Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Dia mundial do meio ambiente: uma responsabilidade de todos

Publicado em: terça-feira, junho 5, 2018dia mundial do meio ambiente

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você sabia que hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

A data foi estipulada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, no ano de 1972. Desde então, tem sido essencial para alertar as pessoas e as empresas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Mas como todos nós podemos ajudar na conservação ambiental? Confira as dicas da Dr. Lava Tudo!

Por que cuidar do meio ambiente?

dia mundial do meio ambiente

São muitos os motivos que exigem que cuidemos melhor do meio ambiente. E urgente.

A ação humana – seja industrial, agrícola, a construção civil, o mercado tecnológico, de energia, dentre outros – tem prejudicado os recursos naturais produzidos pela Terra.

Segundo a ONG ambiental WWF, em 2017, em menos de oito meses os homens usaram mais recursos que o planeta é capaz de produzir em um ano. Isso significa que nos quatro meses restantes, passamos a utilizar água, solo, plantas e recursos minerais das gerações futuras.

Esse consumo provoca sérios riscos à sobrevivência do planeta:

  • Mudanças climáticas, como o aquecimento global e o degelo das calotas polares;
  • Espécies de animais estão entrando em extinção, devido ao desmatamento;
  • Vegetações estão sendo eliminadas, como a Mata Atlântica brasileira, por exemplo, da qual só resta 7% da original;
  • A poluição urbana tem sido cada vez maior, causando doenças respiratórias e mais efeitos climáticos.

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) calculou que o Brasil produz em média 387 kilos de resíduos por habitante por ano. Desse volume, só 58% é destinado corretamente. O restante, infelizmente, se acumula nos aterros sanitários, lixões e até nos oceanos.

Estima-se, ainda, que existem cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico flutuando nos oceanos. Essas partículas são tóxicas e acabam sendo ingeridas pelos animais marinhos. Além de prejudicar diretamente a vida desses animais, o plástico entra na cadeia alimentar e passa a intoxicar todos que ingerirem o animal – inclusive os humanos.

Meio ambiente e sustentabilidade

dia mundial do meio ambiente

Devido a todos esses problemas ambientais, um assunto que tem estado em voga nas últimas décadas é a sustentabilidade.

Como as empresas podem fazer para minimizar seus impactos ao meio ambiente? Sobretudo as grandes corporações demandam uma quantidade enorme de energia e de recursos naturais para produzir.

Além disso, quanto mais se produz, mais embalagens, novos materiais e substâncias tóxicas estão sendo criadas – e ficarão na Terra por muitos e muitos anos.

Ser uma empresa sustentável é manter o desenvolvimento econômico e a produção, porém cuidando para manter os recursos naturais para as gerações futuras.

Se o meio ambiente for degradado, a economia como um todo fica prejudicada e o futuro se torna insustentável.

Dia mundial do meio ambiente – Como preservar?

Mas é preciso lembrar que a preservação do meio ambiente deve acontecer todos os dias e é um papel de todos.

E já que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, não há data melhor para lembrar que você também pode (e deve) contribuir. Não só as corporações têm sua responsabilidade, mas também os cidadãos.

Fazer a sua parte não é nenhum bicho de sete cabeças e aí vão algumas dicas práticas para aplicar no dia a dia:

Opte por embalagens recicláveis

Sempre que for às compras, pense que você estará contribuindo para acumular produtos e embalagens no mundo. Então, por que não optar por embalagens que possam ser recicladas?

Há também a possibilidade de comprar embalagens biodegradáveis, que vão se decompor naturalmente, em um período muito mais rápido que a embalagem tradicional.

O consumo consciente também envolve evitar produtos que tenham qualquer tipo de embalagem. Lembre-se que quanto menos plástico for produzido, menos lixo terá circulando pelo meio ambiente.

O mercado de produtos – sobretudo os alimentícios – funciona de uma maneira muito simples: enquanto houver demanda, haverá produção.

Uma forma muito eficaz (e saudável) de evitar a embalagem é fazer a sua própria horta em casa. Assim, você diminui a demanda pelos saquinhos plásticos e ainda consome só alimentos orgânicos.

Veja aqui como fazer sua horta caseira.

Recicle

dia mundial do meio ambiente

A reciclagem é um dos passos mais tangíveis para cuidar do meio ambiente. Comece separando seu lixo. E não só no dia mundial do meio ambiente, hein?

Se possível, ainda use em casa as latas de lixo coloridas, que ajudam a organizar a coleta seletiva e a lembrar de fazer a separação.

Quase todos os materiais são reaproveitáveis ou recicláveis:

  • Papéis (lixeira azul): materiais de escritório, jornais, revistas, papelão;
  • Plástico (lixeira vermelha): garrafas PET, tampas, potes, sacolas, embalagem de produtos de limpeza, CDs;
  • Vidro (lixeira verde): garrafas, frascos, lâmpadas;
  • Metais (lixeira amarela): latas, tampas de garrafa.

Sabia que dá para reciclar inclusive na decoração da sua casa? Confira 4 dicas que unem reciclagem e decoração.

Cuide bem do seu lixo

dia mundial do meio ambiente

Além da reciclagem do que citamos acima, chamados de lixos secos, os lixos orgânicos – molhados – também merecem sua atenção.

Fazer uma compostagem doméstica é uma ótima alternativa para transformar seu lixo orgânico em um adubo rico em nutrientes para suas plantas. A composteira ainda reduz a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Veja outras dicas de como cuidar bem do seu lixo.

Dr. Lava Tudo: uma empresa sustentável

E a Dr. Lava Tudo não poderia ficar de fora dessa comemoração do dia mundial do meio ambiente. Isso porque trabalhamos, a cada dia, para ser uma empresa sustentável, que se preocupa com a preservação dos nossos recursos naturais.

Por que somos sustentáveis?

Pouca utilização de água

Quando você pensa em limpeza, pensa logo no enorme desperdício de água, certo? Pois a limpeza de estofados da Dr. Lava Tudo é semi-seca e consome apenas 10% da água que os métodos tradicionais de limpeza gastam.

Produtos ecológicos

Além disso, os produtos que utilizamos nas limpezas de sofá, cortina, tapete e todos os materiais são ecológicos e não agridem o meio ambiente.

Produtos atóxicos

Além de serem amigáveis à Terra, os produtos também não oferecem risco à saúde, por serem atóxicos.

No mesmo dia em que a limpeza é realizada, você e sua família podem ficar normalmente em casa sem riscos de desenvolver alergias ou doenças respiratórias.

Estimula consumo consciente

Com seus serviços, a Dr. Lava Tudo ainda estimula o consumo consciente que falamos há pouco. Fazendo uma limpeza periódica de seus móveis e estofados, você os mantém como aspecto de novos por muito mais tempo.

Essa conservação evita que você tenha que comprar um sofá ou outros produtos novos, reduzindo embalagens e mais processos industriais.

Se você também quer que a limpeza da sua casa seja sustentável, confira as opções da Dr. Lava Tudo.