Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa?

Última modificação em: 17 de setembro de 2018 Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa?

É comum, dependendo da cor e do tipo de tecido, que suas roupas manchem durante a lavagem. Isso pode acontecer por vários fatores, desde a mistura de roupas claras com escuras até a forma como o tecido foi tingido, fazendo com que a tinta se solte durante o processo de lavar a roupa.

Independente do motivo, o resultado é você com uma de suas peças de roupa favoritas danificada, não é mesmo? Mas, não se preocupe, somos especialistas em limpeza e te daremos algumas dicas sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.

Quer saber como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa? Confira o conteúdo que preparamos e livre-se daquelas manchas que parecem impossíveis.

Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa?

Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa?


Para resolver este problema você pode recorrer a uma empresa especialista em lavagem de roupas ou você mesmo pode tentar retirar a mancha. A boa notícia é que é possível utilizar ingredientes que você já tem em casa, sem recorrer a produtos específicos ou ter muito trabalho.

Na maioria das vezes, coisas que você usa em seu dia a dia, como vinagre, álcool, bicarbonato ou água quente são peças-chave para tirar a mancha de modo rápido e eficiente.

Não acredita? Confira essas dicas práticas que reunimos aqui e saiba como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa:

Como tirar mancha de roupa manchada na lavagem?

O segredo para ter roupas que durem muito, além da qualidade dos tecidos, é a forma como você lava cada peça. Algumas vêm, inclusive, com instruções de lavagem, para que não tenha erro na hora de limpá-las.

Algumas precisam de limpeza delicada, outras de ficar mais tempo de molho e há até as que não podem ter certos tipos de produtos envolvidos no processo – como é o caso de roupas coloridas com alvejantes.


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


Mesmo seguindo todas as devidas recomendações, acontece de as roupas saírem da máquina com manchas. Isso acontece durante a própria lavagem e, geralmente, por conta da mistura de roupas tingidas com as que têm tom mais claro.


Confira algumas dicas para não deixar que isso aconteça!

  • Lave as roupas brancas separadamente das coloridas;
  • Considere também o tom da roupa na hora da lavagem. Um azul claro, por exemplo, pode ser vibrante e soltar tinta da mesma forma que uma roupa vermelha. Procure lavar tons parecidos na mesma leva;
  • Não deixe as roupas escuras tanto tempo de molho. Quando elas ficam na água e com produtos químicos por muito tempo, a tendência é soltar mais tinta, o que pode ocasionar manchas em outras roupas;
  • Se a roupa é tingida e é a primeira vez que você vai lavá-la, lave-a separadamente, sem contato com outras roupas. Como é sua primeira lavagem, é possível que ela solte mais tinta que o previsto;
  • Não utilize alvejantes em roupas coloridas;
  • Fique atento à temperatura da água na hora de lavar. Água quente ou morna, por exemplo, pode contribuir para que a tinta das roupas saia;
  • Use a quantidade de sabão indicada nas instruções da sua máquina de lavar. O sabão em excesso contribui para que manchas aconteçam;
  • Para saber se a roupa solta tinta, molhe um pedaço do tecido, pegue um pedaço de papel toalha e encoste na parte molhada. Se o papel toalha ficar colorido, a roupa solta tinta com certeza.

Se suas roupas já estão manchadas, as dicas acima servirão apenas para o futuro, por isso, veja abaixo alguns métodos úteis para se livrar das manchas!

E se além de tirar as manchas da roupa, você quer saber como dividir e organizar as tarefas domésticas, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema.

Como tirar mancha de outra roupa depois de seca?

Pode ser que a mancha que está tentando remover já esteja seca. A boa notícia é que ainda existe solução para isso. Veja algumas receitas caseiras:

Detergente

Para esse caso, você pode fazer uma mistura de água e detergente. Em seguida, borrifar sobre a mancha e esfregar com uma escova de cerdas macias até clarear.

Sabão em pó

Outra solução é deixar a peça ferver em um pouco de água com sabão em pó durante cerca de 5 minutos. Depois, enxaguar a roupa manchada.

Como tirar manchas de roupas coloridas com vinagre?

O vinagre é capaz de fazer milagres quando o assunto é tirar manchas e é utilizado em muitas tarefas domésticas. O processo é simples:

  • Misture em um balde água e vinagre – a porção deve ser de metade de água e metade de vinagre;
  • Coloque a roupa manchada na mistura;
  • Deixe de molho por meia hora;
  • Retire a roupa da mistura e despeje álcool diretamente na parte manchada;
  • Coloque a roupa novamente na mistura e deixe de molho por três horas;
  • Após esse período, lave a roupa novamente na máquina apenas com sabão.

Confira outras dicas de limpeza usando vinagre:

Como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa usando água fervida?

O tecido manchado recentemente costuma reagir bem à água quente para retirar a nódoa. Por isso, faça uso desta dica para tentar reparar o estrago:

  • Com a roupa manchada ainda molhada, aplique álcool no local manchado;
  • Coloque a água para ferver em uma panela;
  • Acrescente a roupa na panela quando estiver fervendo;
  • Deixe ferver por cinco minutos;

Outra solução para remover manchas de roupa manchada por outra roupa é misturar uma colher de sopa de açúcar em água fervida e mergulhar a peça de roupa. Aguarde alguns minutos e avalie os resultados.

Como tirar mancha de outras roupas em roupa branca com água oxigenada?

O uso da água oxigenada também vai além do medicinal. Essa dica é válida apenas para roupas brancas que mancham, ok? Então veja como tirar mancha de roupa branca:

  • Coloque em um balde um pouco de água com quatro medidas de água oxigenada;
  • Deixe a roupa de molho de um dia para o outro;
  • Passado o período, enxágue a roupa normalmente e coloque para secar.

Como tirar manchas de roupas usando sabão de coco?

O sabão de coco é um ingrediente importante em casa para tirar manchas ou simplesmente lavar suas roupas sem produtos químicos que as agridam severamente. Ele também pode te ajudar a resolver o problema de como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.

Confira o passo a passo:

  • Corte o sabão de coco em pedacinhos – você pode optar por ralar o sabão também;
  • Coloque o sabão em pedaços em uma panela com água;
  • Coloque a roupa manchada na mistura;
  • Ferva a mistura com a roupa dentro por cinco minutos;
  • Enxágue a roupa.

Obs: ao ver que a roupa manchou, não espere secar para fazer o procedimento. As chances de resolver o problema enquanto a roupa ainda está molhada são maiores!

Confira nosso vídeo de dicas de como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa:

Como tirar manchas de roupas coloridas com bicarbonato?

O bicarbonato pode te ajudar em inúmeras tarefas dentro de casa, desde a limpeza da cozinha, até o desentupimento de ralos. Ele também pode ser um aliado para quem quer saber como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa.

Veja como é simples:

  • Separe um recipiente médio, quatro colheres de bicarbonato e água quente;
  • Reúna tudo no recipiente e coloque a roupa manchada;
  • Deixe agir por duas horas;
  • Lave a roupa normalmente.

Agora você tem várias opções sobre como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa!

Como tirar mancha de roupa listrada preta e branca?

Outro problema comum de roupa manchada na lavagem são as peças listradas, principalmente as que têm listras brancas. Caso você lave-as com outra peça de cor mais forte, elas também podem ficar manchadas. A solução aqui é simples, tudo que precisa é de água fervida. Mergulhe a peça em uma panela com água, deixe ferver durante 30 minutos e pronto!

Como tirar mancha vermelha de roupa branca?

A água fervida também é ótima para resolver esse problema de mancha vermelha na lavagem. Assim como na dica anterior, coloque a peça em uma panela para ferver e acrescente sabão em pó ou sabão ralado. Deixe por cerca de 10 minutos.

Mas essa dica é válida apenas para peças de algodão ou linho. Outros tecidos podem ser danificados.

Como tirar mancha azul de roupa branca?

Mais uma vez, vamos apostar na água fervida. Mas agora, vamos dar uma incrementada nessa mistura.

  • Coloque as roupas em uma panela com água;
  • Adicione sabão em pó até que fique azul;
  • Coloque mais 3 colheres de sopa de bicarbonato e deixe ferver por alguns minutos;
  • Desligue o fogão e deixe a peça de molho por umas 6 horas aproximadamente;
  • Lave a peça normalmente.

E se por acaso o seu tapete está muito sujo, não deixe de conferir nossas dicas sobre lavagem de tapetes!

Aprendeu como tirar mancha de roupa manchada por outra roupa? Se precisar de ajuda com outros tipos de limpeza em sua casa, como sofás, cadeiras, colchões e desinfecção de ambientes, conte com a gente! Somos especialistas em limpeza e conservação e contamos com uma equipe altamente capacitada!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: