Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
Muitas vezes colaboradores insatisfeitos podem prejudicar, e muito, todo o quadro de funcionários de uma empresa. Por isso, hoje vamos falar como evitar e tratar esse comportamento dentro de sua empresa.
Toda empresa sendo de grande ou pequeno porte tem que lidar com várias pessoas, opiniões e comportamentos distintos, por isso podem surgir inúmeros problemas, gerando insatisfação de funcionários, o que acarretará em outros impasses, afetando o quadro de funcionários, o departamento e até o resultado da própria organização.
Por esse motivo, é importante que preste atenção nos seus funcionários e se eles estiverem insatisfeitos, reforce a comunicação, converse, dialogue, para que haja uma compreensão e entendimento dos problemas e os possíveis fatores que estão levando o funcionário à insatisfação.
Como um bom líder e gestor, você jamais, em hipótese alguma, deve ignorar tal comportamento. Como dito anteriormente, isso pode prejudicar toda a empresa, então a solução é buscar o melhor caminho para solucionar esse problema.
Veja quais são as atitudes corretas que devem ser tomadas quando se deparar com funcionários desmotivados e insatisfeitos:
Como lidar com funcionários insatisfeitos?
As vezes o problema não é o funcionário, mas sim a conduta do gestor, que deve sempre estar com um olhar atento às suas mudanças de atitude e comportamento, para que dessa forma identifique o problema logo no início. Porém, alguns gestores são apenas chefes e não líderes, não se preocupam com a satisfação dos funcionários e o desempenho dos mesmos.
Você como líder e gestor deve:
- Estar atento à mudanças de comportamento;
- Verificar o ritmo de trabalho de cada funcionário e monitorá-los de forma que não os coloque sob pressão;
- Atrasos recorrentes sem justificativas;
- Observar se o funcionário é competente;
- Ver se o funcionário está satisfeito e se não estiver, analisar o motivo.
Em muitos casos, o resultado insatisfatório é devido ao fato do funcionário estar descontente por algum motivo, e não porque ele realmente é ruim ou incompetente. Se for esse o caso, vale a pena investir um pouco de tempo e trabalhar juntamente com a gestão de pessoas, para que o colaborador possa se adaptar ao resto da equipe.
Após identificar a insatisfação, o próximo passo a ser tomado pela empresa é criar possíveis soluções e modos de se comunicar e escutar os funcionários, não necessariamente a conversa precisa ser formal ou diretamente com o gestor. Por esse motivo é bom investir em momentos de informalidade dentro da empresa, já que muitos problemas podem ser diagnosticados nas entrelinhas das conversas que acontecem nesses momentos.
Lembre-se de não utilizar esses momentos somente para isso, invista em um tempo extra com sua equipe, para que dessa forma possa haver um entrosamento e confiança mútua dos funcionários com gestor.
O que pode causar funcionários insatisfeitos?
Muitos fatores podem estar envolvidos quanto se trata da desmotivação e insatisfação dos funcionários, entre eles pode estar:
- Falta de alinhamento das expectativas e objetivos do funcionário com o restante do departamento e equipe;
- Você gestor e líder é o responsável pela motivação de toda a equipe, saiba traçar os objetivos e manter um bom relacionamento com os mesmos. Saiba a maneira certa de desafiar seus funcionários, de forma que ele sinta seu crescimento profissional a partir do cumprimento dessas desafios e metas;
- Comunique-se bem, escute sempre o que eles tem para falar e cuidado com o que você fala, tenha certeza que eles estão recebendo a mensagem passada de forma correta e entendendo-a da maneira que você imaginou.
O que os estudos dizem sobre funcionários satisfeitos e insatisfeitos
Estudos feitos pela Leadership IQ relatam que 89% dos funcionários que pedem conta tem como justificativa não se adaptar à cultura da empresa.
A SHRM (Society for Human Resource Management) diz que funcionários satisfeitos com suas funções tendem a ter uma performance e rendimento 20% melhor que os não satisfeitos, e a probabilidade de troca de emprego é 87% menor.
De acordo com o Havard Busines Review, funcionários satisfeitos tendem a ser 31% mais produtivos e geram 37% mais vendas que o normal., além de serem três vezes mais criativos quando satisfeitos e motivados.
Como a cultura organizacional pode ajudar a sua empresa?
Você sabia que a cultura da sua empresa pode influenciar diretamente em seu rendimento?
O termo cultura organizacional é muito usado na administração e comunicação social, entendê-la e saber aplica-la de forma correta é de extrema importância.
Cultura é a forma como as pessoas se comportam, seus hábitos, valores, crenças e metodologias que estão impregnadas e vivenciadas na empresa.
Muitas desses hábitos podem ser favoráveis, outros nem tanto. Porém existem formas e ferramentas que te ajudam a descobrir se a sua cultura está te ajudando ou atrapalhando.
Uma delas é ouvir e perceber o que os seus funcionários e colaboradores pensam sobre sua empresa.
Tudo começa com as pessoas, e a partir dessas análises você pode definir o que está bom ou que pode melhorar.
Saiba utilizar todas as habilidades e talentos de seus funcionários. As pessoas que conseguem exercitar todas as suas competências têm a performance duas vezes melhor dentro da empresa.
Por isso a gestão de cultura organizacional vem se tornado um diferencial competitivo de muitas empresas, pois assim conseguem maximizar os resultados minimizando o número de conflitos e funcionários insatisfeitos.