Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
O inverno chegou e você estava doido para tirar as roupas de frio do armário! Nada mais elegante do que a estação mais fria do ano. Agora é a hora de usar aquela jaqueta de couro que você guardou durante meses e aí vem a surpresa: tudo mofado! Apesar dessa situação chata, não se preocupe! A Dr. Lava Tudo preparou um guia prático de como tirar mofo de couro. Assim, você mantém tudo limpo e higienizado o ano todo.
A causa do mofo
Para começar, antes de mostrar como tirar mofo de couro vamos explicar o que é o mofo. São vários tipos de fungos que se proliferam e deixam paredes, pisos, roupas, móveis com aspecto acinzentado, esbranquiçado ou até preto.
Para aparecer, basta que o ambiente seja úmido. No Brasil, a umidade do ar é intensa na maioria das cidades, o que se torna o local perfeito para que o mofo prospere.
Não está relacionado ao calor. Sua cidade pode ser fria ou quente, que os fungos podem aparecer. Porém, se sua casa ou empresa fica sempre fechada, a probabilidade do mofo se instaurar é maior.
Como prevenir?
Confira algumas dicas para evitar que suas peças de couro fiquem mofadas.
Coloque as peças para “respirar” de tempos em tempos
Por serem peças pesadas e quentes, é comum deixarmos as roupas de couro guardadas por muito tempo.
Porém, a melhor forma de prevenir o mofo é fazer com que as peças respirem. Ou seja, coloque-as ao ar livre – na sombra – para arejar as peças e retirar a umidade.
Claro que isso vale apenas para peças pequenas, como roupas, sapatos e bolsas. No caso de móveis (como o sofá, por exemplo), tente manter as janelas abertas o quanto puder.
Lembre-se que não é indicado colocar as peças no Sol, como fazemos com as de tecido. Apesar do sol ser excelente para remover mofo, os raios ultravioleta podem queimar o couro, tirando seu brilho e alterando a cor original.
Coloque anti mofos no armário
Uma boa dica é colocar produtos anti mofo ou aparelhos desumidificadores de ar dentro do armário ou no closet.
Eles têm a capacidade de sugar o excesso de umidade do ar, tornando o ambiente menos favorável à proliferação de fungos.
A Dr. Lava Tudo preparou um post especial para ensinar como fazer anti mofo caseiro. Veja só!
Cuide dos encanamentos da sua casa
Se você quer acabar com o mofo nas suas peças de couro, o ideal é identificar o foco do problema. Procurar a causa do mofo é uma medida mais duradoura do que simplesmente ficar procurando soluções paliativas.
Em geral, o que causa o mofo em casas e apartamentos é algum defeito nos encanamentos. Furos, infiltrações e vazamentos fazem com que as paredes fiquem sempre úmidas, prato cheio para os fungos e bolores de desenvolverem.
Se esse for o caso, veja como remover umidade da parede.
Se possível, esse problema deve ser evitado logo na construção do imóvel. As paredes e pisos devem ser devidamente impermeabilizados para evitar infiltrações.
Como tirar mofo de couro? Veja soluções para vários tipos de peça
Agora, se o mofo já está para todo lado, vamos à questão prática: como tirar mofo de couro?
Roupas de couro
Para tirar mofo das roupas de couro a melhor dica é passar um pano umedecido com vinagre branco – o produto milagroso para todos os tipos de limpeza. Ele acaba com os fungos, bactérias e não deixa cheiro.
Uma dica de como tirar mofo de couro curiosa é: caso sua peça seja colorida, mergulhe a região mofada em leite fervido. Lembre-se de não colocar quando o leite estiver muito quente para não danificar o couro e nem deixar tanto tempo. Alguns minutos já bastam para remover o mofo.
Sofás de couro
Por serem móveis amplos, é mais difícil que o mofo se impregne nos sofás, assim como fazem nas roupas. Porém, por causa da umidade, com o tempo as junções do sofá acabam ficando mofadas e com mau cheiro.
Nesse caso, é importante fazer a higienização com uma solução de:
- 500 ml de água;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- 1 colher de sopa de vinagre.
Umedeça um pano limpo com a solução e passe por toda a extensão do sofá. Se o mofo estiver muito impregnado, esfregue levemente para sair tudo.
Por estarem mais concentrados nos locais onde não vemos, na parte interna do sofá, fica mais difícil limpar o couro e extrair os fungos.
Para isso, o mais indicado é fazer uma higienização profissional do sofá de couro. A limpeza a seco utiliza apenas 10% da água de uma lavagem tradicional, o que faz com que o couro não seja danificado.
Junto com a água, é passado um produto especial com ação antifúngica. Além disso, ele mata bactérias e ácaros, higienizando seu móvel completamente e acabando com os riscos de alergia e doenças respiratórias causadas por esses agentes.
Como tirar mofo de couro: sapatos e bolsas
Sapatos e bolsas de couro costumam ser usadas em todas as épocas do ano e não só no inverno. Por isso, precisam ser limpos mais vezes ao ano.
A dica de como tirar mofo de couro é a mesma das roupas: passe o vinagre branco, porém a cada 3 meses, nesse caso.
Bancos de couro automotivos
Os carros com banco de couro também enfrentam o problema dos bancos mofados, caso estejam expostos à umidade.
Além do pano umedecido com vinagre, vale a pena nesse caso contar com a limpeza de uma empresa especializada, já que a limpeza nas extremidades é mais complicada.
Você e sua família passam muito tempo dentro do carro e o ideal é não se submeter ao mofo por tanto tempo.
Outros cuidados com couro
Além da limpeza do couro, é muito importante fazer a hidratação dos objetos a cada oito meses. Isso porque o couro é um material vivo, que acaba ressecando e rachando.
A hidratação é feita com um produto especial, que não danifica o couro nem o deixa grudento.
Ficou interessado em fazer a limpeza e hidratação do couro? Conheça os serviços da Dr. Lava Tudo.