Como tirar mancha de vela da roupa e de outros tecidos?

Última modificação em: 30 de julho de 2019 Como tirar mancha de vela da roupa e de outros tecidos: guia completo!

Quantos jantares à luz de velas você já fez este ano com quem você ama? Fez um pedido e fechou os olhos quando soprou suas velas de aniversário? Acendeu uma vela aromática enquanto preparava um bom banho?

O uso de velas é um símbolo utilizado pela humanidade há milênios. Sabia que elas foram criadas na Roma Antiga, há cerca de 500 a.C?

Seja para fins religiosos ou para festas e outras comemorações, a vela sempre trouxe um clima aconchegante e místico, iluminando e aquecendo sutilmente e é por isso que tanta gente a adora.

Mas, apesar dos prazeres que a vela traz, ela pode acabar derramando a cera derretida sobre roupas, toalhas de mesa, móveis, tapetes ou estofados, causando pequenos transtornos no dia a dia.

A cera pode manchar os tecidos, sobretudo quando acendemos velas coloridas. Mas, se isso aconteceu com você, fique tranquilo! Para resolver esse problema, separamos algumas dicas sobre como tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos. Veja só!

Aprenda agora mesmo como tirar mancha de vela da roupa e de outros tecidos sem danificá-los e com dicas muito simples!

Descubra agora como tirar mancha de vela da roupa e de outros tecidos

Descubra agora como tirar mancha de vela da roupa e de outros tecidos

Antes de colocar em prática as dicas que vamos apresentar, certifique-se, como cuidado prévio, que a cera está bem seca.

Em contato com o ar e com o fogo apagado, a cera de parafina se solidifica rapidamente ao diminuir sua temperatura. Assim, esperar a cera secar antes de limpar torna a remoção da mancha muito mais fácil.

Com a parafina sólida, a chance de a mancha se espalhar se torna bem menor. Após ter essa garantia, siga uma de nossas dicas abaixo!

Como tirar mancha de vela com cubo de gelo

Se cair muita cera sobre o tecido e você quiser acelerar o processo de endurecimento para facilitar a remoção da mancha, a melhor dica é passar um cubo de gelo sobre ela. O resfriamento rápido fará com que a parafina se solidifique mais rapidamente.

Lembre-se que quanto mais ágil você for para remover a mancha, mais fácil e eficaz será. Tecidos manchados por muito tempo acabam se degradando, o que torna a mancha perene e impossível de eliminar por completo, mesmo com uma lavagem profissional.

Como tirar mancha de vela com uma colher

Depois que a cera estiver completamente sólida, remova o excesso do material que caiu no tecido com a ajuda de uma colher ou uma espátula.

É importante ressaltar que não se deve usar facas e que esse procedimento deve ser feito com todo cuidado para não danificar o tecido.

Passo a passo para tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos

Passo a passo para tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos

Agora que você já removeu o excesso, é hora de acabar com as temidas manchas de vela. Em geral, elas são causadas por óleos ou corantes adicionados à parafina, por isso, é preciso eliminá-los.

Então vamos à primeira dica sobre como tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos:

Como tirar mancha de vela usando ferro de passar e papel toalha

  • Para começar, coloque duas folhas de papel toalha sobre a mancha de cera;
  • Em seguida, passe o ferro de passar roupas por cima do papel, em uma temperatura baixa, até que o material desgrude do tecido e passe para as folhas de papel.
  • Caso não tenha um ferro de passar roupas, use outra fonte de calor, como um secador ou uma chapinha de cabelos, por exemplo.

Como tirar mancha de vela usando água morna e bicarbonato

Outra forma bastante eficaz para remoção de manchas de vela é utilizar bicarbonato de sódio.

Esquente um pouco de água, até que ela cubra a peça de roupa manchada. Depois, adicione bicarbonato de sódio e deixe um tempo de molho até que a parafina derreta e desgrude do tecido.

Caso sua peça de roupa seja colorida ou escura, tome muito cuidado para deixar apenas o tempo necessário para a remoção da mancha. Não é indicado deixar por um longo período para que o tecido não desbote.

Como tirar parafina de vela de estofados e tapetes

Como tirar parafina de vela de estofados e tapetes

As dicas que demos acima são muito eficientes para remover a parafina de tecidos. Porém, em alguns casos elas podem não ser a melhor opção.

Se a parafina da vela cair em estofados ou tapetes, a solução ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza profissional.

A limpeza caseira pode danificar alguns tipos de tecidos e, em certas situações, a mancha pode estar muito agarrada, necessitando uma limpeza mais profunda.

A Dr. Lava Tudo conta com profissionais altamente treinados para lidar com todos os tipos de materiais e revestimentos, de forma a limpar completamente sem agredi-los.

Durante a limpeza de tapetes e estofados, são utilizados produtos, certificados pela ANVISA, específicos para cada tipo de tecido que tem alta performance na remoção de manchas.

Além disso, a limpeza profissional elimina outros tipos de resíduos, deixando seu estofado ou seu tapete 100% higienizado. Os produtos têm efeito bactericida, acaricida e fungicida. Portanto, além de eliminar as manchas, odores e resíduos, eles protegem a sua saúde ao acabar com esses microrganismos.  

A limpeza é feita com equipamentos extratores que fazem a remoção das sujidades a vácuo, sendo este o método mais eficaz do mercado.

Acesse nossa loja online e conheça todas as soluções de limpeza profissional que oferecemos!

Dicas extras para tirar manchas de parafina da roupa e outros tecidos

Dicas extras para tirar manchas de parafina da roupa e outros tecidos

Agora que você já aprendeu como tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos, pode comemorar à vontade e preparar um delicioso jantar romântico, uma festa de aniversário ou um momento relaxante.

Para que você esteja totalmente preparado e não tenha dores de cabeça depois, seguem mais algumas dicas importantes:

  • Aja sempre com delicadeza. Alguns tecidos são muito finos e frágeis, como a seda, o chiffon e o veludo, e o manuseio errado pode causar danos permanentes;
  • Antes de tomar qualquer atitude, confira a etiqueta da peça de roupa, estofado ou tecido e verifique as instruções do fabricante sobre como lavar e secar;
  • Lembre-se de redobrar a atenção no momento de remover as manchas com espátula, para que o tecido não rasgue;
  • Tome cuidado também no momento de usar o ferro, a chapinha ou o secador para não queimar os tecidos e, é claro, não se queimar;
  • Antes de acender a vela, também vale um cuidado especial. Verifique onde a parafina poderá cair ao se derreter. Se a vela estiver em cima de uma toalha de mesa, por exemplo, coloque um pratinho ou recipiente por baixo para evitar novas manchas.

Aprendeu direitinho sobre como tirar mancha de vela da roupa e outros tecidos? Agora, é só acender suas velas e comemorar! Descubra também como tirar mancha de vinho do sofá e se previna durante o jantar!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: