Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Produtos de Limpeza: cuidados na hora de comprar, usar e armazenar

Publicado em: quarta-feira, setembro 20, 2017Produtos de Limpeza

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você é aquela pessoa que não se preocupa com as especificações e aparência dos produtos de limpeza e escolhe o primeiro que vê pela frente? Ou então não repara se a embalagem está vazando, com o rótulo rasgado ou ilegível? Tome cuidado, esse é um momento que precisa de atenção!

A utilização de produtos de limpeza doméstica faz parte da rotina de todos os lares, por isso é bom ficar sempre atento na hora de comprá-los, utilizá-los e armazená-los. Sabemos que são nossos aliados para deixar o ambiente limpo, perfumado e bonito, mas podem se tornar perigosos se não formos cautelosos!

 

O que fazer ao comprar produtos de limpeza?

 

Ao comprar um produto de limpeza, também conhecido como saneante, a primeira coisa a ser feita é observar a embalagem e verificar se está devidamente fechada e sem vazamentos. Depois é preciso ler atentamente o rótulo e identificar os componentes que estão inclusos, para que desta forma seja evitada a compra de produtos que contenham algum item que cause a você ou a sua família reações alérgicas, respiratórias ou problemas de saúde mais graves.

Todos os produtos de limpeza têm a obrigação de serem devidamente registrados e regularizados, necessitando a licença de funcionamento que é emitida pela ANVISA. Eles devem conter um número de registro, além do nome e função do produto (amaciante, sabão em pó, detergente, etc)

Segundo a ANVISA o rótulo dos produtos de limpeza precisam ter:

• O nome do fabricante ou importador, com endereço completo, telefone e também o nome do técnico responsável pelo produto;

• A frase “Produto notificado na ANVISA/MS” ou número do registro no Ministério da Saúde;

• A frase “Antes de usar leia as instruções do rótulo”, para que o consumidor saiba como utilizá-lo;

• Medidas de prevenção para o risco previsível (ou seja, explicar que o produto é tóxico se ingerido, inalado, ou ao entrar em contato com os olhos ou pele);

• Orientação e informações de primeiros socorros em caso de acidentes, (esta informação deve abordar todas as vias de exposição possíveis: ingestão, olhos, pele e inalação)

• O número de telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);

• Cuidados da conservação do produto (deve incluir medidas para a manutenção da qualidade e cuidados para a estocagem segura);

• Caso esteja escrito no rótulo “PROIBIDA A VENDA DIRETA AO PÚBLICO” ou “USO PROFISSIONAL”, este produto somente poderá ser utilizado por profissional habilitado.

 

Como utilizar os saneantes?

 

Saber utilizar os produtos de limpeza de maneira correta é ideal para o aproveitamento máximo das vantagens oferecidas por ele, além de ser essencial para evitar acidentes como: inalação, intoxicação, queimadura, irritação da pele. Também contribuí para não danificar os locais e objetos que foram utilizados para a limpeza, como o fogão, o chão, o carpete, os tapetes, os colchões e estofados.

Ressaltamos a importância da leitura das instruções de uso que estão no rótulo, afinal os produtos de limpeza possuem suas próprias especificações e diferentes componentes químicos, por isso existem diversas maneiras de aplicação e manuseio.

Não se deve misturar os produtos, a menos que isso esteja indicado no rótulo, porque além de prejudicar o seu desempenho, pode resultar em uma reação química inesperada. Uma combinação errada pode causar reações explosivas ou vapores tóxicos que causam danos à saúde.

 

Dica:

 

Saber diluir os produtos de limpeza é uma vantagem para economizar, já que a quantidade que será utilizada para a limpeza será menor. Para a diluição não interferir na qualidade da higienização e eficiência da limpeza opte por produtos com uma concentração maior.

 

Como diluir o produto?

 

Leia as indicações de diluição do produto que estarão presentes no rótulo, a proporção é sempre informada neste material, um litro de produtos para determinado litros de água. Se na sugestão estiver 3 por um, então você dilui um litro daquele material em três litros de água, simples assim.

 

Qual a melhor forma de armazenar os produtos?

 

Os produtos de limpeza devem ser armazenados em temperatura ambiente,  sem umidade no local, protegidos do sol e do calor,  por conta de alguns produtos serem inflamáveis. Devem ser colocados em um local próprio, separado de outros produtos, principalmente, de alimentos e utensílios de cozinha, para que não exista a possibilidade de serem consumidos ou misturados.

Outra dica para os consumidores, em caso de dúvidas, é consultar a Cartilha de Segurança do Lar divulgada pelo Governo. Ela contém orientações e instruções sobre vários itens de segurança, que vão desde os cuidados com produtos químicos até os com eletricidades dentro do lar, o que ajuda na dúvida de muitos consumidores

Lembrem-se: cuidado nunca é demais!