Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar tinta guache da roupa sem manchar? [5 DICAS]

Publicado em: quinta-feira, abril 12, 2018como tirar tinta guache da roupa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Seu filho estava brincando de artista e sujou a roupa toda? Fique tranquilo! Hoje vamos ensinar como tirar tinta guache da roupa sem manchar, e mostrar como deixar o guarda-roupa do seu filho limpinho, mesmo depois de horas de brincadeiras.

Quem tem criança em casa sabe o quanto a limpeza das roupas pode se tornar um verdadeiro desafio: manchas de comida, terra, graxa, seiva de plantas e muito mais.

As brincadeiras não têm fim e depois sobra para você a limpeza de todas as peças, que muitas vezes dão um trabalho enorme. Os sofás também não escapam, e recebem marcas de gordura, bebidas e outros resíduos.

Como tirar tinta guache da roupa: o que é tinta guache?

como tirar tinta guache da roupa Rui Perdigão

A palavra “guache” começou a ser usada no século XVIII, na França, mas sua origem é italiana: vem da palavra “guazzo”, que significa tinta de água.

Semelhante à aquarela, essa tinta possui cores mais fortes, já que sua densidade é maior, e é composta por goma-arábica, glicerina, xarope e pigmentos brancos.
 

 
São utilizadas por artistas de vários estilos, como Rui Perdigão e Hans Simon Holtzbecker. Também são muito demandadas em salas de aulas, para alunos em diversos níveis de aprendizagem, já que suas cores são fáceis de misturar.

Saber como tirar tinta guache da roupa é muito importante nesse segundo caso, já que as crianças costumam deixar a imaginação correr solta, usando a criatividade para pintar e deixando várias manchas no tecido.

Tinta guache mancha a roupa?

A tinta guache é um produto lavável e que se dissolve em água, portanto é possível eliminar a sujeira no processo comum de lavagem. Porém, é comum que a mancha seja persistente e demore para sair.

A mancha não é permanente, mas pode ficar bem difícil de ser removida, dependendo da situação em que ela ocorrer. Antes de listamos nossas dicas de como tirar tinta guache da roupa, lembramos detalhes importantes sobre manchas:

  • Quanto mais cedo ela for removida, mais fácil será o processo de limpeza;
  • Antes que ela seque, lave a peça em água corrente abundante;
  • Cuidado ao usar alvejantes e outros produtos químicos: eles podem danificar o tecido e até piorar a mancha.

5 dicas de como tirar tinta guache de roupa

como tirar tinta guache da roupa

Já deu para entender que não é preciso ficar de cabelo em pé quando aparecerem manchas de tinta na roupa das crianças, não é mesmo? Para te dar ainda mais tranquilidade, confira nossas receitinhas caseiras de como tirar tinta guache da roupa sem manchar ou danificar as peças.

1 – Água e sabonete branco

Se a tinta guache ainda não secou completamente, basta molhar um sabonete branco e esfregá-lo delicadamente sobre o local da mancha. Assim que obter uma quantia generosa de espuma, deixa a roupa descansando por 15 minutos e depois enxágue. Repita o processo, se for necessário.

2 – Vinagre branco

Lavou com água e sabão, mas a mancha ainda não saiu? Experimente o vinagre branco. Aplique o produto sobre a mancha, com o auxílio de um pouco de algodão e esfregue suavemente até recuperar o tecido.

3 – Acetona

Uma terceira alternativa é utilizar acetona – aquela mesmo de remover esmaltes, aplicando-a sobre a mancha com um algodão. Depois que a mancha sair é só lavar normalmente com água e sabão.

4 – Como tirar mancha de tinta seca da roupa?

Se a tinta secou completamente sobre o tecido, basta raspar o produto, com o auxílio de uma espátula, e pronto! A tinta não adere as camadas mais profundas da roupa, por isso é fácil de ser retirada. Mas, se houver alguma marquinha, use as receitas anteriores para complementar a limpeza.

5 – Como tirar tinta guache de roupa branca 

À primeira vista, pode parecer impossível. Mas também é possível tirar manchas de tinta guache em roupas brancas.

A solução é usar um pouco de lysoform. Jogue um pouco do produto sobre a mancha e esfregue até que ela vá clareando. Para finalizar, lave normalmente.

Mas lembre-se sempre de verificar as instruções de lavagem do fabricante e testar em uma área pequena do tecido para evitar surpresas desagradáveis.

Como tirar tinta guache do sofá

É claro que não poderíamos encerrar esse artigo sem apresentar dicas de como tirar mancha de tinta guache do sofá. Afinal, a brincadeira das crianças pode se espalhar por toda a casa. Veja como é simples:

Previna a sujeira com a impermeabilização de estofados

Quando comprar um sofá novo ou quando lavar o que já tem em casa, contrate um serviço de impermeabilização de estofado. A técnica cria uma barreira protetora sobre o sofá, impedindo a entrada de materiais aquosos ou oleosos. Assim, se cair tinta guache, basta remover com o auxílio de um tecido úmido.

Retire a mancha antes que ela seque

A limpeza do sofá com manchas fica mais fácil se a tinta ainda estiver molhada. Remova o excesso de tinta com a ajuda de um tecido limpo e seco. Depois, esfregue o local com uma solução de água morna e sabão líquido de coco.

Use vinagre branco

Uma receita simples de como tirar mancha de tinta guache ou outros resíduos, como tinta de caneta, é usar vinagre branco com detergente neutro. Basta misturar:

  • 2 colheres de vinagre
  • 1 colher de detergente
  • 1 uma xícara de água

Agora, é só esfregar a solução sobre a mancha com um pano limpo. Depois é só secar.

A limpeza profissional de estofados ainda é a melhor maneira para higienizar o sofá e remover manchas. Na Dr. Lava Tudo, o procedimento é feito por técnicos especializados e com produtos de alta qualidade. Por isso, o seu sofá permanece em perfeito estado após o serviço. Conheça a solução e faça um orçamento!