Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de molho de tomate: 7 dicas para roupas e tecidos

Publicado em: quinta-feira, maio 10, 2018como tirar mancha de molho de tomate do sofá

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O domingo passou, família reunida para aquela pizza ou macarronada especial e, quando você menos percebe: uma mancha enorme vermelha no sofá! Pensando nessa situação mais do que comum, hoje você vai aprender com a Dr. Lava Tudo a como tirar mancha de molho de tomate do sofá.

Aprenda também a como recuperar seu estofado quando um acidente acontecer. Pode até parecer difícil, mas tirar mancha de molho de tomate é simples, quando você sabe exatamente o que fazer.

Não é truque de mágica nem nada do tipo, mas com dicas descomplicadas, você consegue recuperar o tecido e fazer a marca desaparecer. Confira!

Como tirar mancha de molho de tomate do sofá | Como prevenir que elas apareçam?

Se você come alimentos que utilizam molhos de tomate, convida amigos para jantares ou tem crianças em casa, temos uma notícia: em algum momento esse tipo de mancha vai aparecer nas suas roupas ou no sofá.

Por isso, o melhor mesmo é aprender o quanto antes como tirar mancha de molho do tomate do sofá. Deixe a casa preparada para receber novos convidados ou fazer um belo almoço em família.

Para quem serve a comida à mesa, uma dica é cobrir o forro de tecido com uma capa plástica, que pode ser limpada facilmente após a refeição.

Já no caso dos sofás, a impermeabilização é uma alternativa interessante. O processo cria uma barreira protetora contra líquidos garantindo que a s sujidades fiquem apenas na superfície. Assim será bem mais fácil limpar a mancha de molho de tomate.

Como tirar mancha de molho de tomate?

Assim como acontece com a maioria dos produtos que podem danificar estofados a tecidos, a mancha de molho de tomate vai sair de um jeito bem mais fácil se ainda estiver fresca. Quanto mais tempo ela fica secando, maior será o trabalho para sua remoção.

Se você quer saber como tirar mancha de molho de tomate do sofá, recomendamos, antes de tudo, tranquilidade. Se você se desesperar, pode fazer tudo errado e piorar o problema.

Para começar, remova o excesso do molho de tomate. Pode ser com uma colher ou uma faca, tomando cuidado para não espalhar ainda mais o produto. Agora, é só seguir as próximas dicas para resolver a situação em cada um dos casos.

Aprenda também a tirar mancha de vinho do sofá e deixe seu estofado impecável!

Como tirar mancha de molho de tomate da roupa?

como tirar mancha de molho de tomate do sofá

Depois de remover o excesso de molho de tomate, vire a peça do lado avesso e lave o local da mancha com água corrente fria em abundância. A água quente pode deixar a mancha mais impregnada ao tecido.

Depois, coloque para lavar normalmente na sua máquina. Se a mancha persistir, esfregue detergente diretamente sobre a área afetada. O molho tem óleo e o detergente ajuda a quebrar essas moléculas, facilitando a limpeza.

Como tirar mancha de molho de tomate de roupa branca?

As roupas brancas e os ingredientes que mancham parecem se atrair de forma muito natural. Nesse caso, é ainda mais importante que o processo de limpeza ocorra imediatamente após a sujeira ter sido feita.

Remova o excesso de molho de tomate e use um produto específico para eliminar manchas diretamente sobre a área afetada. Depois, lave a peça normalmente. Se a mancha persistir, aplique o produto novamente e lave outra vez. Agora é só deixar secar.

Em vez desses produtos, você pode esfregar a mancha com o auxilio de uma esponja macia usando vinagre ou água oxigenada. A quantidade deve ser pequena, e o ideal é sempre testar a reação do tecido ao produto no lado avesso da roupa.

Muito importante: se a etiqueta da roupa orienta sobre lavagem a seco, não tente remover a mancha em casa. Leve a peça e uma empresa especializada e garanta uma limpeza eficiente e sem danos às roupas.

Como tirar mancha de molho de tomate antiga?

O passo a passo de como tirar mancha de molho de tomate antiga também é simples, mas os resultados vão depender de quanto tempo a nódoa está no tecido.

Antes de lavar com água e sabão, esfregue a área com uma esponja embebida em água oxigenada 10 ou 20 volumes. Se a mancha não der sinal de melhoras, esfregue álcool líquido, usando um pouco de algodão limpo.

Em seguida, lave a peça de roupa normalmente e deixe secar. Se ainda assim a nódoa continuar aparecendo no tecido, use produtos de remoção de manchas à venda no mercado de limpeza.

Tome cuidado apenas para que a química desses produtos não retire mais do que a mancha, levando embora, também, a cor do tecido ou estofado.

Como tirar mancha de molho de tomate do sofá?

como tirar mancha de molho de tomate do sofá

No caso do sofá, a remoção de mancha dá um pouco mais de trabalho. Afinal, não dá para virar o estofado do avesso ou colocá-lo embaixo da torneira para retirar o molho com água corrente.

Mas você vai ver que aprender como tirar mancha de molho de tomate do sofá não é nenhum bicho de sete cabeças.

– Tirar mancha usando amido de milho

O amido de milho é um ingrediente que todo mundo tem em casa e resolve esse problema sem qualquer complicação.

  • Molhe a área que foi atingida pelo molho de tomate.
  • Jogue amido de milho sobre o local.
  • Deixe secar por algumas horas.
  • Retire tudo com o auxílio de uma escova de limpeza seca.

– Tirar mancha usando água oxigenada

Se não tiver amido de milho em casa, confira nossa outra dica, que usa água oxigenada.

  • Molhe uma esponja limpa com um pouco de água oxigenada 10 volumes.
  • Esfregue a mancha suavemente até que ela desapareça.
  • Retire o excesso com um pano úmido e limpo.
  • Deixe o sofá secar completamente.

Ufa! Você pode continuar programando o espaguete aos fins de semana sem se preocupar com a sujeira que os convidados vão fazer.

Mas para ficar tranquilo de verdade, o melhor é contar com o apoio de quem realmente entende do assunto.

Na Dr. Lava Tudo, o processo de limpeza de sofá leva em consideração o material do estofado e usa somente produtos aprovados pelo Inmetro e com ação contra fungos e bactérias.

Se você não puder remover a mancha sozinho, é só contar com o apoio do nosso serviços de lavagem de estofado. A gente cuida do seu sofá para você continuar cuidando do bem-estar e felicidade da sua família.