Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Ácaros: Descubra Como Evitar o Efeito Devastador em Sua Casa

Publicado em: segunda-feira, junho 27, 2016ácaros

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O cuidado com nosso lar deve ser redobrado quando temos pessoas com problemas respiratórios. Os inimigos, nestes casos, são invisíveis a olho nu, e têm nome, Ácaros!

Mas afinal, o que são ácaros? Qual sua ligação com as alergias respiratórias?

Quando entramos na estação do inverno, e ao arrumar a cama ou algum móvel empoeirado, os olhos começam a lacrimejar, o nariz coça. Esta não é uma reação pela estação que entrou, mas sim por uma alergia a Ácaros, que muitas vezes estão localizados na poeira.

Ok! Mas afinal de contas, o que é esse Ácaro? Vamos lá! Os Ácaros, são organismos microscópios. Eles ficam por toda a parte onde tem lençol, armário, roupas, tapes.

Esses pequenos bichinhos, que ao olho nu nem conseguimos ver, fazem parte da família das aranhas, têm o desenvolvimento em lugares quentes, úmidos e escuros. E acredite, adoram seu colchão, por ser um lugar de grande umidade e o pior.

Essa atenção deve ser dada pois, o colchão é o local onde passamos boa parte da nossa noite e respiramos muita poeira, ás vezes sem nem perceber. Este microrganismo vivo, se alimenta das escamas da nossa pele.

Segundo pesquisadores, foi contabilizada a existência de mais de 30 mil espécies de ácaros! Porém, os que provocam alergias, são somente os que habitam em domicílios.

Estes seres minúsculos, tem uma grande facilidade para habitar em diversos locais, por sua dimensão pequena (quase todos microscópios) e muito raramente são notados.

Onde vivem os ácaros?

Os ácaros, em sua maioria, vivem soltos na água ou terra, assim como há espécies vivendo como parasitas em animais e plantas, tanto invertebrados como vertebrados.

A variabilidade destes seres microscópios é tão imensa, que foi calculada a existência de 48.000 espécies diferentes de ácaros! Isso representa uma pequena fração ao ser comparada com a grande diversidade de ácaros existentes em todo o mundo. A pesquisa foi feita por acarologistas (cientistas que estudam a fundo estes seres).

Continuando a conhecer estes grandes vilões para sua saúde e de sua família, chegamos às características morfológicas que podem ter grande variação dentre as espécies existentes. Geralmente, seu corpo é indiviso, ou seja, sem separações nas regiões ou tagmas.

Eles apresentam a gnatossoma e 4 pares de pernas ao atingir a fase adulta. Em meio a diversidade das espécies, algumas apresentam pilosidades (pelos) que possuem a função táctil na superfície do corpo e cores variadas entre tons de marrom, alaranjado, preto, vermelho, verde e até combinações com várias cores. Os ácaros em sua maioria são ovíparos e alguns vivem por volta de 100 dias.

A espécie de ácaros mais preocupante é a doméstica. Até porque ninguém deseja ter rinite, asma alérgica ou dermatite atópica, na família, não é mesmo?! Vamos conhecer um pouco mais dessa espécie que pode estar até mesmo em nosso colchão todo dia.

Os ácaros domésticos, como assim são chamados por especialistas, sobrevivem em sua maioria nos colchões, tapetes, sofás, almofadas, roupas de cama, bonecos de pelúcia e lugares úmidos. Sua alimentação, como já dissemos, é de nossas escamas da pele e dos animais.

 

Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Reprodução dos ácaros

Sua reprodução é muito rápida. Para se ter uma noção, em um metro quadrado de tapete na sua casa, podem conter até 100 mil ácaros! Além de tudo isso, os excrementos e os ácaros mortos, se dissipam em poeira muito fina, e isso pode ser inalado facilmente por nós e causar alergias. São realmente uma praga para o lar! Por isso nós da Dr. Lava Tudo temos também o serviço de limpeza de colchões, para que você e sua família possam ter uma noite de sono tranquila e segura.

Para tratar a alergia, ocasionada por ácaros, o início é pela prevenção.

Uma recomendação é lavar regularmente cobertores, colchões, travesseiros (que podem ser lavados com água quente). Pessoas que possuem doenças asmáticas e alérgicas, é altamente aconselhável evitar os travesseiros com pena, por possuírem mais presença de ácaros.

Anti-histamínicos são também muito importantes como a cetirizina, eles são eficazes na diminuição dos sintomas de alergia (coriza, congestão no pulmão, espirro, coceira, olhos vermelhos). Tudo bem, mas o que são anti-histamínicos?

O nome mais popular é antialérgico. São medicamentos usados para tratamento de reações alérgicas, como rinite alérgica, urticária ou conjuntivite, estes remédios ajudam na redução dos sintomas de coceira, coriza, vermelhidão nos olhos, inchaço.

Os anti-histamínicos incluem:

  • Anti-histamínicos Primeira Geração: é um medicamento, como Hidroxizina ou Clemastina, ajudam na diminuição dos sintomas de alergia, porém a reação é a sonolência;
  • Anti-histamínicos Segunda Geração: é um remédio , como Cetirizina ou Desloratadina. Estes medicamentos não possuem efeito de sonolência.

Dentre os dois tipos de anti-histamínicos, possuem a variação apenas em sua duração e em seus efeitos colaterais, porém os medicamentos de primeira geração não possuem indicação quanto ao tratamento de problemas crônicos, por exemplo asma.

O professor de Imunologia Clínica e Alergia da USP (Universidade de São Paulo) e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), diz que “no Brasil, o principal alérgeno é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por cerca de 80% das alergias respiratórias”.

Ácaro Microscópio
Ácaro Microscópio

Quais os focos de ácaros em minha residência?

Como já foi dito acima, os ácaros muitas vezes se encontram em qualquer lugar de sua casa. Tentando ajudar um pouco mais no esclarecimento sobre os focos de proliferação dessa grande ameaça invisível à nossa saúde, citaremos abaixo alguns locais onde eles estão sempre presentes. Fique de olho:

Cozinha

O pano de prato tende a carregar muita sujeira, porque ele tem a utilidade de secar louças e as mãos e podem trazer acumulo grande de poeira, sujeiras relacionadas à cozinha. Nossa dica é para você não deixar o pano de prato embolado e molhada, pode favorecer o surgimento de bactérias.

Mais uma dica: tenha no mínimo dois panos de prato em sua cozinha, um deles deixe como exclusivo para secar as louças e utensílios lavados. Após a lavagem, deixe-a secando no varal. Se puder, faça as trocas dos panos de prato pelo menos uma vez por semana. Essa troca ajuda (e muito) na diminuição do acumulo de bactérias.

A toalha de mesa também pode ser um grande alvo de bactérias.  E apenas o ato de deixar ela sobre a mesa é lugar de proliferação de ácaros.

Esponjas também podem carregar bactérias e sujeiras caso não tenham uma lavagem periódica. Segundo o infectologista Milton Lapchick, “eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar”.

Focos de bactéria e acumulo de gordura, a esponja tem de ser muito bem higienizada, pela grande propensão em carregar sujeiras.

Cozinha Suja
Cozinha Suja

Banheiro

Toalhas de rosto ou banho, acontecem duas situações: a primeira é que podem acumular poeira quando ainda estão secas. Se estão úmidas, há grande chance de acumular fungos e bactérias. Ao ser utilizada por diversas pessoas as toalhas acabam se tornando grande transmissor de micro-organismos.

Na sua casa, sugerimos que você troque as toalhas frequentemente. Faça isso sempre que notar sujeira ou que seja impossibilitada a limpeza correta.

Outra sugestão é que mesmo com toalhas secas, deixe-as estendidas e não as jogue no chão, assim você evita acúmulo de bactérias e ácaros.

Toalha Suja
Toalha Suja

Sala

Os tapetes e carpetes podem também representar grande ameaça para a sua saúde de sua família. O material utilizado na confecção, muitas vezes o tecido mesmo ocasiona alergias, por soltar alguns fios muito pequenos. Porém, o que pode ocasionar as alergias são justamente elementos que se depositam nesses tecidos, ácaros, pelos de animais e poeira.

A pediatra Elza Yamada afirma que, a ideia é não deixar acúmulo diário de resíduos. “Utilizar produtos adequados duas vezes por semana, além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos”, enfatiza a pediatra.

Quarto Sujo
Quarto Sujo

Quarto

Os travesseiros, colchões, cobertores e lençóis que estão desgastados, podem se transformar em grandes depósitos de micro-organismos que causam as alergias. Este acumulo de sujeira e poeira, pode ocasionar em uma grande proliferação de bactérias e ácaros. Por isso, indicamos que seja realizada a limpeza em sua casa em um intervalo curto de tempo. Para que assim, seja retirada do local a maior quantidade possível de partículas de sujeira.

Colchão com Ácaros
Colchão com Ácaros

Como Posso Eliminar os Ácaros da Poeira em Minha Casa?

Uma triste realidade é que você não conseguirá extinguir ou deixar de ter contato com os ácaros em seu lar. Porém, existem formas de tornar sua casa mais protegida à ação de ácaros e bactérias. Dessa forma, irá ajudar na diminuição das alergias. Confira abaixo estas valiosas dicas:

  • Lave sua roupa de cama com água quente, por pelo menos 1 vez na semana
  • Deixe mais arejada sua casa
  • Utilize o aspirador em seu colchão frequentemente
  • Utilize lençol de algodão, cobertas com capas e fronhas que possam ser limpas várias vezes em água quente
  • Travesseiros e cobertas podem ser colocados em sacos plásticos bem lacrados. Depois só deixar em um freezer por cerca de 8 horas, faça isso uma vez por mês.
  • Deixe seus edredons, colchões, travesseiros e roupas de cama no sol por um tempo de 1 hora durante todos os dias
  • Contrate um especialista em limpeza de sofás, colchões, estofados no geral.
Ácaro
Ácaro

Calculadora de ácaros!

E se você soubesse a quantidade de ácaros que tem na sua casa? Agora isso é possível! Com a Calculadora de ácaros da Dr. Lava Tudo, é fácil descobrir a quantidade de ácaros que tem os estofados de sua casa.

E ainda ficar alerta quando será preciso efetuar a limpeza dos seus estofados. É fácil, prático e divertido!

Ficou interessado(a) ? Veja uma demonstração de como funciona nossa Calculadora de Ácaros abaixo:


A Dr. Lava Tudo deseja te proporcionar mais qualidade de vida, conforto, bem-estar e segurança em todos nossos serviços. Aqui em nosso blog, sempre teremos muitas novidades e dicas para você se cuidar e zelar por sua casa. Conte conosco para te ajudar na higienização e limpeza do seu lar! Entre em contato e faça um orçamento conosco! Até a próxima![kkstarratings]