Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de mofo: 6 dicas caseiras que resolvem. Veja aqui!

Publicado em: terça-feira, outubro 24, 2017como tirar mancha de mofo

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

Quem mora em locais que apresentam algum índice de umidade sabe dos problemas causados por esse cenário, incluindo o mofo, que danifica móveis, estofados e até as paredes. Mas como tirar mancha de mofo dos itens da sua casa, sem causar danos aos materiais?

 

Hoje  vamos apresentar 6 dicas para se livrar desse problema, que além do mau cheiro e aspecto ruim, traz danos à saúde, como rinite alérgica, asma e sinusite, entre outras doenças. De acordo com pesquisa da organização norte-americana Cincinnati Children’s, crianças expostas ao mofo têm 2,6 vezes mais chances de contrair asma e outras doenças respiratórias.

 

Reunimos receitas caseiras com soluções de limpeza que todo mundo vai adorar!

 

Como tirar mancha de mofo: você sabe identificar o problema?

 

Bolor - como tirar mancha de mofo

 

O mofo é uma espécie de fungo que pode existir em diferentes tipos. Cresce em filos e se desenvolve em matéria orgânica. A reprodução é feita por esporos e, ao contrário do que muita gente pensa, mofo e bolor não são a mesma coisa.

 

Embora sejam fungos, o bolor apenas infecta os objetos enquanto o mofo corrói. Para tirar o bolor, que se apresenta com manchas acinzentadas e em relevo, um pano úmido costuma ser suficiente.  Já o mofo se forma em manchas pretas bem escuras e difíceis de serem retiradas, especialmente se tiverem adentrado a fibra dos tecidos e objetos.

 

Para aprender como tirar mancha de mofo, veja se esse é tipo de fungo que está atingindo seus objetos e mãos à obra!

 

Soluções caseiras de como tirar mancha de mofo

 

Agora que você já aprendeu o que é o mofo e suas consequências, vai aprender como tirar manchas causadas por ele, com soluções simples, fáceis, que usam ingredientes que você com certeza tem na sua casa.

 

1. Bicarbonato de sódio

 

Ingredientes a utilizar:

 

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de água com gás
  • Água quente

 

Como fazer:

 

Misture a água com gás e o bicarbonato de sódio e esfregue na mancha com a ajuda de um pano úmido. Mergulhe o tecido em água quente e esprema bem antes de voltar a esfregar. Depois de retirar a mancha use um pano seca para eliminar toda a umidade do tecido.

 

2. Vinagre

 

Ingredientes a utilizar:

 

  • 1 xícara de vinagre
  • 2 panos para limpeza

 

Como fazer:

 

Utilize um dos panos umedecido com o vinagre para esfregar a macha. Deixe o segundo pano seco e vá intercalando as esfregadas com os dois.

 

3. Vapor

 

Como fazer:

 

Nesse método basta utilizar um eletrodoméstico como o ferro a vapor sobre a mancha e secar o tecido depois de terminar o serviço. Não tem muito segredo: basta retirar toda e qualquer umidade ao fim do processo.

 

Outras dicas para mitigar o problema

 

Além das soluções caseiras, outras técnicas podem ser ótimas para resolver ou até mesmo evitar o problema. Com passos simples, você consegue manter a sua casa limpa e livre dos fungos!

 

4. Sol e ventilação

 

Como tirar mancha de mofo - iluminação natural

 

Os fungos adoram umidade, assim, sempre que possível, mantenha os ambientes abertos para que o sol entre e o ar circule. Se você tem peças de roupa pouco usadas, coloque-as para tomar sol algumas vezes por ano. Também deixe portas e gavetas dos roupeiros abertos com certa frequência.

 

5. Evite contato dos móveis com as paredes

 

Os móveis acabam pegando o mofo por estarem em contatos com paredes que já apresentam o problema. Na hora de posicioná-los, deixe um espaço de cerca de 5 cm para que a madeira consiga “respirar”.

 

6. Contrate serviços profissionais

 

Se a mancha é persistente e mais difícil de ser removida, ou até mesmo se você quer ficar mais tranquilo e com a certeza de que seu estofado ou tapete não será danificado, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em limpeza.

 

A vantagem é que o profissional vai até a sua casa e realiza o procedimento com segurança, técnica e a garantia de um serviço bem-feito. Para ficar ainda melhor, os produtos utilizados são antifúngicos, antibacterianos e antialérgicos, contribuindo para bloquear o risco de novo emboloramento no futuro.

 

O que achou das nossas dicas? Já usou alguma dessas soluções e funcionou? Conte para nós nos comentários!

 

Se você preferir pela limpeza profissional, conheça os serviços da Dr. Lava Tudo e garanta um estofado limpo, sem fungos e bactérias sem nenhum dano à estrutura do móvel.