Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de ketchup: o kit completo de limpeza. Confira!

Publicado em: quinta-feira, agosto 1, 2019Como tirar mancha de ketchup

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Estava comendo aquela batata frita deliciosa e derrubou ketchup na roupa ou no sofá? Quando você olha para a mancha, parece que vai ser impossível de tirar, não é mesmo? Mas como nada é impossível, nós temos os truques de como tirar mancha de ketchup completamente. Aprenda agora!


Ketchup: sempre uma boa pedida!

Como tirar mancha de ketchup


Já reparou como o ketchup sempre é o acompanhamento quando o momento é prazeroso? Um jantar com a família, uma pizza com os amigos, um hambúrguer com batata frita aos domingos, enquanto assistimos a uma boa série. Há controvérsias sobre os benefícios ou malefícios do ketchup para a saúde, mas a verdade é que é muito saboroso.


O problema surge quando a bisnaga falha e voa ketchup para todo lado ou quando encostamos a manga da blusa no molho. Daí vêm as manchas em roupas, toalhas, cadeiras, poltronas, tapetes e outros estofados.


Se o tecido for claro, então, a mancha se torna ainda mais visível, devido ao forte pigmento vermelho do ketchup.


Então como tirar mancha de ketchup? É possível?


Tratamento inicial


Claro que sim! Mesmo não sendo uma mancha simples de remover, é possível se você tomar alguns cuidados e realizar os procedimentos que vamos ensinar hoje.


A primeira dica é: seja rápido! Quanto antes você remover a mancha, mais fácil será. Não espere horas até começar a limpar, pois a mancha antiga e seca pode degradar o tecido e se tornar permanente.


Para começar, remova o excesso de ketchup com a ajuda de uma colher, espátula ou guardanapo. Seja delicado, sobretudo com tecidos finos.


Como tirar mancha de ketchup das roupas

Como tirar mancha de ketchup da roupa


Caiu ketchup na roupa? Para remover a mancha deixe a peça em água corrente fria por alguns instantes, de modo que atravesse o lado avesso da mancha.


Depois, lave a roupa com sabão líquido e deixe secar naturalmente.


Como tirar ketchup de roupa branca


Se a peça de roupa for branca, o esforço deverá ser redobrado pois a mancha será mais aparente.


Faça o mesmo procedimento da dica anterior. Caso a mancha não saia completamente, use alvejante sem cloro durante a lavagem. Repita o processo até que a mancha seja removida e lave normalmente, em seguida.


Quer aprender a fazer seu alvejante em casa? Confira como fazer água sanitária com um passo a passo fácil!


Como tirar mancha antiga de ketchup


Se você deixou escapar a nossa dica de remover as manchas o mais rápido possível, tudo bem. As manchas antigas requerem uma atenção especial, já que estão mais fixas às fibras do tecido.


Neste caso, indicamos realizar um pré-tratamento. O que isso significa?

  1. Aplique sabão líquido sobre a mancha, fazendo movimentos circulares e deixe agir por alguns instantes.
  2. Em seguida, adicione mais um pouco do produto na lavagem das peças e, se necessário, repita o processo.


Com esse procedimento sua mancha será minimizada.


Como tirar manchas de ketchup usando vinagre


O vinagre branco também um poderoso produto de limpeza, que age sobre os tecidos removendo manchas, odores, bactérias e outros microrganismos.

  1. Esta dica começa similar à primeira. Deixe cair água fria sobre o tecido, de modo que atravesse o lado avesso da mancha.
  2. Em seguida, esfregue detergente líquido sobre a mancha.
  3. E agora vamos ao pulo do gato! Com a ajuda de uma esponja macia, aplique vinagre ou suco de limão sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos.
  4. Depois, lave normalmente!


Como remover manchas de ketchup de tapetes e estofados

Como tirar mancha de ketchup o tapete


E se o seu caso é mais grave e o acidente com o ketchup aconteceu no tapete, no sofá, na cadeira da mesa de jantar ou qualquer outro estofado, não se preocupe. Também há solução para o seu caso!


Veja como limpar:

  1. Remova o excesso com uma espátula ou colher, como recomendamos anteriormente.
  2. Faça uma solução de ¼ de colher de chá de detergente líquido e ½ xícara de água fria.
  3. Molhe uma toalha limpa na mistura e esfregue levemente a mancha, tomando cuidado para fazer movimentos de fora para dentro (dessa forma a mancha não irá se espalhar).
  4. Repita até que a sujeira saia.


Se a mancha persistir, a solução é contar com uma alternativa profissional. A Dr. Lava Tudo é a empresa líder no segmento de higienização de estofados e tapetes no Brasil.


Sua técnica de lavagem semi seca remove as manchas de forma mais profunda e eficaz que uma limpeza caseira.


Utiliza-se equipamentos de importação da Europa para sucção a vácuo das sujidades e produto de limpeza de origem japonesa. Trata-se de um xampu próprio para tecidos com alta potência em higienização, removendo manchas, odores, resíduos diversos e até 99,7% de microrganismos que se proliferam entre as fibras dos tecidos.


Os serviços são realizados em domicílio, para você não precisar nem sair de casa.


Cuidados especiais


Quando falamos em manchas, devemos lembrar que é importante não se desesperar. Algumas pessoas, ao não saber como tirar mancha de ketchup dos tecidos, tendem a esfregar de forma vigorosa, causando estragos irreparáveis na roupa ou no estofado.

  • Por isso, aja com delicadeza e, se não estiver seguro para realizar as dicas que demos, não hesite em chamar um profissional.
  • Além disso, sempre procure a etiqueta do produto manchado para verificar as instruções de limpeza do fabricante. Confira nosso guia para entender todos os símbolos de lavagem.
  • Sempre que for colocar uma roupa manchada na máquina, lave-a separadamente para não manchar as demais.


E lembre-se: acidentes acontecem, mas tudo tem solução!


Conheça também nossas dicas de como tirar mancha de molho de tomate.