Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Diferença entre mármore e granito – Tudo o que você precisa saber!

Publicado em: terça-feira, fevereiro 20, 2018diferença entre marmore e granito - granito

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Mármore e Granito são duas pedras bastante utilizadas para os acabamentos de diversos locais da casa, como revestimentos de pisos e paredes ou em bancadas da cozinha e do banheiro. Mas você sabe qual a diferença entre mármore e granito?

Durante a construção ou reforma, algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual a mais indicada para cada tipo de aplicação. Apesar de semelhantes, elas têm composições e usos diferentes que não são de conhecimento do público geral.

Se esse é seu caso, continue a leitura desse artigo e saiba qual a diferença entre mármore e granito. A gente garante que o projeto da sua forma vai ficar muito melhor com essas informações!

 

O que é granito?

 

diferença entre marmore e granito - granito

 

A palavra granito tem origem no termo latino granum e faz referência à textura granulada desse material. O granito é um tipo de rocha magmática (ou ígnea) que se forma a partir do magma derretido dos vulcões, depois que passa por resfriamento.

Essa rocha é composta, principalmente, pelos minerais quartzo, mica e feldspato e tem estrutura compacta, sendo bem dura e resistente.

Com a aparência sólida e sóbria, tem uma presença marcante e é encontrada em várias cores (que variam de acordo com a região de extração), como amarelo, rosa, preto, verde, azul, creme, vermelho, marrom e cinza (nessa cor ele absorve mais água).

Uma dica para indicar a pedra de granito é identificar pequenas “manchinhas” pretas em toda a sua extensão, uma característica típica desse tipo de rocha.

 

O uso do granito é indicado para áreas externas, pisos, paredes e bancadas de pias de banheiros e cozinhas.

 

O que é mármore?

 

diferença entre marmore e granito - marmore

 

O mármore é uma rocha de origem metamórfica. Ou seja, se forma a partir de calcário quando exposto a altas temperaturas e pressão externa.

Geralmente são extraídas de locais onde houveram intensa atividade vulcânica. As pedras importadas no Brasil costumam vir de Portugal, Grécia, Turquia, Egito e Itália.

Possui veios bem definidos, coloração uniforme e sem brilho, além de ser mais frágil. São vendidos em diversos tipos, em cerca de 50 cores diferentes, como branco, creme, rosado e marrom, além de muitos acabamentos, a exemplo do jateado, bruto, polido, resinado e cristalizado.

É indicado principalmente para áreas internas, criando efeitos muito bonitos e deixando os projetos arquitetônicos bastante sofisticados.

Qual a diferença entre mármore e granito?

 

Além da diferença de composição, existem outros aspectos que marcam a diferença entre mármore e granito.

O granito é mais resistente, sendo, por isso, mais indicado para as áreas externas.

Em locais com grande circulação de pessoas, o granito é o mais indicado. Ele também é a melhor opção para locais que precisam de limpeza com substâncias químicas.

Já o mármore, por ser mais poroso e frágil, deve ser instalado em locais mais secos, já que absorve água mais facilmente, e sem movimento, devido ao risco de apresentar marcas.

Essa, inclusive, é uma técnica para diferenciar uma pedra da outra: além de observar a característica dos veios e das manchinhas, você pode passar a ponta da faca na pedra; se ficar riscada, é mármore, se não, é granito.

O preço das pedras vai variar de acordo com o tipo e raridade. Quanto mais difícil de encontrar, mais caro será o produto final. Porém, de forma geral, o granito é mais barato.

 

Quais os cuidados com mármore?

 

Na hora de instalar o mármore, é bom ter em mente alguns cuidados que devem ser tomados para manter a vida útil da pedra por mais tempo.

O uso em pias de cozinha ou bancadas de churrasqueira, por exemplo, não é indicado, já que gordura e ingredientes ácidos, como o limão, provocam manchas.

Nas áreas externas, o uso também não é totalmente recomendado. Mas, caso opte por sua colocação, prefira as cores claras, já que as escuras se modificam com o excesso de sol.

Na limpeza, lembre-se que o mármore é poroso e pode adquirir manchas ao entrar em contato com líquidos e substâncias abrasivas. A higienização deve ser delicada e requer atenção: utilize somente um pano úmido ou produtos específicos para a pedra.

Uma boa solução caseira é misturar 10 gotas de detergente neutro em 2 litros de água e passar sobre a superfície com um pano macio, secando em seguida. Evite o uso de álcool, ácidos e água sanitária.

Se o seu mármore é claro, confira dicas de como limpar piso branco.

 

Quais os cuidados com granito?

 

diferença entre marmore e granito - cuidados

 

O granito é mais resistente que o mármore, mas também demanda cuidados especiais. Evite contato constante com a água, para não provocar manchas. Você pode aplicar um impermeabilizante na pedra após a instalação, ou recuperar o brilho com produtos específicos para esse fim.

As ceras não são recomendadas, já que os entram nos poros do granito, acumulando sujeira com o passar o tempo.

Na limpeza diária, use somente um pano úmido e a mesma solução de detergente com água, que nesse caso melhora a eficiência se estiver morna.

 

Limpeza profissional de mármore e granito

 

Para garantir que seu piso de mármore ou granito fique 100% limpo e sem o risco de danos, uma boa alternativa é buscar um serviço especializado de limpeza.

Lembre-se que a limpeza caseira, se feita sem os cuidados devidos, pode danificar e manchar o piso. Veja dicas do que não fazer na hora de limpar seus pisos.

Na Dr. Lava Tudo, a limpeza de piso contempla vários materiais, tamanhos e níveis de sujidade, garantindo uma prestação de serviço com excelência e toda a praticidade que você precisa.

Conheça a Limpeza de Piso Dr. Lava Tudo e se surpreenda!