Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar pelo de roupa preta: 12 dicas RÁPIDAS. Veja aqui!

Publicado em: segunda-feira, setembro 3, 2018Como tirar pelo de roupa preta 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Você faz parte do grupo de pessoas apaixonadas por roupas pretas? A cor é elegante, bonita, fácil de combinar, vai bem em várias ocasiões, mas tem um problema: junta uma quantidade enorme de pelos. E aí, por mais bonita e sofisticada que seja a combinação de roupas, você vai ficar com aspecto sujo e desleixado, passando uma impressão ruim sobre si mesmo. Para acabar de vez com esse problema na sua vida, veja as nossas dicas de como tirar pelo de roupa preta e continue usando as peças dessa cor sem problema.


Por que aparecem tanto?


como tirar pelo de roupa preta 2


Se você já não aguenta mais desistir de usar algumas peças porque elas parecem estar sujas e quer saber como tirar pelo de roupa preta, saiba que não está sozinho.


Mas por que essa cor pega tanto pelo, afinal?


Alguns tecidos pegam mais pelo do que os outros, como os linhos, camurças e chenile. Já os sintéticos, embora não atraíam tanto os pelos, são mais propensos à aderência, fazendo com que os fios fiquem bem grudados na roupa. É o caso do poliéster, do nylon e da viscose.


Lavar roupas de materiais diferentes no mesmo processo e ficar em contato constante com animais também contribui para deixar roupa “peluda”.


Outro detalhe: quem tem cabelos claros tem um item a mais para grudar nas roupas pretas e piorar o estado geral das peças.


E o que a cor preta tem a ver com isso?


O problema do preto é que esses pelos aparecem mais do que em roupas de outra cor, já que o contraste é maior. Ele pega a mesma quantidade de fios que outras cores, mas passa a sensação de ser bem mais aderente aos fios.


Outro problema comum é o surgimento de bolinhas nas roupas. Leia nosso artigo e saiba como tirá-las.


Dicas para prevenir os malditos pelos!


Melhor do que buscar soluções mágicas de como tirar pelo de roupa preta é evitar que eles grudem nos tecidos.


Não sabe como fazer isso? A gente te ensina!


1. Escolha tecidos que não grudem pelos


Ao comprar roupas pretas, opte por tecidos que não grudam pelos. É o caso da seda, couro, tafetá e o jeans, entre outros.


Se tiver dúvidas, converse com o vendedor antes de levar as peças para a casa.


2. Siga as instruções do fabricante


A lavagem correta também é uma dica importante de como evitar os pelos. Siga as instruções presentes na etiqueta para evitar acúmulo de fiapos ou mesmo danos à sua roupa.


3. Lave de forma adequada


Além de seguir essas instruções, tome outros cuidados durante a lavagem:

  • Separe a roupa preta das peças de outra cor;
  • Não lave peças pretas com tecidos que soltam fiapos, como toalhas ou blusas de lã;
  • Use o ciclo adequado para o tecido;
  • Use a quantidade correta de sabão e amaciante.


Aprenda a fazer sabão líquido para lavar roupas e economizar na limpeza.


4. Mantenha a revisão da máquina de lavar em dia


A máquina de lavar também acumula pelos no filtro. Quando o equipamento não é limpo nem passa por manutenção, em vez de filtrar esses fios, ela pode sujar ainda mais a sua roupa preta. Fique de olho e mantenha a máquina de lavar sempre ajustada.


5. Esvazie os bolsos antes de lavar


Confira todos os bolsos antes de colocar a roupa na máquina. Se houver papel ou alguma material que solte fiapos, a lavagem vai ficar comprometida e o trabalho será dobrado.


6. Guarde as peças do lado avesso


Outra dica fácil de executar é guardas as roupas do lado avesso. Assim, elas não correm o risco de pegar pelos de outras peças no contato dentro das gavetas e do guarda-roupa.


7. Como tirar pelinhos de roupa preta com esponja de cozinha


A esponja de cozinha (limpa) pode ser útil para acabar com os pelos inconvenientes na roupa preta.


Passe a parte macia de forma suave, fazendo movimentos para cima e para baixo. Mas nunca misture com a bucha de lavar roupa! Caso contrário, sua roupa pode ficar com restos de comida.


8. Como tirar pelo de roupa preta com vinagre


Você já deve imaginar o quão poderoso o vinagre é na limpeza doméstica, não é verdade? Como a gente é fã desse produto, não poderíamos deixar de recomendá-lo também para acabar com pelos em roupas pretas!


Essa dica funciona durante a lavagem. Adicione um pouco de vinagre ao detergente e coloque as roupas para lavar. Mas nunca se esqueça de verificar as instruções de lavagem do fabricante para não ter dores de cabeça.


9. Tirar pelo de roupa preta com amaciante


Caso não tenha vinagre, substitua o produto por amaciante. Coloque as roupas na máquina, um pouco de amaciante e faça um enxágue para remover os pelos.


A mesma recomendação vale aqui: veja a etiqueta de lavagem da peça.


10. Água


Uma dica super rápida para acabar com os pelinhos, principalmente se não estiver em casa, é usar um pouco de água.


Umedeça um pouco as mãos e passe sobre a superfície que está com pelos. Em seguida, sacuda um pouco e faça isso até acabar com todos eles.


11. Pedra pomes


A pedra pomes é muito usada para “lixar” a sola dos pés, deixando-os mais macios. E adivinha: ela também é útil se quiser tirar os pelos da sua roupa.


Então passe o objeto sobre a roupa, com uma pressão bem leve para não danificá-lo, até remover o último fio.


12. Aparelho de barbear


Lâminas de barbear podem ser outra opção. Mas, assim como a pedra pomes, devem ser usados com cuidado para não rasgarem o tecido da roupa. Separe um aparelho de barbear apenas para isso e evite usar essa dica em peças com tecido mais delicado.


Como faço para tirar fiapos de roupa preta?

como tirar pelo de roupa preta 3


Para saber como tirar pelo de roupa preta, pense na seguinte situação: você tem uma reunião de trabalho importante e já separou a roupa no dia anterior. Acorda atrasado se veste correndo e quando chega à empresa, a roupa está cheia de pelo.


Isso é comum, mas passa uma imagem ruim que ninguém quer ter no ambiente profissional – ou em qualquer lugar.


Mas dá para tirar o pelo da roupa preta com soluções simples e rápidas. Confira:


· Use fita adesiva larga


Você pode andar com uma fita adesiva na bolsa e usar sempre que precisar. Esse produto é uma ótima forma de como tirar pelo de roupa preta.


É só pegar um pedaço de fita e ir “batendo” na roupa. O pelo sairá facilmente e bem rápido.


· Carregue com você uma escovinha própria para remover pelos


Existem no mercado algumas opções de escovinhas próprias para tirar pelos das roupas – pretas ou não.


Mas como essa escovinha é feita de um material mais grosseiro, semelhante ao velcro, ela não é indicada para as peças mais delicadas.


Outros cuidados de como tirar pelo de roupa preta


No dia a dia, também é importante tomar certos cuidados para evitar acúmulo de pelos, tanto na casa quanto nas roupas. Veja o que você pode fazer na sua rotina:


· Aspire a casa com frequência


Aspire a casa pelo menos uma vez por semana, para que os pelos não se acumulem de forma exagerada no chão e nos móveis. Quando não puder aspirar, um pano úmido também ajuda a resolver.


· Mantenha os pelos do pet sempre escovados

Como tirar pelo de roupa preta pet


Se tiver bichos de estimação, escove os pelos com frequência, assim a queda dos fios vai diminuir. Usar luvas de látex para tirar os pelos que já estão soltos também é uma dica excelente.


É só calçar a luva e usar como se estivesse fazendo carinho no seu cachorro ou gato.


· Cuide do tecido correto também no revestimento do sofá


Compre sofá e cadeiras com revestimentos que não atraiam pelos. Afinal, de nada adianta tomar todos os cuidados com as roupas e sentar em um estofado cheio de fiapos e outros resíduos. As peças vão ficar com aparência suja do mesmo jeito.


Todas essas dicas ajudam a manter a casa limpa e higienizada. Além de uma boa faxina e da lavagem das roupas, existem outras soluções para deixar a sua casa brilhando – inclusive com qualidade profissional.


Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo e veja como deixar a sua rotina de organização mais eficiente.