Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar mancha de refrigerante? Aprenda agora mesmo!

Publicado em: quarta-feira, julho 17, 2019Como tirar mancha de refrigerante? Aprenda agora mesmo!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Domingo de sol, verão, um refrigerante geladinho do lado e… Opa! Derramou tudo e agora a roupa está manchada! Quem nunca passou por essa situação?

Seja nas roupas, no sofá, na cortina ou no tapete, os refrigerantes são bebidas que mancham facilmente, pois contêm grande quantidade de corante em sua composição.

Mas existem dicas simples sobre como tirar mancha de refrigerante que você pode fazer em casa, rapidamente. Assim, você evita tecidos manchados para sempre. Confira agora!

Descubra como tirar mancha de refrigerante com 5 dicas práticas

Descubra como tirar mancha de refrigerante com 5 dicas práticas

Não adianta chorar pelo refrigerante derramado, certo? Mas para te ajudar a solucionar esse problema, reunimos cinco dicas infalíveis. Acompanhe!

  1. Como tirar mancha de refrigerante com água e detergente

A primeira dica sobre como tirar mancha de refrigerante é mais indicada para peças de roupa. Se você deixou cair a bebida na blusa ou em outros itens do vestuário, é só seguir os seguintes passos:

  • Coloque a peça de molho em água fria ou em temperatura ambiente com detergente neutro incolor;
  • Deixe agir por alguns minutos para que o produto penetre bem nas fibras do tecido;
  • Por fim, enxágue e deixe secar naturalmente.

Também é possível fazer uma aplicação de detergente diretamente sobre a mancha, com um pouco de água. Depois, é só esfregar levemente com uma escova com cerdas macias e enxaguar. A mancha sai rapidinho!

  1. Como tirar mancha de refrigerante com vinagre, sabão e detergente

Para uma limpeza mais poderosa, mas não agressiva aos tecidos, temos outra dica com produtos que você tem em casa!

Para fazer a limpeza, crie uma mistura com:

  • 2 colheres de sabão líquido para lavar roupas;
  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • E água.

Deixe a peça de roupa de molho por algumas horas, até que a mancha comece a se desprender e saia por completo.  

Quer aprender a fazer seu próprio produto para higienização de suas peças de roupa? A Dr. Lava Tudo ensina um passo a passo para fazer sabão para lavar roupas caseiro!

3. Como tirar mancha de refrigerante com bicarbonato

Todo mundo tem bicarbonato de sódio no armário de casa, não é mesmo? Essa potente substância é muito usada na limpeza de casa, por ser bactericida, remover odores e resíduos.

E a boa notícia é que ela também é incrível para remover manchas! Veja como fazer:

  • Faça uma mistura de ¼ de xícara de bicarbonato para 1 xícara de água em temperatura ambiente;
  • Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir;
  • Depois, é só remover o bicarbonato ou lavar a peça normalmente.

Outra forma também bastante eficaz é aplicar o próprio bicarbonato até cobrir a mancha para que absorva a umidade do refrigerante.

4. Como tirar manchas de refrigerante do sofá e do tapete

Se o refrigerante derramou no sofá ou no tapete e você não sabe o que fazer, a dica é aplicar um pouco de vinagre branco sobre a mancha e esfregar com leveza.

O vinagre é um dos melhores amigos da limpeza doméstica, saiba mais sobre todas as suas utilidades na rotina de faxina!

Mas, se no seu caso a mancha é persistente, você seguiu essa dica à risca e não funcionou como esperado, a saída é contar com a ajuda dos especialistas em limpeza profissional. Leia a próxima dica e saiba mais!

5. Como tirar manchas de refrigerante por meio da limpeza profissional

Caso a mancha persista, mesmo após as dicas anteriores, é importante buscar o quanto antes uma solução profissional de higienização para que seu estofado ou tapete fique totalmente limpo novamente!

A Dr. Lava Tudo realiza a limpeza a seco de sofás e tapetes em todo o Brasil. Os serviços são realizados na comodidade da sua casa, em inúmeras cidades do país.

O método de limpeza semi seco, também chamado de lavagem a seco, utiliza o mínimo de água, de forma a não agredir os tecidos. Se comparado a uma lavagem tradicional, ele usa só 10% de água!

A esse volume é adicionado um potente e específico produto de limpeza, certificado pela ANVISA, que é borrifado e esfregado levemente por toda a área do sofá.

Para remoção da mancha e de impurezas mais profundas, passa-se uma máquina extratora a vácuo, com tecnologia exclusiva de alta performance.

Esta limpeza é a forma mais eficaz de tirar mancha de refrigerante, além de acabar com:

  • 99,7% de microrganismos que causam alergias, como ácaros, fungos e bactérias;
  • Odores fortes;
  • Outros tipos de resíduos, como restos de alimentos e poeira;
  • Manchas de vários tipos, como de molhos, tinta e outras bebidas escuras;
  • Resíduos do corpo e de animais de estimação.

A maior vantagem é higienizar não apenas a área da mancha, mas todo o estofado, mantendo-o limpo e conservado por muito mais tempo.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Para chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa, é só acessar nossa loja online ou entrar em contato por telefone (0800-944-9999) e fazer o agendamento.

Outros cuidados sobre como tirar mancha de refrigerante

Outros cuidados sobre como tirar mancha de refrigerante

Além de todas as dicas, existem algumas questões importantes a destacar, para facilitar na hora do desespero. Confira!

Atenção aos refrigerantes coloridos

Se o acidente aconteceu quando você estava tomando um refrigerante de laranja, uva ou cola, o cuidado deve ser redobrado.

No caso de refrigerantes coloridos, a mancha pode ser mais difícil de ser removida, devido aos corantes fortes.

A dica é deixar a peça de molho por mais tempo do que o usual. Assim, quando você for lavar, o resíduo sairá mais facilmente.

Evite usar água quente ou morna

É comum utilizarmos água quente ou morna para limpeza, uma vez que a alta temperatura consegue remover óleos e gorduras com mais eficiência que a água fria. Porém, no caso dos refrigerantes é exatamente o contrário.

A água quente, nesse caso, tem o poder de impregnar ainda mais os corantes no tecido. A água em temperatura ambiente, por outro lado, facilita sua remoção.

Aja rapidamente

A grande máxima da remoção de manchas é a seguinte: o tempo é o grande inimigo!

Quanto mais rápido você agir para limpar o tecido, mais fácil será remover a mancha. Caso se passe muito tempo para realizar a lavagem, até mesmo o serviço profissional pode não retirar a mancha por completo.

A mancha pode ocasionar uma degradação permanente na fibra do tecido, tornando o dano irreversível. Por isso, assim que o refrigerante derramar, corra para colocar nossas dicas em prática!

Quer aprender sobre como eliminar outros tipos de manchas, como a mancha de café? Continue acompanhando as nossas dicas e mantenha sua casa sempre impecável!