Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Perfil profissional para Gestão de hoteleira

Publicado em: segunda-feira, novembro 13, 2017gestão

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Gestão de hotelaria, você sabe o que é? Conhece o ramo? Se você tem interesse ou já trabalha na área, saiba que apenas um caráter visionário não é o suficiente. Uma pessoa para o cargo de gestor tem que ter em seu perfil um conjunto de características e qualidades a fim de otimizar a administração e conseguir bons resultados.

Sabemos que para um empreendimento tenha seu devido sucesso, à sua frente tem que haver uma liderança com visão, que saiba aglomerar ao seu redor pessoas de confiança e que tem uma vontade de crescer profissionalmente.

O que faz a pessoa que está a frente da gestão do hotel

 

É a gestão e administração do hotel que irá definir as prioridades dos recursos, traçar as metas e os objetivos a serem alcançados, procurando sempre estabelecer a relação de custo-benefício (maior benefício para a empresa e o cliente, otimizando os recursos).

A responsabilidade que um gestor carrega é grande pois, o serviço de hotelaria não pode ser experimentado ou provado antes de sua real adesão, ou seja, uma pessoa só é convencida de que o quarto é confortável quando se hospeda.

Existem inúmeros sites que mede a opinião de consumidores, por isso o serviço tem de ser bem prestado.

Há inúmeros indicadores que são analisados pelas pessoas antes de comprar o pacote como a limpeza dos apartamentos ou quartos e das áreas públicas, a decoração e o mobiliário, a segurança e a amabilidade dos funcionários. Todos esses fatores são controlados pela gestão.

Hoje listaremos algumas características que uma boa gestão de hotel deve adquirir ou aprimorar.

 

  1. Boa comunicação

 

Uma boa comunicação não se refere apenas ao dom de falar bem em público. Ler, escrever e falar bem tem que ser características de um bom gerente.

Saiba a importância de uma boa comunicação, uma falha se quer e sua mensagem pode se tornar um grande mal-entendido. Para isso, procure sempre traçar um objetivo para sua conversa ou comunicado, evitando também distrações e ruídos.

É indispensável que o gestor tenha um bom conhecimento da língua portuguesa, pois por ele passa inúmeros documentos importantes, regras, instruções, etc.

Dependendo do tamanho do seu empreendimento e do tipo de hóspedes que você recebe, é de suma importância o aprendizado de outras línguas, afinal, um hotel corre o risco de receber hóspedes do mundo inteiro.

 

  1. Saber planejar

 

É comum vermos em pequenas empresas, decisões sendo tomadas todos os dias sem um devido planejamento. O planejamento estratégico irá lhe proporcionar fazer uma leitura crítica e coerente de toda a estrutura e ambiente externo e interno da empresa, para que a partir dessa análise todos os objetivos e metas do hotel possam ser traçados.

Saber planejar, é entender que tem situações e erros que podem ser previstos, e o quanto antes melhor. É por meio dessa etapa que as soluções para os possíveis problemas são desenvolvidas, tudo previamente, é mais fácil de controlar.

Esse planejamento é essencial também, como no estoque, lavagem das roupas, e escala de arrumação das camareiras e principalmente a reservas de quartos ou apartamentos.

O planejamento irá proporcionar ao seu cliente muito mais conforto e segurança.

 

  1. Liderança

 

Provavelmente você já deve ter vistos em palestras de gestão ou conteúdo de empreendedorismo falando da diferença entre ser LÍDER e ser CHEFE.

Ser um líder, demanda muito mais que ter responsabilidades e ter que tomar decisões. Ele precisa desenvolver um sentimento de instinto para as tomadas de decisões sob pressão. Esse sentimento veio por meio de muito estudo, mas também através das práticas vivenciadas no dia-a-dia da gestão.

O bom líder deve motivar sua equipe a pensar, conhecer e reconhecer suas habilidades, a partir disso saber aproveitá-las dentro de seu hotel. É importante permitir o crescimento desses profissionais, dessa forma, toda a equipe irá evoluir junto, agregando novos valores e experiências.

Um líder deve não só permitir o crescimento de sua equipe, mas também abrir espaço para inovação e novas ideias. É identificar em seu quadro pessoal pessoas que também tenha o perfil de gestão e liderança, e assim sem medo, formar novos líderes.

 

  1. Sintonia com a equipe

equipe

 

 

Aquele que é responsável pela gestão do hotel, tem que ficar a parte de todas as áreas e de todo aquilo que está acontecendo dentro de seu negócio. O famoso trabalho em equipe, deve ser considerado como uma boa sintonia entre todos os funcionários, vocês devem estar conectados, e funcionar como engrenagens para que a máquina da empresa funcione.

Todos os outros gerentes ou responsáveis de outras áreas, devem repassar para a pessoal responsável pela gestão do hotel as dificuldades, problemas e questões que demandam responsabilidade.

 

  1. Ser digital

 

Não dá mais para negar o avanço do digital com a internet. A comunicação ficou muito mais fácil de ser executada e mensurada.

De acordo com a Forbes Brasil mais de metade da população da América Latina terá acesso a redes sociais.

O Brasil é o país com mais usuários do continente, até o final do ano serão 92 milhões de pessoas conectadas aproximadamente.

Dados como estes só revelam a importância de qualquer empresa atuar e conquistar seu espaço na internet e redes sociais. É importante destacar que. Por meio da internet seu hotel pode conseguir uma interação direta com seu possível cliente e fica mais fácil a mensuração de dados.

 

Mesmo seguindo essas dicas, o perfil de líder é desenvolvido por meio das experiências e erros vivenciados ao longo de sua caminhada como gestor. Errar não é tão ruim, planeje até os erros e suas possíveis soluções, e a cada dia estará ainda mais perto de uma boa gestão.