Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Decoração para casa de alérgicos: dicas que aliam beleza e cuidados com a saúde

Publicado em: quinta-feira, maio 17, 2018decoração-alergicos

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Os alérgicos sabem como uma casa é cheia de armadilhas: artigos de decoração e móveis que acumulam muita poeira, tecidos que constituem o ambiente ideal para o desenvolvimento de ácaros, e detalhes como tapetes ou carpetes que dificultam a limpeza diária

Por isso, a parcela de 1/3 de brasileiros que sofre com as alergias geralmente se preocupa mais com a praticidade do que com a estética da casa em si.

Mas sabia que dá para decorar a casa de um jeito bacana, sem prejudicar a saúde? Veja nossas dicas de decoração contra alergias e aprenda a deixar a sua casa com personalidade única e livre de alergênicos.

Organização da casa para alérgicos: quais itens causam mais problemas?

alergicos

Pessoas com alergia devem estar atentas em todos os detalhes da casa, já que o contato com a poeira, ácaros, fungos e bactérias, por menor que seja, pose ser o gatilho para crises graves.

Veja quais os itens de maior preocupação para os alérgicos:

Travesseiros e colchões

A gente passa um bom tempo em contato direto com o travesseiro e o colchão, que, sem os cuidados adequados, são o local ideal para o desenvolvimento de ácaros. Esses “bichinhos” podem provocar problemas respiratórios e alergias na pele.

 

Carpetes, tapetes e cortinas

Além de acumularem muita poeira, os tapetes e cortinas podem desenvolver mofo, especialmente quando ficam em locais com pouca circulação de ar e sem iluminação.

Revestimentos do sofá

Sem os cuidados corretos, o sofá também pode ficar mofado ou virar um reduto de ácaros, contribuindo para agravar as alergias respiratórias e cutâneas.

Bichos de pelúcia

Eles são difíceis de limpar e acumulam muita poeira. As crianças adoram, mas os bichos de pelúcia são os grandes vilões para quem tem filhos alérgicos.

Objetos de decoração

Os objetivos decorativos também são um perigo para que tem uma pessoa alérgica em casa. Sejam quadros, estátuas, bonequinhos, os artigos decorativos são um verdadeiro depósito de poeira e precisam de higienização frequente para não virarem um problema. O mesmo vale para os livros e artigos de escritório.

Veja a entrevista que fizemos com um especialista em alergias respiratórias e saiba tudo sobre esse problema.

O que fazer para organizar a casa? Decoração deve ser bonita e funcional

decoração alergicos

Na hora de pensar a decoração da sua casa, é importante aliar o seu gosto estético a itens que sejam funcionais e práticos de limpar.

Com as nossas dicas você vai ver que é possível deixar a sua casa bonita e protegida contra os causadores de alergias.

Prefira revestimentos lisos e que possam ser lavados

Ao escolher o revestimento do sofá, dê preferência aos tecidos mais lisos, com pouca ou nenhuma textura e possam ser lavados. Isso vai fazer com o móvel acumule menos poeira no dia a dia e seja facilmente limpo na rotina diária de manutenção da casa.

Escolha cortinas leves e fáceis de remover

As cortinas são um dos itens que mais merecem atenção. Dependendo do cômodo e se ficam encostando na parede, podem ficar facilmente mofadas e virar um grande problema para os alérgicos.

Escolha as cortinas fabricadas com material leve e lavável, que seque com facilidade. Na instalação, opte pelos modelos que saiam sem esforço, já que vão precisar ser removidas com alguma frequência.

Se for possível, opte pelas persianas. Afinal, são fáceis de limpar e não são o local propício para o crescimento dos fungos e outros microrganismos.


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Procure móveis com revestimento especial contra fungos e bactérias

Já existem no mercado móveis com um revestimento especial contra o desenvolvimento de fungos e bactérias. Faça uma pesquisa e invista em armários, estantes, camas, etc., que possuam esse tipo de acabamento.

Escolha revestimentos fáceis de limpar para paredes e pisos

alergicos piso

Cerâmica, porcelanato e laminados são as melhores opções de revestimento para a casa dos alérgicos.

Você só precisa de um pano úmido para fazer a limpeza e ajudar a garantir um ambiente saudável e livre de doenças respiratórias.

Evite o uso de tapetes

Como já dissemos, os tapetes são um veneno para pessoas com alergias. Mas se essa for uma peça essencial para a casa, escolha os modelos com trama mais fechada e sem pelos.

Dê preferência aos móveis embutidos

Se estiver dentro do orçamento da decoração, contrate uma empresa para planejar os móveis e instalar armários embutidos. Dessa forma, o topo desses móveis não fica exposto e, assim, não vira um depósito de pó.

Para quem está comprando móveis tradicionais, a dica é sempre posicioná-los a uma distância de 2 centímetros da parede, para evitar o mofo.

Decoração para alérgicos deve ser clean

Evite excesso de objetos de decoração e móveis com reentrâncias. O melhor é manter os cômodos livres e sem grandes quantidades de objetos.

Use somente o que for necessário e mantenha uma rotina de limpeza. No caso de quartos com brinquedos ou muitos livros, mantenha um armário somente para armazenar esses artigos. Evite, assim, que eles fiquem em contato constante com poeira.

Outras dicas para deixar a casa limpa

  • Faça um planejamento de higienização da casa e não deixe passar nenhum detalhe. A limpeza é muito importante para os alérgicos.
  • Use roupas de cama de algodão e evite cobertores de lã.
  • Use protetores de colchão e travesseiros e lave as roupas de cama uma vez por semana.
  • Faça a impermeabilização do sofá, protegendo, assim, seu móvel contra a umidade.
  • Tire a poeira diariamente, com um pano úmido, e desenvolva o hábito de usar aspirador de pó na rotina de limpeza.
  • Pelo menos uma vez por dia, deixe as portas e janelas abertas para fazer o ar correr pela casa.
  • Limpe o guarda-roupa uma vez por mês e, sempre que possível, deixe as portas abertas para evitar o mofo.
  • Use vinagre para fazer a limpeza da casa. Além de limpar, ele ajuda a proteger contra fungos e bactérias.

A Dr. Lava Tudo é a empresa ideal para quem precisa da casa sempre limpa. Temos várias soluções para a higienização da casa, que vão desde a impermeabilização de estofados à lavagem de vários artigos.

Conheça nosso portfólio e faça um orçamento. Deixar a casa protegida é muito prático e custa pouco.