Como tirar mancha de protetor solar facilmente?

Última modificação em: 25 de julho de 2019 Como tirar mancha de protetor solar facilmente?

Você abusou do protetor solar e acabou manchando suas roupas favoritas ou voltou do clube e, sem perceber, se deitou diretamente no sofá e agora não sabe o que fazer com as manchas que parecem não sair mais.

Calma! Se está se perguntando: afinal, como tirar mancha de protetor solar? É possível?

Selecionamos as melhores dicas para que você possa aprender agora mesmo como tirar mancha de protetor solar das roupas, do sofá, do tapete e de outros tecidos. Confira a seguir!

4 dicas sobre como tirar mancha de protetor solar

4 dicas sobre como tirar mancha de protetor solar

A verdade é que a mancha é a última preocupação que temos quando estamos passando o protetor solar. Normalmente, aplicamos o produto quando estamos a caminho de um local agradável para passar momentos com a família ou entre amigos, principalmente em dias quentes, quando vamos estar totalmente expostos ao sol.

Mas, você sabia que é sempre importante ter um filtro solar em mãos todos os dias? Mesmo em dias nublados a incidência solar também é alta e o protetor é indispensável para prevenir doenças de pele.

Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) mostram que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e representa 30% dos tumores registrados em todo o país.

Entre as formas de prevenção à doença, o Instituto destaca a aplicação de filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo, evitando a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

Agora que você sabe sobre a importância do protetor solar, não vai deixar de usá-lo diariamente, certo? Mas o uso desse produto, no entanto, apresenta um problema: a facilidade com que pode manchar as roupas, as toalhas e até mesmo os assentos de veículos, sofás, tapetes e cadeiras.

Por que o protetor solar provoca manchas tão resistentes?

A mancha é ocasionada pelos óleos presentes nas fórmulas dos protetores, tornando-a difícil de ser removida.

Mas, é claro que nós, que entendemos tudo sobre manchas, vamos te mostrar todos os cuidados necessários e receitas incríveis para removê-las.

Sempre que você aplicar o protetor solar, é indicado aguardar alguns minutos até que coloque os biquínis, as roupas, enrole na toalha ou encoste em estofados. Assim, você dá o tempo necessário para que o produto seja absorvido pela pele e previne a formação das manchas.

Mas caso aconteça um acidente, remova o excesso de protetor solar da superfície suja utilizando uma colher, espátula ou um pano úmido, sempre no sentido de dentro para fora.

Depois, é só escolher um dos passos a seguir!

1. Como tirar mancha de protetor solar com detergente

Sabe aquele detergente que você usa todos os dias na cozinha? Ele pode ser a chave para tirar as manchas de protetor solar de roupas brancas e claras.

Antes de fazer a lavagem na máquina, aplique um pouco de detergente neutro sobre o local afetado e esfregue de forma delicada.

Em seguida, coloque a roupa na máquina, ainda com o detergente, lavando separadamente para que as outras peças não fiquem manchadas.

O detergente tem um poder incrível de limpeza e ajuda a eliminar até as manchas de refrigerante. Se você precisa dessa dica, aprenda agora como fazer!

2. Como tirar mancha de protetor solar com vinagre

Também é possível remover manchas de protetor solar utilizando vinagre branco, um poderoso desengordurante, que irá quebrar as moléculas de óleo do produto derramado.

Para limpar, coloque a roupa ou a toalha de molho em água quente misturada a uma xícara de vinagre. Deixe agir por um tempo até que se perceba a dissolução da mancha e enxágue

Realizar este passo é também uma excelente forma de eliminar bactérias, ácaros e fungos que possam estar presentes no tecido e ainda remover possíveis odores.

Veja como o vinagre pode ser um ótimo ajudante na limpeza!

3. Como tirar mancha de protetor solar com bicarbonato de sódio

Colocar um pouco de bicarbonato sobre a mancha de protetor solar também é uma boa maneira de eliminá-la. A dica é adicionar uma quantidade suficiente para cobrir toda a mancha e deixar agir.

Depois que você perceber que a mancha está desaparecendo, limpe o excesso de bicarbonato com uma escova, um pouco de detergente e lave normalmente.

Caso a mancha persista, encha um recipiente com água e sabão neutro e deixe a peça de molho.

Por fim, lave mais uma vez e sua mancha deverá ter sumido completamente.

4. Como tirar mancha de protetor solar por meio da limpeza profissional

Sabemos que tirar manchas de protetor solar em sofás, carpetes ou poltronas é bem mais complicado do que em peças avulsas.

Se mesmo após seguir todas as nossas dicas, a mancha de filtro solar persistir, é hora de contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza profissional de estofados e de tapetes!

Neste caso, a Dr. Lava Tudo é a melhor solução! Fazemos a higienização de estofados a seco, um método eficiente na remoção de manchas, além de outros resíduos, odores e microrganismos que fazem mal à saúde.

O serviço é feito em sua casa, em poucas horas, para sua total comodidade!

Para prevenir contra a formação de novas manchas, a Dr. Lava Tudo ainda oferece o serviço de impermeabilização de estofados, um procedimento capaz de criar uma camada protetora no tecido, impedindo a penetração de líquidos e substâncias oleosas.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Outros cuidados sobre como tirar mancha de protetor solar

Para que todas as dicas que ensinamos hoje tragam o melhor resultado na remoção da mancha de protetor, é importante ficar atento a algumas questões:

  • Seja ágil na limpeza! Quanto antes você agir para eliminar a mancha, melhor. Com o tempo, as substâncias que formam a sujidade podem danificar o tecido, tornando a mancha irreversível até mesmo para as limpezas profissionais;
  • Teste as soluções em uma pequena área do tecido antes de aplicar os ingredientes por toda a roupa ou estofado. Alguns tecidos são mais delicados e podem sofrer com a ação das substâncias;
  • Todos os estofados, tapetes e roupas contam com etiquetas que detalham as recomendações do fabricante com relação às melhores práticas de limpeza. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, leia atentamente as instruções do produto. E se você está meio perdido sobre essa parte, entenda o que significam os símbolos de lavagem de roupas.

Gostou das nossas dicas sobre como tirar mancha de protetor solar? Então aproveite e aprenda agora mesmo como tirar mancha de perfume da roupa, dos estofados e dos tecidos!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: