Como tirar o cheiro de mofo do colchão? Aprenda agora!

Última modificação em: 6 de janeiro de 2022 Como tirar o cheiro de mofo do colchão? Aprenda agora!

Você percebeu um cheiro de mofo saindo do seu colchão e não faz ideia de como chegou a esse ponto?

Geralmente, isso acontece porque passamos boa parte de nossas vidas dormindo e durante esse tempo, suor, umidade, ácaros, células mortas da pele e outros alérgenos se acumulam em nossas camas, provocando um mau cheiro.

Essa combinação pode, além de mofar parte do colchão, provocar diversos tipos de alergias e outras doenças.

Algumas estratégias podem ajudar a prolongar a vida útil de sua cama, mas quando isso não for suficiente para impedir o mau cheiro, você pode higienizar e neutralizar o colchão usando uma variedade de métodos.

Quer saber mais sobre como tirar cheiro de mofo do colchão? Então confira nossas dicas e descubra como manter seu colchão livre de odores!

Descubra como tirar cheiro de mofo do colchão!

Descubra como tirar cheiro de mofo do colchão!

Se o seu quarto é muito úmido e você raramente ventila a sua cama, fique atento ao surgimento de mofo ou bolor.

Provavelmente, eles são os motivos pelos quais a sua cama está cheirando mal, sendo assim, removê-los, higienizar e secar corretamente o colchão irá eliminar o cheiro de mofo.

À medida que crescem, esses fungos tendem a emitir compostos voláteis microbianos, que geram o forte cheiro de mofo. Seus esporos também podem causar alergias e reações respiratórias, portanto, fique atento ao cheiro de mofo em sua cama e elimine-os rapidamente.

O ideal é nunca deixar o seu colchão ficar úmido e também arejar seu quarto regularmente para evitar o crescimento de mofo e bolor. Porém, se já é tarde demais para esse conselho, continue a leitura e confira as nossas próximas dicas!

Como eliminar o cheiro de mofo do colchão?

Antes de tentar qualquer um dos métodos a seguir, sempre aspire o seu colchão. Isso removerá uma grande parte de qualquer acúmulo de alérgeno ou poeira.

Usando a ponteira correta para tecido, passe o aspirador em todo o colchão, prestando muita atenção às costuras e fendas onde o mofo, os ácaros, a pele morta e a sujeira podem se acumular.

Os ácaros e a poeira também podem desencadear sintomas como olhos lacrimejantes, coriza, coceira na garganta, erupções cutâneas ou dificuldades respiratórias em pessoas com tendência a alergias.

Eles podem até ser inofensivos para algumas pessoas, mas a ideia de dormir em uma cama cheia de alérgenos não é tão agradável.

Além disso, outra dica é que se você estiver usando qualquer tipo de líquido para limpar o colchão, use o mínimo possível. O líquido pode danificar os materiais internos do colchão e, se não secar naturalmente, criará um ambiente perfeito para o crescimento de mais mofo e bolor.

Água e Vinagre

Uma simples solução de água e vinagre é uma ótima opção natural para usar no lugar de produtos de limpeza compostos por inúmeros agentes químicos.

Misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador e borrife levemente a superfície do colchão até que fique úmido, mas não saturado. Seque completamente antes de virar para pulverizar o outro lado. Certifique-se de que o colchão esteja seco antes de usar para evitar o reaparecimento de mofo e bolor.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio funciona maravilhosamente bem para neutralizar odores, mesmo em um colchão.

Usando uma peneira fina, distribua uniformemente o bicarbonato de sódio sobre a superfície do colchão – use o quanto for necessário. Deixe descansar por 30 minutos, embora quanto mais tempo, melhor. Você pode esperar até 24 horas.

Enquanto espera, tente expor a cama à luz natural do sol – o sol ajuda a desodorizar ainda mais seu colchão, absorvendo qualquer umidade. Após o tempo alocado, use o aspirador de pó para remover todo o bicarbonato de sódio.

Óleos essenciais

Após remover todo o mofo, reserve um pouco de bicarbonato de sódio, misture com cerca de 15 a 20 gotas de seu óleo essencial favorito e peneire sobre o colchão.

Recomendamos os de hortelã-pimenta, lavanda, limão ou eucalipto.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Após aspirar o colchão, misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador. Pulverize levemente a superfície do colchão até ficar úmido, deixe secar naturalmente e, em seguida, vire para fazer o outro lado.

Depois que a cama estiver completamente seca, cubra a superfície com uma camada fina de bicarbonato de sódio e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, passe o aspirador no colchão e repita o processo com o bicarbonato de sódio do outro lado.

Amido de milho

O amido de milho é uma boa maneira de remover manchas recentes!

Polvilhe o amido de milho sobre a mancha e polvilhe também algumas gotas de água. Espere cerca de cinco minutos antes de remover o amido de milho e seque a mancha com uma toalha de papel.

Amido de milho e bicarbonato de sódio

Para desodorizar, espalhe amido de milho e bicarbonato de sódio em todo o colchão.

O amido de milho absorve os óleos corporais, enquanto o bicarbonato de sódio remove os odores. Deixe secar por um dia antes de passar o aspirador e repita o procedimento do outro lado do colchão.

3 dicas de limpeza infalíveis!

Embora não possamos abrir nossas camas para remover e limpar os materiais internos, existem outros métodos para manter seu colchão limpo e até mesmo aumentar sua vida útil.

A seguir estão alguns de nossos métodos de limpeza de colchão favoritos, confira!

1. Fique atendo a limpeza e a remoção de manchas

Os líquidos são a causa mais comum para o surgimento de mofo e de manchas no colchão, por isso, é melhor cuidar de um derramamento o mais rápido possível – mas lembre-se: se o seu colchão estiver impermeabilizado, isso não será um problema para você!

Quanto mais tempo o líquido permanece, mais ele penetra e se fixa. Seque a mancha com um pano de microfibra e água fria. Evite água morna ou quente para prevenir a definição da mancha. Absorva a umidade restante com um pano seco, pressionando para remover a mancha, e evite movimentos circulares que podem piorar ainda mais a situação.

Crie uma pasta usando partes iguais de sal, bicarbonato de sódio e vinagre branco. Esfregue a pasta na área manchada e deixe por 30 minutos. Escove a pasta e remova os resíduos com um pano úmido. Deixe secar naturalmente.

Se nada disso der certo ou se você quer, ao invés de tentar resolver o problema por conta própria, garantir a higienização eficaz e a integridade do seu colchão, conte com a ajuda dos especialistas em limpeza profissional.

Neste segmento, a Dr. Lava Tudo é uma das melhores e maiores empresas do Brasil, são mais de meio milhão de clientes satisfeitos espalhados por todo território nacional.

Todos os profissionais são altamente capacitados para identificar a melhor solução para cada caso, levando em consideração o estado do colchão e as características de cada um. Além disso, todos os produtos utilizados são certificados pela ANVISA e garantem a eliminação de bactérias, ácaros e vírus.

Após a higienização, seu colchão estará limpo e cheiroso – e o ideal é que seja feita também uma impermeabilização.

Impermeabilizar o seu colchão é uma das melhores maneiras de protegê-lo, especialmente contra o mofo, já que o processo impede que os líquidos penetrem em sua estrutura.

Acesse agora mesmo o site da Dr. Lava Tudo e descubra qual o preço da limpeza e impermeabilização do seu colchão!


SELECIONE os itens que deseja limpar e VEJA VALORES

limpeza de sofá limpeza de colchão limpeza de cadeira limpeza de carro limpeza de poltrona limpeza de tapete limpeza de puff limpeza de carrinho de bebê limpeza de bebê conforto limpeza de carpete limpeza de travesseiro limpeza de pelúcia limpeza de chaise longue limpeza de recamier limpeza de divã

Deslize para mais itens


2. Limpe seu colchão regularmente

A melhor maneira de evitar que o odor se acumule no colchão é mantê-lo limpo. Aspire a superfície e as laterais a cada mês para remover a poeira e as células mortas da pele.

Além disso, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados para higienizar o seu colchão a cada seis meses. Assim você garantirá um colchão limpo, cheiroso e que não oferecerá riscos à saúde.

3. Lave a roupa de cama regularmente

A roupa de cama ajuda a manter o colchão sempre limpo. No entanto, o suor, a pele morta e a sujeira são transferidas de nosso corpo para a cama.

Se não trocarmos regularmente nossa roupa de cama, esses detritos podem se acumular e criar um problema maior. Para evitar isso, lave as fronhas e os lençóis a cada 1 ou 2 semanas e siga as instruções de cuidados com cobertores, edredons e travesseiros.

Para uma limpeza mais profunda, lave os lençóis na configuração de temperatura mais alta que for permitida de acordo com o tecido e depois seque por pelo menos 30 minutos. Isso vai matar os ácaros e outras bactérias que podem estar à espreita em sua cama.

Seu colchão está limpo?

Higienizar regularmente o seu colchão por meio de especialistas em limpeza profissional é o segredo para manter o seu quarto sempre cheiroso e garantir noites de sono muito melhores.

Você não apenas prolongará a vida útil do seu colchão atual e economizará dinheiro porque não precisará substituí-lo tão cedo, mas também melhorará sua saúde removendo fungos, vírus, bactérias e outros alérgenos incômodos.

Gostou de saber mais sobre como tirar cheiro de mofo do colchão? Então não deixe de conferir agora como acabar com percevejos do colchão!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: