Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Desumidificador de ar: uma boa solução para alérgicos!

Publicado em: segunda-feira, julho 16, 2018desumidificador de ar

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quando o tempo está seco é comum que as pessoas reclamem, implorando por um pouco de umidade. No entanto, quando a umidade está demais, isso também se torna um problema. E aí vem a solução: o desumidificador de ar.

A umidade em excesso pode fazer mal tanto para você quanto para a estrutura da sua casa e dos seus móveis. Se você nunca parou para pensar sobre isso, saiba que a umidade é responsável pelo aparecimento de mofos em armários, no canto das paredes, atrás de móveis e no teto. As consequências disso são sérias alergias respiratórias que podem se complicar e ser um problema maior para você e sua família.

Além disso, a umidade também é responsável por estragar as paredes dos ambientes. Ela danifica a tinta, oxidando canos e fazendo com que as fiações elétricas fiquem corroídas. Os móveis de madeira também sofrem danos, ficando estufados e fazendo com que a madeira apodreça.

Se você passa por essas situações, ou quer evitá-las, vai gostar de saber que há uma solução para isso: o desumidificador de ar! Quer saber como ele vai te ajudar a enfrentar alergias e possíveis danos em sua casa? Continue a leitura!

Antes, confira dicas de como tirar umidade da parede.

O que é um desumidificador de ar?

desumidificador de ar

O desumidificador de ar é um aparelho que vai transformar sua vida se você vive em lugares com altos índices de chuva e umidade. Isso porque ele é responsável por fazer controle da umidade do ambiente.

Isso significa que quando você sentir que o clima está muito úmido, você pode utilizar o aparelho, preferencialmente em um cômodo fechado (sem saída de ar por janela ou porta). Ele faz com que a umidade relativa do ar fique em equilíbrio, nem seca nem úmida.

Ao deixar o desumidificador de ar ligado e agindo no ambiente, você diminui incidências de mofo, bolor, protege suas vias respiratórias, entre outros benefícios!

Absorvente de umidade

desumidificador de ar

Existem ainda soluções mais econômicas no mercado de absorventes de umidade. São pequenas caixinhas que sugam a umidade do ar, acumulando-a dentro do recipiente. Essa é uma opção mais barata, mas é capaz de agir apenas em locais pequenos – como armários, gavetas e closets.

Para usá-los, é só remover a tampa e o lacre de alumínio e depois tampar novamente. Quando a água atingir o nível indicado na embalagem, significa que está na hora de trocá-lo.


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Diferença entre umidificador e desumidificador de ar

Há aparelhos que acumulam as duas funções, ser um umidificador e desumidificador de ar. No entanto, se não for o caso do eletrodoméstico que você adquirir, é melhor não confundir os dois!

O umidificador é indicado para ambientes em que o ar está seco. O aparelho vai fazer com que mais partículas de água estejam presentes no ar, evitando ressecamento de vias aéreas. Já o desumidificador de ar é recomendado quando a umidade do ar está elevada e deseja-se diminuí-la.

Ambos os eletrodomésticos são utilizados para encontrar um equilíbrio e deixar o ambiente agradável e saudável para você.

Como funciona um desumidificador de ar?

O funcionamento de um desumidificador de ar parece até mágica, mas na verdade é pura física! Ele lembra um pouco o ar-condicionado, levando em consideração a mudança dos estados físicos da água, principalmente a condensação.

O desumidificador de ar puxa o ar para seu interior. O ar que se encontra úmido – ou seja, cheio de partículas de água – vai parar em uma superfície fria, fazendo com que a água que estava deixando o ar úmido se condense.

Essa água vai parar em um recipiente próprio para ela dentro do desumidificador de ar. Enquanto isso, o ar que agora está seco e frio passa por um processo dentro do eletrodoméstico, saindo para o ambiente com uma temperatura normal e sem umidade.

Vale a pena investir em um bom desumidificador de ar e fazer sua manutenção corretamente. Isso faz com que você não precise se preocupar se o ambiente vai ficar seco demais. Um desumidificador de ar em bom estado de conservação interrompe a desumidificação, quando a umidade do ar está ideal, e religa se necessário.

Para que serve um desumidificador de ar?

Há certos períodos do ano em que há maior índice de chuva em determinadas regiões. Em alguns casos, devido a formações geográficas, pode ocorrer de, inclusive, a chuva ser mais constante que seus intervalos.

Nesses casos, é comum que você sinta que os ambientes estão mais abafados. Isso se deve ao aumento de umidade no ar.

Um desumidificador de ar vai contribuir para que você mantenha em sua casa ou escritório o nível ideal de umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de partículas de água no ar que é a ideal para o ser humano é entre 40% e 70%.

Isso faz a diferença no melhor funcionamento do seu sistema respiratório e na temperatura do corpo, bem como evitar ressecamento de pele e córneas. Além disso, é o nível que deixa o ambiente confortável para a sua permanência nele.

Controlando a umidade, deixando-a mais baixa, você evita a propagação de mofos e bactérias. Outra vantagem é evitar ferrugem e que os móveis e pisos de madeira fiquem podres ou danificados. É uma boa utilizar um desumidificador de ar, não é mesmo?

Desumidificador de ar: um bom aliado no combate a alergias!

desumidificador de ar alergia

O excesso de umidade no ar é o principal responsável pela proliferação de agentes causadores de alergia. A partir de 65% de umidade relativa do ar, o ambiente fica propício para que microrganismos como bactérias, mofo e ácaros se reproduzam e se multipliquem.

Para quem já tem histórico de doenças respiratórias, incluindo alergias, isso é um grande problema. Você pode até não ver os causadores, mas começará com

  • Espirros;
  • Coriza;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Tosses;
  • Outros sintomas alérgicos.

Para evitar que tudo isso ocorra, o desumidificador de ar é a solução. A partir do momento em que ele deixa o ar do ambiente menos úmido, os mofos não serão desenvolvidos, diminui a incidência de ácaros e as chances de você ter alergia.

Vale lembrar que um desumidificador de ar não tem como função livrar o mofo que já se encontra no ambiente. A ideia é evitar que tenha umidade no cômodo, diminuindo, assim, as chances de o bolor ou mofo se manifestar. O aparelho tem a função de inibir as condições favoráveis à formação desses microrganismos.

O aparelho desumidificador de ar também não é utilizado como tratamento das alergias e doenças respiratórias. Sabe aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? É esse o caso. Você evita que a alergia aconteça com um desumidificador de ar!

Se mesmo utilizando um desumidificador de ar, a umidade continuar a aparecer em sua casa, causando mofos e prejudicando sua saúde, conte com a ajuda da Dr. Lava Tudo!

Conheça os serviços de limpeza e deixe sua casa livre de mofos!