Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

7 dicas para decorar e cuidar da sua rede de hotelaria

Publicado em: terça-feira, setembro 26, 2017Hotelaria

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem sai de férias ou viaja a trabalho precisa de um local bonito, confortável e bem cuidado para conseguir descansar. Por isso, para atender bem os hóspedes a rede de hotelaria precisa oferecer quartos, banheiros e demais espaços que atendam aos padrões mais altos de exigência e que valorizem o momento de cada pessoa.

A decoração deve aliar bem-estar, praticidade, e higiene. A Dr. Lava Tudo te dá algumas dicas que são fundamentais para a manutenção do seu hotel. Confira!

Hotelaria deve ter decoração atrativa e confortável

Um cliente se hospeda no seu hotel por diferentes razões. Independentemente do objetivo da estada, a hotelaria deve proporcionar momentos únicos e de muito conforto. Nesse sentido, a decoração tem papel muito importante, já que ajuda o hotel a mostrar seus diferenciais e identidade. Veja como pequenas mudanças podem causar um impacto maior na experiência do seu cliente ao escolher sua hotelaria para se hospedar.

  1. Alie decoração e conforto

Decoração Hotelaria

Os ambientes devem ser fluidos, práticos e modernos, sem espaço para móveis e decorações entediantes. Em sua estratégia de prospecção de clientes, use a criatividade como um diferencial e coloque personalidade nos quartos.

Lembre-se de que as tendências mais modernas apontam para ambientes intimistas e versáteis, para que o hóspede se sinta em casa, mesmo fora dela. Flores, plantas e luz natural, bem como a madeira, ajudam a criar um clima mais aconchegante.

  1. Aposte na simplicidade

A organização e beleza de sua hotelaria não dependem, exclusivamente, de investimentos de alto valor. Apostar em mobiliários mais simples são uma boa pedida. Os móveis não são usados diariamente e podem necessitar de adaptações de acordo com a chegada de hóspedes.

Isso não significa ter uma decoração feia e com poucos atrativos, mas entender que em alguns casos, menos é mais. Para a designer de interiores Katty Schiebeck, o mais importante é criar espaços agradáveis, que as pessoas gostem. “Na minha opinião, a simplicidade não tem nada de entediante. Muitos mestres na história do design e da arquitetura defendem inclusive que ela é a mais elevada forma de expressão.”

  1. Seja prático

Hotelaria_nichos

Os arquitetos e designers modernos têm apostado na chamada decoração funcional. Além de ser bonito, o ambiente precisa ser constituído por elementos que tenham alguma utilidade na estada do seu cliente.

Entre as características principais desse tipo de decoração devem estar a segurança, inteligência e a acessibilidade. De forma geral, a funcionalidade do quarto diz muito sobre a própria gestão da hotelaria e o quanto ela se preocupa com o bem-estar do hóspede.

Um exemplo de design funcional é o nicho na parede: além de dar um ar diferenciado ao espaço, serve para guardar objetos como taças ou itens de higiene pessoal, garantindo mais espaço ao ambiente.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Limpeza é fundamental no cuidado com hotelaria

Além de ser bonito e confortável, um hotel precisa ser limpo. Se o hóspede vê itens como uma boa ducha e decoração moderna como diferenciais, a limpeza faz parte da lista básica de exigências ao se escolher um local para ficar. E, caso as condições de cuidado não atendam ao padrão de qualidade, sua hotelaria será definitivamente riscada da lista de opções do hóspede.

Um local limpo é muito mais aconchegante e demonstra a vontade de acolher bem o cliente, desde o primeiro momento. Alguns cuidados simples podem aprimorar a sua rotina de limpeza e proporcionar uma experiência mais agradável para o hóspede.

  1. Pense na limpeza desde a decoração

Na hora de decorar, pense em todas as orientações já citadas nesse post e leve em consideração como se dará o processo de limpeza. Móveis escuros, por exemplo, têm mais aderência de produtos que dão brilho.

O chão pode ter piso liso e frio, já que a limpeza é mais rápida e a aplicação de produtos é mais eficiente. Todo o ambiente pode ser estruturado nessa linha: uma decoração minimalista dá menos trabalho na hora da faxina e a manutenção é mais fácil.

Janelas maiores e em maior quantidade também ajudam a iluminar o espaço e a arejar os quartos na hora da limpeza.

  1. Colchão é prioridade na lista de cuidados

Se a decoração pode ser simples, o colchão, por outro lado, deve ser de alta qualidade. Quer coisa mais desagradável do que uma noite mal dormida em função de uma cama desconfortável? Invista em um bom colchão e mantenha-o limpo. Quando mal cuidado, ele pode ser reduto de ácaros e causar muitas alergias.

Cerca de 30% da população mundial sofre com asma e rinite e os ácaros podem agravar essas doenças respiratórias. Embora sejam praticamente invisíveis, esse aracnídeo – com mais de 50 mil espécies no mundo – pode causar doenças como dermatite atópica e conjuntivite alérgica, além das já citadas anteriormente.

Esses bichinhos vivem principalmente nas fibras de tapetes travesseiros, roupas de cama e colchões. Ou seja: dormimos todos os dias com esse potencial alérgico! Um dado ainda mais assustador: se o colchão tem mais de dois anos de uso, aproximadamente 10% de seu peso já é composto por ácaros. Eles se alimentam da pele humana e a inalação de suas fezes e restos mortais é que provocam alergias.

  • Para combater esse problema, alguns passos devem ser seguidos:
  • Evite travesseiros de penas;
  • Durante o dia, coloque os travesseiros no sol. Isso diminui a umidade e deixa o ambiente inóspito para a proliferação de pragas;
  • Faça aspiração profissional de forma regular para eliminar de vez o problema;
  • Também faça a limpeza profissional de colchões para acabar com as bactérias. Na Dr. Lava Tudo, empresa especializada nesse tipo de limpeza, um profissional vai até o seu endereço e faz lavagem do seu colchão a seco.
  1. Banheiro pode virar colônia de bactérias
hotelaria_banheiro

Banheiro mal cuidado pode ser sinônimo de infecções na sua hotelaria. Por ser um espaço frequentado por mais de uma pessoa e com hóspedes que podem variar diariamente, a probabilidade de proliferação de bactérias é maior.

O ralo é um bom indicador de que a limpeza não está em dia. Sempre que o seu banheiro estiver com a presença daquelas pequenas mosquinhas é sinal de que está na hora de higienizar o ambiente.  Elas não transmitem doenças, mas, mostram que o local não está limpo.

O vaso sanitário precisa estar limpo 24 horas por dia, já que é o maior reduto de bactérias do seu banheiro. Nunca dê descarga com a tampa aberta e higienize-o diariamente. A limpeza deve se estender também à pia e ao box do chuveiro.

Um tipo de bactéria chamado de Legionella cresce em temperaturas entre 30º e 37º e as duchas e banheiros representam áreas de risco. Ela causa doenças respiratórias e são resistentes a muitos processos de desinfecção. Siga as orientações gerais de manutenção de fontes de água de cada equipamento para evitar o problema.

Em nosso artigo sobre limpeza de banheiros, você encontra dicas de limpeza e receitas caseiras com passo a passo para higienizar o ambiente, tudo isso com itens que você encontra facilmente no mercado e que também podem ser usadas em casa.

  1. Hotelaria deve manter frequência de higienização

Todos os itens de um ambiente da hotelaria precisam de limpeza, desde o chão até o teto. Portanto, é preciso compreender as diferenças entre os processos de higienização e como eles ajudam a afastar e combater micro-organismos maléficos.

A higienização possui técnicas que visam prevenir doenças e contaminações, já a limpeza – que normalmente envolve o uso de água e derivados do sabão – elimina um tipo mais visível de sujeira.

Em hotéis, a limpeza deve ser diária, até mesmo de alguns objetos que costumam ficar escondidos, como cúpulas de abajures, porta escovas de dentes e controles remotos.

O lixo deve ser recolhido todos os dias e as janelas devem ser lavadas a cada 15 dias. Pelo menos uma vez por ano impermeabilize sofás, colchões e estofados em geral. Esse serviço deve ser feito por profissionais especializados.

Como funciona o trabalho da Dr. Lava Tudo?

Quer manter sua hotelaria limpa, confortável e completamente adequada para receber seus hóspedes? O serviço de limpeza profissional pode ser muito eficaz nesse sentido.

Entenda como funciona a lavagem da Dr. Lava Tudo e veja porque nosso trabalho é importante para seu negócio.

Fazemos a lavagem a seco de sofás, colchões, carpetes e estofados de todos os tipos. Por não deixar umidade, é a solução mais indicada para eliminar ácaros, bactérias e a sujeira desses ambientes. A lavagem a seco também remove resíduos corporais que atraem esses organismos (lembra que os ácaros se alimentam de pele de humanos e de animais?).

A melhor parte é que a Dr. Lava Tudo vai até o seu endereço e leva todos os equipamentos elétricos para fazer a limpeza com conforto e praticidade para você. Além da limpeza, também é possível fazer a impermeabilização, impedindo que a umidade entre no estofado.

A limpeza profissional é a única capaz de eliminar essas pragas e necessita de técnicos com conhecimento especializado, evitando, assim, danos irreversíveis ao seu colchão ou sofá.

Leve mais essa qualidade para a sua hotelaria! Agende a limpeza do seu estofado. Entre em contato com a Dr. Lava Tudo no (31) 3546-2300 ou deixe uma mensagem no nosso formulário de contato para esclarecer dúvidas.