Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

7 dicas de decoração para quarto pequeno

Publicado em: quinta-feira, março 15, 2018decoracao para quarto pequeno

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Investir em uma boa decoração para quarto pequeno é essencial para otimizar o uso do seu espaço. Quem não quer aproveitar cada cantinho e conseguir organizar todos os móveis e objetos com praticidade, beleza e conforto?

O crescimento das cidades e a mudança no perfil das famílias têm transformado as moradias e o modo como as pessoas vivem. Segunda pesquisa divulgada no evento Mercado Livre Experience, 23% dos brasileiros moram em apartamento.

E a tendência é que esse tipo de empreendimento fique cada vez mais compacto, com 45, 35 ou 25 m². Algumas construtoras já planejam imóveis com 14 e até mesmo, acredite, 10 m².

Por isso, continue a leitura desse post e confira 7 dicas infalíveis de decoração para quartos pequenos e aprenda a aproveitar melhor seu espaço e garantir um sono tranquilo.

 

1 – Na decoração para quarto pequeno, invista em cores claras

 

decoracao para quarto pequeno (3)

As cores claras fazem com que o espaço fique visualmente maior. Na decoração para quarto pequeno, aposte em tons de branco ou beges, tanto nas paredes quanto nos móveis. Deixe os detalhes de cor para objetos decorativos, como almofadas, luminárias ou esculturas.

Para quem prefere tons mais “alegres”, a alternativa é escolher apenas uma parede para receber um toque de cor, deixando o restante com o branco.

 

2 – Instale os móveis em uma linha mais baixa da parede

 

Prateleiras, painéis e estantes devem ser instaladas em linhas mais baixas da parede. Isso faz com que haja mais espaço entre os móveis e o teto, passando a sensação de que o pé direito é mais alto.

Visualmente, o quarto vai parecer maior e mais confortável, sem mil coisas atulhadas do chão ao teto. Tome cuidado apenas, para que eles não fiquem na área de circulação e provoquem justamente o efeito inverso.

 

3 – Use prateleiras e outros móveis suspensos

 

decoracao para quarto pequeno (4)

 

As prateleiras são aliadas essenciais de quem está planejando a decoração para quarto pequeno. Nelas, o morador tem a possibilidade de colocar livros, objetos decorativos ou mesmo guardar documentos e outros itens pessoais.

Além delas, as mesinhas suspensas e os nichos, ajudam a usar melhor o espaço disponível. Móveis no chão podem deixar o quarto apertado e a locomoção prejudicada.

Se você utiliza seu quarto para trabalhar ou estudar, essa é uma dica ainda mais fundamental. Veja como montar um home office ideal!

 

4 – Opte por móveis planejados na decoração para quarto pequeno

 

Sabe quando você vai comprar móveis novos e precisa medir todos os espaços e os itens à venda na loja, para ver se tudo vai caber direitinho?

Para evitar essa trabalheira ou mesmo a possibilidade de chegar em casa e ter uma cama que atrapalha a abertura da porta do guarda-roupa, de preferências aos móveis planejados.

Eles serão fabricados para atender exatamente o espaço que você tem disponível e com algumas praticidades, como porta de correr nos guarda-roupa ou móveis embutidos.

 

5 – Espelhos também “aumentam” o espaço

 

decoracao para quarto pequeno (5)

 

Os espelhos de corpo inteiro não apenas são ótimos na hora de se arrumar como também ajudam a aumentar, visualmente, o espaço do quarto pequeno.

É importante que eles sejam instalados em toda a parede e do lado oposto de uma parede clara ou de um objeto bonito, que mereça o destaque.

Quando colocados acima da cama, também criam a sensação de mais espaço e com uma decoração interessante.

 

6 – Use escrivaninha dobrável no quarto das crianças

 

Se você está planejando a decoração para o quarto pequeno do seu filho, deve estar pensando sobre o espaço para estudos.

Uma boa dica é instalar uma escrivaninha dobrável. Deixe-a na horizontal somente na hora de estudar e depois recolha-a, garantindo mais espaço para circulação no quarto. Assim você mantém a área livre, mas tendo um cantinho específico para o deve de casa ou a leitura.

 

7 – No quarto dos filhos, use beliches

 

decoracao para quarto pequeno (1)

 

Colocar duas camadas lado a lado em um quarto pequeno pode ser um trabalho difícil. Os novos modelos de cama de solteiro estão um pouco mais largos e os cômodos cada vez menores. Aí, a conta não fecha.

Para conseguir espaço para todas as crianças, aposte nos beliches (ou mesmo os treliches)! Ganhe, com isso, mais áreas livres no restante do quarto. Esses móveis também podem ser planejados.

Se você tem apenas um filho, colocar o berço ou a cama no nível do chão também é uma boa dica. Afinal, essa técnica cria uma amplitude já que o pé direito parecerá mais alto.

Essa é uma técnica utilizada inclusive em quartos montessorianos. Saiba mais sobre essa tendência e como montar um para seu filho.

 

Dica bônus: dê seu toque pessoal com objetos decorativos, mas não exagere

 

Como dissemos, é importante que a decoração para quarto pequeno tenha como base as cores claras. Mas para acabar com a imagem de um cômodo sem graça, personalize o quarto com objetos coloridos. Você pode usar baús, quadros ou estatuetas.

Lembre-se sempre do bom senso e evite excessos: uma quantidade muito grande de objetos decorativos pode acabar com os resultados obtidos com as dicas anteriores, deixando o quarto lotado e sem espaço.

Mantenha o equilíbrio e garanta um espaço interessante mesmo nos menores apartamentos.

Quer usar as nossas dicas mas está gastando muito tempo com as tarefas diárias? Conheça o portfólio de serviços das Dr. Lava Tudo. Temos profissionais especializados para cuidar do seu lar e te deixar com tempo para pensar em todo o resto!