetes, poltronas e outros estofados.

Se acontecer um acidente com algum dos seus estofados ou tapetes, tente criar uma mistura de água e água oxigenada, em partes iguais, e aplicar sobre a mancha. Espere por algum tempo e retire o produto com um pano limpo.

Caso a mancha ainda persista, não hesite em contar com a ajuda de um especialista em limpeza profissional, pois muitas tentativas caseiras podem acabar danificando o tecido do estofado ou as cerdas do tapete. Além disso, seja rápido para chamar a limpeza especializada, para que a mancha não se torne irreparável.

A Dr. Lava Tudo conta com ótimas soluções para a  limpeza profissional de estofados e de tapeçaria, que é a lavagem a seco. Utilizando apenas 10% da água usada durante as lavagens comuns, esse é o método mais seguro contra agressões ao tecido, capaz de limpar até as camadas mais profundas.

Além da remoção das manchas de frutas, a limpeza profissional acaba com o encardimento do tecido e elimina:

  • Resíduos diversos, como restos de alimentos, poeira e mofo;
  • Odores desagradáveis;
  • Microrganismos presentes entre as fibras do tecido e que causam alergias e inúmeras doenças respiratórias;
  • Resíduos de animais de estimação e do corpo humano, entre outros.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Cuidados extras que você deve ter na hora de remover manchas de frutas

Cuidados extras que você deve ter na hora de remover manchas de frutas

Com todas essas dicas, você já viu que pode comer suas frutas com tranquilidade, certo? Mas para que as técnicas funcionem de fato, lembre-se de tomar alguns cuidados:

  • Sempre aja com delicadeza, pois os tecidos podem se danificar com movimentos vigorosos;
  • Antes de fazer a remoção da mancha, certifique-se que aquele produto pode ser usado no tecido verificando a etiqueta. Lá estarão todas as orientações de lavagem do fabricante;
  • Faça antes um teste em uma pequena parte do tecido e só depois aplique a dica em toda a peça.

Agora, é só descascar a sua fruta preferida e saborear! Aproveite para aprender sobre como tirar mancha de suco de uva, um dos maiores desafios na limpeza de roupas e da casa!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: