Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de perfume da roupa, estofados e tecidos!

Publicado em: domingo, julho 28, 2019como tirar mancha de perfume da roupa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Quem não gosta de estar sempre cheiroso? Para ter uma espécie de “marca registrada” em formato de fragrância, muitas pessoas apostam nos perfumes e colônias. Mas, com o cheiro, podem vir manchas nas roupas. Isso porque há quem aplique o produto diretamente nos tecidos, para o aroma ficar mais intenso – provocando alguns problemas, já que o álcool pode alterar a cor original do pano.


Nesse post, você vai aprender como tirar mancha de perfume da roupa e de outras peças e ficar apenas com a melhor parte do produto: o cheiro.


Acidentes acontecem!

como tirar mancha de perfume da roupa


Mesmo que você esteja consciente sobre os riscos do perfume para os tecidos e não aplique o produto diretamente sobre as roupas, algumas situações atípicas podem acontecer. Por isso é importante saber como tirar mancha de perfume da roupa e agir rapidamente em caso de acidentes.


O vidro de perfume pode vazar dentro da bolsa, do guarda-roupas, em cima da cama, dentro do carro, no sofá… as situações são inúmeras. Além do cheiro forte que fica impregnado nos tecidos, as peças podem ficar seriamente manchadas.


Mas pode ficar tranquilo: seguindo nossas dicas, você vai conseguir resolver essa questão sem dificuldade.


Como tirar mancha de perfume: 4 dicas usando produtos caseiros!


Saber como tirar mancha de perfume pode evitar danos irreversíveis às roupas, aos estofados e outras peças da sua casa. Então anote as quatro dicas abaixo – que utilizam materiais simples – e seja rápido ao agir, em casos de acidentes.


1.      Água morna

como tirar mancha de perfume da roupa


A nossa primeira dica só precisa de água morna. Encha um balde com água aquecida e coloque a peça manchada de molho. É preciso aguardar de 15 a 20 minutos para o processo fazer efeito.


A água morna consegue “amolecer” a mancha, que será removida com mais facilidade na hora da lavagem com água e sabão.


Lembrando que a água não pode estar muito quente, já que muitos tecidos ficam danificados com altas temperaturas.


2.      Vinagre


O vinagre é um dos melhores produtos de limpeza que temos em casa. Quando é utilizado de maneira correta, tem alto poder limpante e vai te surpreender com os resultados.


O passo a passo de como tirar mancha de perfume da roupa com vinagre é muito simples. Use a dica número um como base e prepare um balde com água morna.


Acrescente uma colher de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente. Misture os produtos para criar uma solução poderosa de limpeza.


Coloque a peça manchada de molho e deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Agora é só enxaguar normalmente. Se for necessário, repita todo o procedimento.


3.      Glicerina


Usar glicerina também é uma ótima forma de como tirar mancha de perfume da roupa. Para isso, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de glicerina;
  • 1 colher de sopa de detergente;
  • 8 colheres de sopa de água.


Faça uma mistura com os três ingredientes e reserve. Coloque um pano limpo e seco embaixo do tecido manchado. Aplique a mistura sobre a mancha e aguarde alguns minutos. O pano que está por baixo deve absorver a mistura, juntamente com a mancha.


Agora basta enxaguar o tecido e está pronto!


4.      Água oxigenada

como tirar mancha de perfume da roupa água oxigenada


Esse é um jeito simples de como tirar mancha de perfume dos tecidos, mas deve ser feito com cuidado, para não danificar as peças.


Aplique água oxigenada sobre a mancha e, com o auxílio de um pano limpo ou papel toalha, faça uma leve pressão sobre a área.


Quando a mancha sair, enxágue normalmente. Repita o processo quantas vezes for necessário.


Removendo manchas de perfume dos estofados


Se você manchou estofados como o colchão ou o sofá, não vai conseguir utilizar as dicas de como tirar mancha de perfume apresentadas até aqui. Nesses casos, o mais recomendado é solicitar auxílio profissional.


A Dr. Lava Tudo é pioneira no desenvolvimento e execução de serviços de higienização e conservação de móveis e outros artigos e cuida da sua casa com excelência.


A limpeza de estofados ajuda a eliminar resíduos corporais, de alimentos e de animais; poeira; sujeira de obra; odores; e manchas. A empresa ainda oferece muitos diferenciais:


Equipamentos tecnológicos

como tirar mancha de perfume da roupa e de estofados


A Dr. Lava Tudo utiliza equipamento de alta tecnologia, importado da Europa, e xampu de patente japonesa. Assim, consegue atingir as camadas mais profundas do tecido, suavizando ou eliminando manchas com muita eficiência.


Estofado livre de micróbios


A limpeza profissional elimina ácaros, fungos, germes e bactérias, deixando o ambiente mais saudável. Além de se livrar das manchas de perfume, você ainda diminui as chances de ter doenças como bronquite, asma, sinusite e escabiose.


Limpeza em domicílio


Para sua total praticidade, a Dr. Lava Tudo faz a limpeza em domicílio, no endereço de sua preferência. Atendemos em residências, escritórios, espaços comerciais, sítios, chácaras e muito mais.


Saiba mais sobre a limpeza de estofados e contrate o serviço no site da Dr. Lava Tudo.


Outras dicas importantes para tirar mancha de perfume


Apenas saber como tirar mancha de perfume da roupa e dos estofados não basta. É preciso ficar de olho em outros detalhes para ter mais sucesso nessa empreitada de limpeza:


Teste a solução em uma pequena área do tecido


Apesar de usarem materiais simples, as soluções podem ter reações inesperadas no tecido. Por isso, antes de fazer a limpeza completa sempre teste a mistura em uma pequena área da peça. Só utilize de forma completa após ter a certeza de que o tecido não será danificado.


Verifique as instruções do fabricante


As roupas e estofados costumam vir de fábrica com uma etiqueta de orientações, que informam quais produtos podem ser utilizados, se é melhor lavar normalmente ou a seco e se a peça pode ou não ir ao sol, entre outras.


Leia atentamente e siga todas as orientações do fabricante. E se não souber o que o fabricante está informando, leia nosso artigo sobre o significado dos símbolos de etiqueta.


Aja rapidamente


Independentemente da forma escolhida de como tirar mancha de perfume, é necessário ser rápido. Quanto mais cedo a limpeza for feita, maiores as chances de eliminar a mancha por completo.


Com o passar do tempo, o produto penetra das fibras, deteriorando o tecido e provocando danos permanentes. Você não vai querer perder sua peça por causa de um perfume, não é mesmo?


Conte nos comentários se você conseguiu recuperar sua peça ou se ainda tem alguma dúvida sobre as etapas de limpeza das manchas.