Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de maquiagem: o guia completo. Confira!

Publicado em: terça-feira, maio 15, 2018Como tirar mancha de maquiagem

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A maioria das mulheres não dispensam maquiagem, e muitas vezes acabam sujando a roupa, a toalha ou o lençol, na correria do dia a dia. Não tem nada pior do que estar saindo de casa e reparar que a gola da blusa está suja de base, não é mesmo? Dá até um desespero na hora, mas não se preocupe! Vamos te dar dicas fáceis e rápidas de como tirar mancha de maquiagem, com produtos que você tem em casa.

Como tirar mancha de maquiagem à base de óleo

As manchas de maquiagem feitas com produtos como bases, corretivos e batons apesar de parecerem complicadas de sair, não são. Basta tomar cuidado logo quando cair o produto ou esbarrar em algum lugar. Você deve limpar imediatamente o local, com um papel absorvente, para retirar o excesso do produto, depois veja as dicas abaixo do que pode ser feito para tirar a mancha que ficou.

  • Você pode aplicar leite quente sobre a mancha e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, esfregar o tecido com cuidado, usando sabão de coco. Depois lave com água, detergente neutro e removedor.
  • Outra opção é usar sabonete branco, basta esfregar sobre a área suja e lavar em seguida.
  • Utilize um pouco de água oxigenada (volume 20) sobre a mancha e deixe agir por 5 minutos. Depois, enxague com água e segue com uma toalha de papel. Aguarde até ficar quase seco, depois passe ferro sobre o tecido.
  • Umedeça um pedaço de algodão em amônia líquida e passe sobre a mancha até removê-la completamente, depois passe água para tirar o produto.
  • Vinagre branco de álcool ou  bicabornato de sódio com limão são ótimas opções de como tirar mancha de maquiagem, basta esfregar o local até remover completamente.
  • Se a mancha for de batom uma dica é usar laquê e águaBasta aplicar pouco do produto sobre a mancha, utilizar uma escovinha limpa para esfregar levemente o local, depois remova o laquê com água corrente.

como-tirar-mancha-de-maquiagem

Como tirar mancha de batom

O batom é um acessório fundamental para dar o toque final à maquiagem. Além valorizar ainda mais a beleza, também aumenta a autoestima. Nada como um lindo sorriso com batom vermelho, não é mesmo? O mal está quando ele acaba manchando tecidos, especialmente os que são brancos. Aí é só tristeza, não é verdade?

Como tirar mancha de maquiagem batom

O grande problema é que manchas de batom são bem difíceis de remover. Isso porque as substâncias usadas na sua fabricação – óleos, ceras e pigmentos – aumentam a aderência do produto ao tecido.

Mas estamos aqui para te ajudar. Então agora você vai ver o que fazer para remover as indesejadas manchas de batom.

Dicas gerais

  • Antes de tudo, verifique as instruções de lavagem. Cada tecido tem a “forma certa” de ser lavado, suas particularidades e cuidados específicos. É realmente muito importante estar ciente dessas instruções.
  • Com o auxílio de uma toalha, remova o excesso de batom (se houver) para que a mancha não se espalhe ainda mais.

Usando álcool e vaselina

  • Umedeça um pano com um pouco de vaselina;
  • Aplique somente sobre a mancha de batom;
  • Esfregue com o cuidado necessário para que a mancha não aumente de tamanho;
  • Também aplique um pouco de álcool;
  • Enxágue.

Usando gelo

Usar gelo para remover manchas de batom é uma opção indicada para os tecidos mais escuros.

  • Pegue um cubo de gelo;
  • Esfregue sobre a superfície do tecido até que a mancha desapareça;
  • Após esse procedimento, basta enxaguar.

Usando spray de cabelos (laquê)

Assim como o gelo, o spray de cabelos também é mais recomendado para tecidos escuros.

  • Aplique-o sobre a mancha;
  • Esfregue levemente com o auxílio de uma escova de dentes velha até que a mancha fique mais clara.
  • Enxágue o tecido.

Usando detergente

  • Aplique um pouco de detergente, transparente ou branco, sobre a mancha;
  • Esfregue o tecido com leveza;
  • Avalie a necessidade de usar mais detergente e repetir o procedimento;
  • Enxágue com água corrente.

Miolo de pão

Acredite se quiser, mas você pode tentar tirar mancha de batom de seus tecidos até mesmo com miolo de pão. Essa dica é mais focada em manchas recentes de batom. Veja como:

  • Esfregue o miolo sobre a mancha, como se estivesse usando uma borracha escolar;
  • Limpe as migalhas que possivelmente ficarão sobre o tecido;
  • Veja os resultados e lave a peça de roupa.

Pano seco e álcool

  • Coloque a peça sobre um pano seco;
  • Umedeça o tecido com álcool;
  • Gradualmente a mancha irá passar para o pano
  • Isso irá facilitar a remoção da mancha, mas não irá removê-la por completo;
  • Complemente o processo com outros métodos de lavagem.

Deixe de molho

Caso a mancha seja mais profunda e não esteja saindo por meio das técnicas anteriores, você pode optar por um “tratamento de choque”. Nesse caso, deixe a peça de molho em água ou leite morno. Em seguida, enxágue a roupa e verifique os resultados.

Mancha feita por produtos em pó

Caso tenha caído algum produto que seja em pó como por exemplo sombra, blush, bronzer ou pó compacto, a primeira coisa que deve ser feita é assoprar o local para tirar o excesso de pó. Isso facilita a remoção da mancha, porque assim a sujeira não se espalha ainda mais.

Para remover o pouco de produto que restou você pode:

– Espalhar um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue até a completa remoção;

– Aplicar vaselina líquida, esperar alguns minutos e lavar com água;

– Umedecer um algodão no éter e aplicar sobre a mancha, depois basta limpar com água.

– Coloque um papel toalha, que absorva bem, sobre a mancha e coloque alvejante sem cloro do lado avesso. Deixe agir por 5 minutos e lave com água morna e sabão neutro.

como-tirar-mancha-de-maquiagem1

Manchas com rímel ou delineador

As maquiagens dos olhos geralmente são mais pigmentadas e aparentam ser difíceis de sair, mas é bem simples.

Você deve:

  • Pingar um pouco de detergente sobre a mancha, sem molhá-la, e esfregar com alguma escova pequena até que a saia toda a sujeira, caso não saia facilmente é só acrescentar aos poucos mais detergente, depois é só lavar com água.

Manchas de maquiagem em tecidos finos

Se a roupa é de tecido fino, cuidado ao aplicar qualquer produto porque o risco de estragar ou manchar ainda mais é grande. O ideal é usar um sabão neutro, que não tenha corante, ou sabão de coco. Aplique na mancha e esfregue – suavemente – a roupa em água corrente. Você também pode esquentar a água quente para agilizar a remoção.

Tecidos de couro e camurça

Roupas que são feitas de tecido natural como couro e camurça precisam de atenção especial. Na hora de retirar a mancha não pode aplicar qualquer tipo de produto, porque caso contrário você pode piorar ainda mais.

Antes de mais nada remova o excesso da maquiagem com um pano molhado com sabão neutro, depois misture água morna e sabão afim de que vire uma espuma. Você deve aplicar a espuma sobre a mancha e em seguida passar, delicadamente, um pano seco para remover a sujeira.

Caso as manchas estejam difíceis de sair, utilize condicionador de cabelos ou limpador de couro suave, deixe agir por 5 minutos e limpe com um pano limpo e seco.

Lembre-se:

  1. Primeiramente, verifique as instruções de lavagem na etiqueta e depois realize um teste, em um lugar discreto e pequeno, da dica que você vai seguir. Porque assim, você se certifica como o tecido reagirá, evitando que roupa ou o estofado manche ou desbote;
  2. Quanto mais rápido tirar a mancha, mais fácil será;
  3. Utilize um pano limpo e seco embaixo da mancha afim de que ela não escorra para outras partes do tecido;
  4. Limpe sempre de fora para dentro, ou seja das bordas para o centro, dessa forma a mancha não aumenta;
  5. Nunca deixe o produto utilizado no tecido, lembre-se de removê-lo por completo.

Agora, você já sabe como tirar mancha de maquiagem de forma rápida e fácil, com produtos que são encontrados em em casa

Dica extra:

A impermeabilização pode te ajudar a limpar com mais facilidade as manchas de maquiagem, porque o produto aplicado cria uma camada de proteção contra líquidos e umidade, além de facilitar a limpeza.

A Dr. Lava Tudo é especialista em limpeza e higienização de estofados. Aproveite 10% de desconto em nossa loja e renove o conforto e bem-estar de você e sua família!