Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como tirar umidade da parede de uma vez por todas?!

Publicado em: sexta-feira, junho 15, 2018como tirar umidade da parede

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Cuidar de uma casa vai além de limpá-la e deixá-la organizada. É necessário ficar de olho em cada detalhe, pois é muito fácil aparecer fungos, mofo, bolores e manchas. Isso tudo pode ser resultado de umidade nas paredes, que acaba afetando a estética da sua casa, estragando móveis e interferindo na saúde de sua família. Por isso, aí vem a questão: como tirar umidade da parede?

Continue a leitura e confira as dicas da Dr. Lava Tudo!

A parede esta úmida. E agora? Como tirar umidade da parede

Você já percebeu que sua casa tem pontos úmidos e não consegue tirar uma dúvida da cabeça: como tirar umidade da parede? De maneira geral, a fonte do problema é mais grave que a umidade em si.

Por isso, o ideal é que você descubra exatamente o que está provocando essa umidade. Trata-se de uma infiltração? As telhas do telhado estão fora no lugar? Os canos estão furados? É necessário drenar o terreiro?

São muitas as possíveis causas. Depois de descobri-la, é necessário resolver o problema em vez de apenas maquiar a situação. Por isso, apenas pintar a parede não é a solução quando o assunto é como tirar umidade da parede.

Após resolver o problema original – lembre que a umidade é um problema secundário – a parede deve ser impermeabilizada. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Caso a superfície tenha chegado ao ponto de ter mofo, utilize água sanitária para limpar o local e espere secar.
  2. Lixe a parede, retirando toda a tinta e pintura da região. Importante considerar um espaço maior do que o que foi atingido pela umidade, ampliando a região a ser tratada.
  3. Aplique um produto impermeabilizante.
  4. Após secar, pinte por cima.

Agora que você já sabe como tirar umidade da parede, vale a pena ficar ligado em algumas coisas que você pode fazer para evitá-la!

Como evitar umidade na parede

Saber evitar a umidade é até mais importante do que saber como tirar umidade da parede. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão fazer com que esse problema fique longe de você.

1. Abra as janelas

Não tenha medo de deixar o ar entrar. A primeira dica para evitar a umidade é proporcionar que o ambiente seja arejado. Se o cômodo é ventilado, as chances são bem menores de ter episódios de umidade.

2. Faça a manutenção das telhas

Faça periodicamente a manutenção em calhas e telhas. Verifique se não há quebraduras, rachaduras e goteiras. Dessa forma, você descobre o problema antes de ele aparecer.

3. Proteja os locais com encanamento hidráulico

como tirar umidade da parede encanamento

Ambientes com mais tubulações de água, como banheiro, cozinha e área de lavanderia, estão mais propensos a ter umidade. Por isso, coloque um exaustor na sua cozinha, tenha janelas e aberturas em seu banheiro e esteja sempre atento a perfurações no encanamento.

4. Escolha revestimentos impermeáveis

Outra dica é optar por revestir as paredes e pisos com azulejos, cerâmica, mármore ou granito. Esses materiais não são porosos, o que faz com que a umidade não penetre tão facilmente e, assim, não desenvolva microrganismos que causam o mofo.

Tinturas texturizadas também são capazes de proteger a parede, uma vez que suas fórmulas impedem a penetração de líquidos.

5. Use carvão para absorver a umidade

Alguns ambientes não contam com ventilação normal. É assim o caso de porões, garagens e despensas. Um truque para essas situações é colocar uma vasilha com carvão nesses cômodos. Esse é um mineral capaz de absorver a umidade do ar e pode contribuir a evitar que ela aconteça.

Umidade na parede e alergias

A umidade nas paredes pode trazer consequências maiores que apenas afetar a estética de sua casa e a decoração. Em decorrência do mofo que pode surgir na parede úmida, diversas alergias podem atingir os moradores da casa, colocando em risco sua saúde e a de seus familiares.

Você sabia que 35% dos brasileiros sofrem com alergia?

A sinusite e a rinite também podem se manifestar pelo contínuo contato com os fungos do mofo e pessoas com asma podem ter crises, com respiração afetada. Em casos mais extremos, a umidade pode contribuir para o desenvolvimento de pneumonia.

As doenças desencadeadas por mofo e paredes úmidas não são apenas respiratórias. Alergias tópicas, que afetam a pele do alérgico, também são mais comuns do que se imagina. Coceiras e irritações nos olhos também podem estar entre as implicações.

Confira aqui outras dicas sobre como prevenir o mofo!

A umidade pode acabar com seus móveis!

como tirar umidade da parede limpeza

Você monta sua casa com todo carinho, escolhe os móveis a dedo, gasta suas economias para tudo ficar do seu jeito. De repente, quando menos se espera, você descobre que seu guarda-roupa, sofá ou armário está repleto de mofo ou se deteriorando.

Por essas e outras é possível afirmar que a umidade é um verdadeiro vilão para seus móveis. No caso daqueles que são feitos de madeira, eles vão absorver a água que estiver em sua parede. O resultado disso é a madeira inchar e deformar o móvel. Em alguns casos, se o material for inferior, como MDF, podem soltar pedaços do objeto.

Já em situações envolvendo tecidos, como em seu sofá ou colchão, o mofo decorrente da umidade pode provocar manchas e odor forte, o que consequentemente vai inutilizar o móvel e dar trabalho para recuperá-lo.

Veja dicas simples para evitar que seus móveis sejam afetados pela umidade

  1. Sempre que possível, deixe os armários e guarda-roupas abertos para que possam ventilar.
  2. Evite que os móveis estejam encostados nas paredes. O ideal é que a distância seja de cinco centímetros, permitindo que a circulação de ar seja maior e diminuindo as chances de mofo.
  3. Fique atento. Observe os cantos das paredes e atrás dos móveis de vez em quando, colocando a mão na parede para ver se ela está fria e úmida. Quando o mofo é descoberto no começo, fica muito mais fácil se livrar do problema.

Agora você já sabe como tirar umidade da parede! No entanto, caso ela já tenha se instalado por completo, causado mofo e danos aos seus móveis, vale a pena contar com ajuda profissional para efetuar a recuperação.

A Dr. Lava Tudo tem opções de limpeza e impermeabilização de estofados que garantem a completa remoção do mofo. Nossos produtos são antifúngicos, o que elimina o bolor causado pela umidade. Confira os serviços disponíveis!