» Como tirar mancha de óleo ou gordura: o guia supercompleto e prático!

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Como tirar mancha de óleo ou gordura: o guia supercompleto e prático!

Publicado em: segunda-feira, julho 22, 2019

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Se você precisa de métodos infalíveis de como tirar mancha de óleo dos tecidos, está no lugar certo! Roupas, estofados, cortinas, jogos de cama e outras peças da nossa casa (ou do escritório) podem ficar com essas manchinhas chatas que, além de deixarem um aspecto descuidado, parecem quase impossíveis de serem removidas.


Hoje, vamos te mostrar truques simples de fazer em casa, com ingredientes fáceis de encontrar – e que realmente funcionam.


As temidas manchas de óleo

como tirar mancha de óleo


As roupas estão limpinhas e, de repente, você nota uma mancha de gordura bastante visível. Infelizmente, essa é uma situação comum e muita gente perde peças de vestuário ou de cama, mesa e banho por não saber como tirar mancha de óleo.


O consumo de alimentos gordurosos é a principal causa desse problema. Mesmo que estejamos utilizando talheres e/ou guardanapos, os dedos podem ficar com gordura e entrarem em contato com as roupas. Com crianças, a sujeira é certeira ao ingerir determinados pratos.


O preparo das refeições também pode provocar manchas: óleo de fritura que respinga para fora da panela, manuseio de utensílios que já estão com gordura, encostar no fogão sujo… são muitas situações que deixam manchas – incluindo a lavagem das louças e o uso de produtos gordurosos.


Primeiros socorros


Nem sempre percebemos o momento em que a gordura encostou no tecido. Mas se você teve essa sorte, aja rápido! Quanto antes forem iniciados os cuidados, melhores os resultados.


Com um papel-toalha ou pano seco (e limpo), remova o excesso de óleo que caiu na peça. Assim, será mais fácil utilizar nossas dicas de como tirar mancha de gordura e obter sucesso.


Como tirar mancha de óleo com detergente?

como tirar mancha de óleo com detergente


Um dos métodos mais simples de como tirar mancha de óleo é usando detergente ou xampu. Estes produtos químicos têm moléculas capazes de quebrar a oleosidade e desprendê-la do tecido.


Primeiro, use água quente para lavar a área afetada pela gordura. Em seguida, esfregue com detergente ou xampu incolor e esfregue delicadamente até que a mancha saia.


Deixe o tecido secar completamente e de forma natural.  Se for necessário, repita o processo.


Como tirar mancha de óleo com talco?


Apesar de não ser diretamente responsável pela eliminação do problema, o talco é um ingrediente essencial para quem precisa saber como tirar mancha de gordura.


Assim que o óleo (ou a substância gordurosa) entrar em contato com o tecido, espalhe uma boa quantidade de talco sobre a área afetada, deixando agir por alguns minutos. O produto vai absorver o excesso de oleosidade, tornando a limpeza mais fácil.


Para finalizar, remova o talco e lave com água quente e detergente, seguindo as orientações da dica anterior.


Como tirar mancha de óleo com bicarbonato?


O bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito do talco para tirar mancha de gordura, mas é bem mais fácil tê-lo no armário de casa, não é mesmo?


Espalhe uma quantia generosa de bicarbonato sobre o óleo, para a absorção da gordura. Em seguida, lave com água quente e detergente.


Como remover mancha de óleo usando limão?

como tirar mancha de óleo com limão


O limão é uma fruta cheia de propriedades importantes e um ingrediente muito utilizado na limpeza.


Para saber como remover mancha de óleo com limão, siga um passo a passo simples: esfregue uma rodela da fruta sobre a mancha ou utilize apenas o sumo. A acidez do limão vai quebrar as moléculas de gordura e facilitar a higienização.


Finalize com água quente e detergente, esfregando com cuidado até a mancha sair completamente.


Mas tome cuidado ao utilizar o limão em móveis e outras peças que ficam sob o sol, para não provocar outras manchas ao tentar eliminar a gordura.


Como tirar mancha de óleo da roupa com vinagre?


O vinagre é outro ingrediente comum em receitas de higienização. Ele também é muito eficiente em truques de como tirar mancha de óleo dos tecidos.


Aplique o vinagre sobre a área atingida até cobrir toda a mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, lave com detergente ou sabão e espere secar completa e naturalmente.


Removendo mancha de óleo de forma profissional

como tirar mancha de óleo limpeza profissional


Depois de usar todas as dicas de como tirar mancha de óleo a marca de gordura continua atrapalhando a beleza da peça? Apesar de muito eficientes, nem sempre esses truques conseguem remover por completo o problema.


Para obter os melhores resultados, nada melhor do que contar com a solução profissional de limpeza. A Dr. Lava Tudo faz a limpeza de estofados em mais de 150 cidades do Brasil, com excelência e ótimo custo-benefício.


A lavagem é feita em domicílio, no endereço escolhido pelo cliente, e os nossos técnicos são treinados para identificar as características de cada tecido e executar a limpeza com perfeição.


A solução age profundamente nas fibras, removendo manchas, todo tipo de sujeira e micróbios.


Você também pode se prevenir contra o problema fazendo a impermeabilização do estofado, que cria uma camada de resina sobre o móvel, impedindo a entrada de líquidos e substâncias oleosas. Assim, mesmo que aconteça algum acidente, a higienização será bem simples.


Dicas extras


Para remover as manchas com eficácia e evitar novos problemas, siga as dicas a seguir e mantenha suas peças sempre bem cuidadas:


Evite realizar procedimentos de limpeza sob o sol


Muitos dos ingredientes utilizados para remover manchas podem piorar o problema se foram expostos ao sol. Por isso, sempre siga as etapas de limpeza em locais com sombra.


Fique atento à fragilidade dos tecidos


Alguns materiais são mais frágeis que outros e podem sofrer danos irreversíveis com o uso de alguns produtos. Na dúvida, sempre conte com o apoio de um profissional.


Aja rapidamente


O tempo é valioso em casos de mancha. Quanto mais cedo a limpeza acontecer, maiores as chances de sucesso.


Siga os procedimentos do fabricante


Os tecidos sempre saem de fábrica com uma etiqueta de orientações. É muito importante conferir os símbolos para saber quais cuidados devem ser tomados em cada caso.


Leia atentamente as indicações e nunca faça algo que não seja recomendado para esse tecido. Assim, suas peças ficarão sempre bonitas e vão durar bastante tempo. Para saber mais, leia nosso artigo sobre símbolos de etiqueta.


Nossas dicas te ajudaram? Sempre que precisar de uma mão na limpeza, conte com a Dr. Lava Tudo! Temos as melhores soluções profissionais de lavagem e atendemos em todo o Brasil.

https://drlavatudo.com/blog/como-tirar-mancha-de-oleo/
Dr. Lava Tudo

 

Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!


Confira nossos posts mais recentes:


  • O que é Desinfecção de Ambientes, produtos e procedimentos

  • Tudo sobre o Coronavírus – sintomas, prevenção, tratamento.

  • Dia do Consumidor: saiba como aproveitar as melhores ofertas


  • ebooks gratuitos de limpeza

    descobriu no colchão


    Você também pode gostar de: