Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Dicas infalíveis para a escolha do berço do bebê

Publicado em: sexta-feira, setembro 8, 2017Berco do bebe

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A chegada do bebê é um dos momentos mais esperados e especiais na vida de uma mãe e de um pai. Além das novidades que vêm naturalmente com a gravidez, algumas decisões devem ser tomadas e podem ser difíceis para algumas pessoas, principalmente para aquelas mamães perfeccionistas. Como escolher o enxoval, o carrinho e o berço do bebê são alguns dos maiores desafios, sobretudo se você é uma mãe de primeira viagem.

Por isso, neste post selecionamos algumas dicas infalíveis para te ajudar na escolha do berço do bebê. Confira!

As principais dicas na hora de escolher o berço do bebê

Definir o berço do bebê pode ser complicado porque são muitas as características que devem ser consideradas. É importante verificar a segurança e o tamanho do berço, zelar pela saúde da criança e ainda pensar na decoração.

Por isso, a Dr. Lava Tudo preparou três dicas principais, para facilitar a sua escolha:


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


1. Segurança em primeiro lugar

O principal fator a se considerar ao escolher o berço é a segurança. Você sabia que a largura entre as grades do berço não deve ser maior que 6,5 cm para evitar que a criança passe pelo vão?

Além disso, a altura entre o começo da grade e o estrado deve ser maior que 60 cm. Isso evita que a criança caia do berço quando estiver dormindo ou em pé sobre o colchão.

Alguns móveis vêm com acessórios acoplados, como trocador, gaveteiro, armário. Por mais que sejam práticas, essas peças removíveis podem ser perigosas quando a criança cresce.

Outra dica é avaliar o fabricante anteriormente e se são aprovados pela legislação específica do Inmetro para berços.

2. O tamanho ideal para o berço do bebê

Quando for comprar o berço, é legal saber que o tamanho padrão, chamado de “americano”, é de 1,30 X 70cm, o que corresponde a área interna do berço.

Apesar disso, existem diversos tipos de móveis diferentes. Muitos modelos, por exemplo, podem ser transformados em mini cama. Assim, você aproveita o móvel por mais tempo, mesmo quando a criança crescer, e economiza.

Ainda em relação ao formato, é sempre importante dar preferência aos modelos com laterais arredondadas. Isso contribui para a segurança do bebê, para que ele não se machuque nas quinas.

berço do bebe_arredondado
Dê preferência às laterais arredondadas

3. Escolha bem o tecido para o berço do bebê

O tecido e o colchão do berço do bebê também são itens primordiais na sua escolha, uma vez que influenciam diretamente na saúde do seu filho.

Os melhores colchões, em geral, possuem várias camadas de tecido laminado e esticado com nylon, o que os torna mais resistentes e firmes.

Considere comprar as roupas de cama e almofadas de algodão, para evitar alergias e acúmulo excessivo de sujeira.

É importante lembrar que todo colchão tem um grande potencial de proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias e fungos. Por isso, é importante investir em uma limpeza de colchão profissional.

Como cuidar bem do berço do bebê

Depois que o berço ideal foi escolhido, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir que o seu bebê fique sempre saudável e aconchegante no quarto novo.

  • Higienize o colchão regularmente

Todos sabemos que nos primeiros anos de uma criança todo cuidado é pouco quando se trata da saúde. Por isso, é muito importante que você faça a higienização do colchão regularmente.

Passe um aspirador de pó duas vezes por semana para retirar o excesso de poeira e, caso o colchão seja de um tecido impermeável, passe um pano umedecido com álcool na superfície, para eliminar as bactérias.

  • Considere impermeabilizar o colchão

Lembre-se que a umidade pode ser uma inimiga da saúde, já que é o ambiente propício para que os ácaros e fungos apareçam. Uma boa dica é impermeabilizar o colchão com uma empresa especializada, para evitar que os líquidos penetrem no estofado.

Porém, é importante dizer que a impermeabilização não é capaz de segurar a urina do bebê, pois é muito ácida. Dessa forma, é interessante comprar uma capa protetora para o colchão.

  • Invista em uma limpeza profissional de colchão

Além da limpeza semanal indicada para fazer no colchão do berço do bebê, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada para fazer a limpeza profunda do colchão.

A limpeza caseira não é capaz de eliminar completamente os microrganismos nocivos à saúde e muitas manchas e odores também são difíceis de ser retirados. Se você é mãe, sabe que quando temos um bebê, manchas e odores são fatores que temos de lidar todos os dias!

Você já conhece a limpeza de colchões da Dr. Lava Tudo? Experimente o serviço e mantenha o berço do seu bebê sempre limpinho e cheiroso.