Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Elimine de uma vez os ácaros da sua casa

Publicado em: terça-feira, março 20, 2018acaros

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Implementar algumas medidas na sua casa vai ajudar a diminuir a quantidade de ácaros no ambiente e proporcionar mais qualidade de vida se livrando de ácaros e bactérias.

Você pode não ver, mas os ácaros estão em todo lugar. Apesar de serem muito pequenos, eles podem causar um grande problema de saúde, desencadeando alergias e doenças respiratórias.

O ácaro pertence à mesma classe e filo das aranhas e há cerca de 55 mil espécies conhecidas. A palavra deriva do grego “akares”, que significa pequeno, e remete ao seu tamanho, já que os adultos medem entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento.

Esses seres podem se adaptar a diversos ambientes – existem até mesmo no fundo do mar –, mas, em nossas casas, eles preferem os locais escuros e úmidos, assim como o mofo, com o qual se associam.

Os ácaros se alimentam de material orgânico, inclusive de pele humana. Por dia, uma pessoa perde em torno de 1 g de pele, principalmente no colchão, no travesseiro, além de toalhas e roupas usadas. É nesses locais que milhares de ácaros estão!

Alergias e doenças respiratórias não são causadas pelos ácaros em si. Eles são até benéficos para a sobrevivência dos seres humanos, porém, o problema está nas fezes desses artrópodes.

Elas possuem enzimas digestivas que, ao entrarem em contato com nossas mucosas, provoca reações indesejadas, desencadeando ou agravando casos de alergias, asma, bronquite, coceiras e rinite.

A alergia a ácaros pode variar de leve para grave. A mais branda tem como sintomas corrimento nasal, espirros e lacrimejamento. Os casos mais desconfortáveis provocam, ainda, tosse, pressão facial e falta de ar.

Para evitar incômodos como esse, os ácaros devem ser combatidos na sua casa. É praticamente impossível se livrar de todos eles, mas, com algumas medidas, você conseguirá minimizar sua incidência e, consequentemente, os efeitos negativos e obter mais qualidade de vida. Confira:

Tenha cuidado com o seu travesseiro

ácaros no travesseiro

O travesseiro é muito importante durante as noites de sono, mas, na verdade, ele é um dos locais preferidos dos ácaros. É por isso que muitos alérgicos lidam com crises na hora de acordar ou de dormir.

O ideal é que, por baixo da fronha, você utilize uma capa de proteção no seu travesseiro. O produto cria uma barreira que impede o contato do seu rosto com o ácaro e, ainda, com fungos e bactérias.

É comum que muitas pessoas coloquem o travesseiro ao sol para ser higienizado. No entanto, apesar de ser eficiente em diversas situações, a exposição a luz solar só vai agravar o problema.

Isso ocorre porque os ácaros não vivem na superfície do travesseiro, mas sim em seu interior. Expor o item ao sol só vai aumentar a temperatura em suas profundezas, onde os ácaros terão condições favoráveis para se proliferarem e eliminar suas toxinas.

O correto é colocar o travesseiro para ser arejado e ventilado à sombra, mas em um local totalmente seco. Se quiser realizar uma higienização profunda, periodicamente leve-o a uma lavanderia e solicite uma lavagem a seco.

Mesmo seguindo esses cuidados, devido ao tempo de uso, as fibras internas do item terão acumulado ácaros e você terá que fazer a troca de travesseiros a cada dois anos.

Higienize o seu colchão

ácaros no colchão

Assim como os travesseiros, a tradicional medida de colocar o colchão para tomar sol e acabar com os ácaros é ineficaz.

Se o seu quarto já for arejado e já receber um pouco de luz solar, é o suficiente para evitar a proliferação desenfreada dos ácaros no colchão. Para completar essa medida de proteção, providencie a higienização do colchão a cada seis meses.

Ela é feita por empresas especializadas que pulverizam água e produtos germicidas e bactericidas sobre o colchão e, na sequência, usam uma espécie de aspirador de pó para fazer a sucção dos resíduos.

Se o seu orçamento estiver limitado, experimente uma medida caseira. Basta polvilhar bicarbonato de sódio puro sobre o colchão e esperar 30 minutos para absorver o mau cheiro e a umidade. Depois, é preciso remover o excesso com um aspirador de pó, virar o colchão e repetir o processo do outro lado.

No dia a dia, conte com um protetor de colchão para evitar a contaminação enquanto você estiver na cama e faça a troca das roupas de cama toda semana. Alérgicos precisam fazer isso com ainda mais frequência, pelo menos duas vezes por semana.

Remova o mofo

Onde há mofo, quase sempre há ácaros. Inclusive, é muito difícil determinar se uma alergia é causada por apenas um desses agentes, já que eles quase sempre estão associados em um habitat propício.

Você precisa investir na impermeabilização de da estrutura da sua casa. Teto, paredes e sótão precisam desse cuidado para evitar que fiquem úmidos. O correto é fazer isso enquanto a casa está sendo construída, pois se for feito posteriormente o processo se torna menos eficiente.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Fique atento ao banheiro, que é um cômodo propício para o surgimento de mofo. Mantenha a porta e janelas abertas na maior parte do tempo, principalmente após sair do banho, e não deixe roupas úmidas nem molhadas no local.

Armários, malas e caixas precisam receber ventilação e iluminação natural periodicamente. Se não for possível, a alternativa é utilizar produtos antimofo nos espaços que têm tendência à umidade, como, por exemplo, a parede que divide o quarto e o banheiro onde está o guarda-roupas.

Em locais que passam muito tempo fechados, como casas na praia ou no campo, o ideal é ligar um purificador de ar assim que você chegar. O equipamento irá filtrar o ar do ambiente, removendo o mofo e os ácaros e devolvendo-o puro para que você possa respirar sem incômodos.

Para uma remoção completa de mofo, ácaros e bactérias conte com a Dr. Lava Tudo, com limpeza e higienização completa e profissional de estofados e tapetes. Para contratar um serviço da Dr. Lava Tudo acesse nosso site ou ligue de qualquer lugar do Brasil para 0800 944 9999.