Como tirar mancha de molho shoyu? Aprenda agora!

Última modificação em: 6 de agosto de 2019 Como tirar mancha de molho shoyu?

Os brasileiros adoram compartilhar momentos à mesa – e todas as culinárias são contempladas!
A comida japonesa é uma das queridinhas em nosso país, com diversas adaptações e sabores.

Como a refeição é feita com o hashi – os palitinhos que substituem os talheres ocidentais -, é comum fazermos bagunça e acabarmos sujando a roupa, a toalha de mesa e até mesmo o estofado da cadeira com o molho shoyu – muito utilizado como tempero adicional dos pratos.

Hoje você vai aprender como tirar mancha de molho shoyu dos tecidos com 7 dicas para lá de práticas.

Então, se você quer saber como tirar mancha de molho shoyu da roupa, da toalha de mesa, estofados e tapetes, confira o conteúdo a seguir!

Como tirar mancha de molho shoyu?

Descubra como tirar mancha de molho shoyu?

A comida japonesa começou a ganhar cada vez mais espaço e adeptos no Brasil a partir da década de 80, quando foi difundida pelo boom de restaurantes especializados.

Hoje, a maioria das cidades possui pelo menos um restaurante japonês e se você não ama esse tipo de culinária, certamente conhece alguém alucinado pelas receitas com peixe cru.

O shoyu, molho que acompanha os pratos, é muito comum em toda a Ásia. É feito à base de soja e também pode temperar inúmeros outros alimentos, como as carnes. Sua composição leva corante caramelo – o que causa certo nível de sujeira.

O líquido pode respingar nas roupas e outros tecidos, deixando várias marquinhas escuras. Mas, você logo saberá como tirar manchas de molho shoyu. Acompanhe a seguir!

1. Como tirar manchas de molho shoyu com água fria?

Estava comendo um delicioso sushi ou preparando o tempero especial do churrasco e fez aquela bagunça? Passe água fria pelo lado contrário do tecido. Assim, você já terá feito o primeiro passo para tirar a mancha de molho shoyu e se prevenir contra marcas permanentes.

Mas, além deste, ainda temos outros truques na manga!

2. Como tirar mancha de molho shoyu usando nabo?

Já pensou em usar o nabo como uma borracha? Saiba que é uma excelente maneira para tirar manchas de molho shoyu da roupa. Vá esfregando pedacinhos do legume sobre a área manchada, e a sujeira vai sumindo como uma espécie de mágica.

Não deu certo? Calma! Ainda temos mais cinco dicas.

3. Como tirar mancha de molho shoyu com limão?

O limão é um importante agente de limpeza! Em uma vasilha, misture o suco da fruta com água quente e algumas gotas de detergente neutro. Depois, basta aplicar a misturinha sobre a mancha com o auxílio de um pano limpo. Quando a mancha sair, finalize lavando normalmente.

Nesse caso, é muito importante que a peça seque à sombra e seja bem enxaguada – já que, em contato com o sol, o limão pode provocar mais manchas. Então fique de olho.

4. Como tirar mancha de molho shoyu seco?

Se a roupa secou e a mancha de molho shoyu está parecendo irreversível, respire fundo e siga os passos a seguir!

  • Encha um balde com água e sabão;
  • Deixe a peça de molho de 20 a 30 minutos;
  • Lave a peça normalmente.

Com essas instruções simples, você vai amolecer a mancha – que sairá facilmente durante o processo comum de lavagem.

5. Como tirar mancha de molho shoyu no restaurante?

A gente sabe o quanto é difícil tirar mancha de shoyu no restaurante. Mas nada de entrar em pânico! Com um pouquinho de gengibre – abundante em restaurantes japoneses – você resolve o problema.

Esfregue um pedaço do ingrediente na mancha e voilà:  em poucos minutos, a mancha será eliminada.

6. Como remover manchas de molho shoyu com amônia?

Outro truque para limpar as manchas de shoyu é com amônia! Use 1 colher de sopa do produto em 125 ml de água e aplique sobre a mancha com um pano. Com outro pano seco, absorva a mancha, dando suaves batidinhas.

A amônia é uma substância muito forte. Para evitar intoxicação, utilize equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e óculos.

7. Como tirar molho shoyu do tapete ou estofado?

Se a bagunça aconteceu em casa e você quer saber como tirar mancha de molho shoyu do tapete ou estofado, anote aí os ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de sopa de detergente neutro.

Faça uma mistura com os dois ingredientes e aplique sobre a mancha com o auxílio de um pano limpo. Com um pano seco, dê pequenas batidinhas, absorvendo a sujeira.

Nesses casos, porém, o ideal é ter o auxílio profissional! A Dr. Lava Tudo realiza a limpeza de tapetes com total eficiência, suavizando e eliminando ao máximo as manchas mais difíceis.

Nossas soluções agem profundamente nas fibras do tecido, limpando poeira, resíduos corporais e de animais, restos de alimentos, manchas, odores, ácaros, fungos e bactérias. Nossos profissionais são altamente capacitados e limpam cuidadosamente, sem danificar o seu tapete ou estofado.

O serviço é feito em domicílio, com equipamentos especializados e com elevado padrão de qualidade. Além de higienizar, recuperamos aquela, tão desejada, aparência de estofado ou tapete novo.

Acesse nossa loja virtual e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Cuidados especiais para tirar mancha de molho shoyu

Cuidados especiais para tirar mancha de molho shoyu 

Para finalizar as dicas sobre como tirar mancha de shoyu, é importante seguir alguns cuidados extras, que vão aprimorar o processo de lavagem dos tecidos.

E se por acaso o shoyu ou outro molho caiu no sofá de tecido, não deixe de conferir nossas dicas sobre como limpar sofá de tecido com vinagre!

Siga as instruções do fabricante

A etiqueta das roupas e dos tecidos, em geral, vem com símbolos de instrução de lavagem. Ali estão todas as orientações do fabricante e é fundamental segui-las atentamente.

Assim, você saberá se a peça pode ou não ser lavada com água morna ou secar ao sol, por exemplo.

Nada de exageros

Força não é sinônimo de limpeza, por isso, nada de esfregar em demasiado o tecido. Aja com delicadeza, especialmente se o tecido for mais frágil.

Caso contrário, você se livra da mancha, mas ganha um tecido esgarçado e danificado de maneira irreversível.

Teste as receitas

Embora sejam truques caseiros, é sempre melhor testar todas as soluções em uma pequena área do tecido antes de fazer a lavagem completa. Assim, você verifica se não há qualquer reação adversa – que pode piorar o estado geral da peça.

Quanto antes melhor

O tempo pode ser seu aliado ou seu inimigo quando o assunto é limpeza! Quanto antes você agir, melhor. À medida que o molho shoyu penetra no tecido, ele deteriora as fibras, causando danos que podem se tornar permanentes.

Por isso, independentemente do método de limpeza escolhido – caseiro ou profissional – aja rapidamente, antes que a mancha de molho shoyu se instale de vez nas suas roupas, estofados e toalhas de mesa.

Aprendeu sobre como tirar mancha de molho shoyu? Então aproveite e veja os principais truques para remover mancha de chá – outro ingrediente muito comum nas culturas asiáticas!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: