Como tirar mancha de molho barbecue de roupas e estofados?

Última modificação em: 10 de agosto de 2019 Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados?

Na hora das refeições, utilizamos muito mais que alho, sal e cebola para temperar os alimentos. Molhos de todos os tipos ajudam a dar sabor e a deixar o prato mais especial. Porém, dependendo da composição e da textura, eles podem manchar roupas, tecidos e estofados de uma forma que fica difícil de limpar.



Neste post, reunimos algumas dicas práticas sobre como tirar mancha de molho barbecue para que você não precise mais se preocupar com sujeira enquanto prepara receitas incríveis.

Quer saber como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados? Confira o conteúdo que preparamos para você!

Como tirar mancha de molho barbecue?

Como tirar mancha de molho barbecue?

O molho barbecue é o preferido de muita gente! Com sabor inconfundível de churrasco, ele deixa as receitas ainda mais gostosas e é também bastante utilizado para temperar carnes – para grelha, forno ou panela.

O único problema é que ele pode causar manchas terríveis nos tecidos, especialmente se forem brancos ou de outras tonalidades claras, já que é composto por corantes escuros que conferem sua cor tão característica.

Mas nada de entrar em pânico! Ao final desse texto você vai saber várias maneiras sobre como tirar mancha de molho barbecue das roupas, dos tecidos e dos estofados.

E se por acaso o barbecue ou outro molho caiu no tapete, não deixe de conferir nossas dicas sobre como limpar tapetes!

Usando sabão líquido

A forma mais simples para tirar manchas de molho barbecue é com sabão líquido.

  • Aplique um pouco de produto sobre a área suja e esfregue com o auxílio de uma escova macia;
  • Faça movimentos suaves e deixe o sabão agir por alguns minutos;
  • Lave normalmente em seguida.

Essa dica funciona melhor para casos em que o molho tenha acabado de entrar em contato com o tecido. Para manchas que já secaram, fique de olho nos próximos tópicos.

Usando Vinagre

O vinagre é um dos queridinhos nas receitas caseiras de limpeza. O produto é um desinfetante natural e ajuda a resolver sujidades mais complexas.

Para tirar a mancha de molho barbecue, coloque um pouco de vinagre sobre a área e esfregue com um pano, lembrando sempre de fazer movimentos de fora para dentro, evitando que a mancha se espalhe.

Lave normalmente em seguida e repita o processo, se for necessário.

Se além do molho barbecue, você manchou a roupa, o sofá ou o colchão de café. Não perca nossas ficas sobre como tirar mancha de café!

Usando removedor de manchas

Usar removedor de manchas também é uma boa pedida para recuperar os tecidos sem erro! Aplique um pouco do produto sobre a mancha, esfregue com uma escova macia e deixe agir por alguns minutos antes de lavar a peça.

Para não ter qualquer problema, siga as orientações do rótulo, já que algumas marcas podem ter instruções diferentes de utilização.

Se preferir, faça seu próprio removedor de manchas. Isso mesmo! Leia nosso post sobre como fazer vanish caseiro e economize com produtos de limpeza.

E se além de tirar as manchas de molho barbecue, você quer saber como acabar com as moscas, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema.

Usando água oxigenada

O passo a passo sobre como tirar mancha de molho barbecue com água oxigenada deve ser seguido com parcimônia, já que o excesso de produto pode danificar o tecido.

Pingue apenas algumas gotas sobre a mancha, deixe agir por poucos minutos e enxágue. Depois, faça o processo normal de lavagem.

Outras dicas para tirar mancha de molho barbecue

Outras dicas para tirar mancha de molho barbecue

Anotou todos os truques de como tirar mancha de molho barbecue? Além de tudo o que já foi dito até aqui, outras dicas são muito importantes para quem deseja manter roupas, tecidos e estofados livre das manchas:

Evite secar tecidos ao sol

Realize todos os procedimentos de limpeza à sombra. O sol pode provocar outras manchas no tecido ou desbotar as peças coloridas, gerando outros tipos de problema.

Teste as receitas

Por mais que sejam receitas caseiras e com produtos simples, sempre teste as soluções em uma área pequena, não aparente, do tecido.

Assim, é possível identificar se haverá alguma reação adversa e evitar danos maiores às suas peças.

Siga as orientações do fabricante

As peças de roupa vêm com diversas orientações de uso na etiqueta. É essencial que elas sejam seguidas à risca.

Verifique o tipo de lavagem indicada, os produtos que podem ser utilizados, de que forma o tecido deve ser secado e se há outras questões importantes.

Cuidado com a esfregação

Nada de esfregar as peças com força. Faça movimentos suaves e sempre de fora para dentro. Dessa forma, a mancha não vai se espalhar e você não corre o risco de danificar o tecido permanentemente.

Seja rápido

O tempo é fator chave na limpeza das manchas! Independentemente de como a higienização será feita (em casa ou com um profissional especializado), ela terá melhores resultados se for feita assim que o molho entrar em contato com o tecido.

Quanto mais tempo a mancha fica no tecido, mais ela penetra nas fibras, causando alto nível de deterioração e danos que podem ser irreversíveis.

Outro item do churrasco que causa manchas é o carvão. Seja na hora de transportar o produto, de acender a churrasqueira ou simplesmente por estar na área de churrasco, suas peças podem acabar sujas.

Acesse nossa loja virtual e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Como tirar manchas de molho barbecue de sofás e estofados?

Como tirar manchas de molho barbecue de sofás e estofados?

Saber como tirar mancha de molho barbecue de sofás e estofados é sempre mais difícil, afinal, não dá simplesmente para colocar o móvel embaixo da torneira e lavar a sujeira.

Se você ou outra pessoa estava comendo no sofá e deixou cair o molho no móvel, siga os passos a seguir para tirar a mancha de molho barbecue:

  • Faça uma mistura com 1 colher de sopa de detergente neutro e 500 ml de água;
  • Umedeça um pano limpo na mistura e passe na mancha, dando leves batidinhas, em vez de esfregar;
  • Faça isso algumas vezes. Depois, pressione um pano seco sobre a mancha, para absorvê-la e fazer com que desapareça;
  • Remova o restante da mistura com um pano úmido.

Se a mancha persistir, o ideal é contar com um serviço profissional de limpeza. A higienização de sofás da Dr. Lava Tudo limpa profundamente as fibras do estofado, removendo ao máximo todo tipo de sujeira, manchas e odores.

Somos referência nacional de qualidade, com soluções exclusivas de limpeza a seco – e o serviço é feito em domicílio, com muito mais conforto e praticidade para o contratante!

Além de deixar o estofado limpinho, a limpeza profissional do sofá acaba com os ácaros, fungos, vírus e bactérias, proporcionando um ambiente muito mais saudável.

Agora que você já sabe como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados, confira nosso post sobre como tirar manchas de carvão e livre-se também desse problema!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: