Cuidados de higiene e saúde para sua empresa

Última modificação em: 3 de agosto de 2018 Higiene e saúde

As pessoas passam pelo menos um terço do dia no ambiente de trabalho. Seja qual for o tipo de emprego, lá formam-se amigos, criam-se hábitos alimentares e culturas próprias.  É quase uma segunda casa. E da mesma maneira que a higiene e saúde são importantes no lar de cada um, ela também é relevante nas empresas.

Quer saber mais sobre importância da higiene e saúde do seu trabalho? Continue a leitura!

Higiene e saúde em primeiro lugar!

higiene e saúde

Desde criança, alguns hábitos de higiene são ensinados. Desde lavar as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, lavar bem os alimentos e cuidados com a higiene pessoal. Esses ensinamentos não são apenas regras sociais, eles contribuem para que a saúde de todos seja preservada.

Isso não é diferente no trabalho. Um ambiente limpo impacta diretamente na higiene e saúde dos funcionários. Quando se mantém as instalações empresariais bem higienizadas é possível evitar diversas doenças.

Algumas enfermidades como gripe, diarreia, alergias, conjuntivite ou virose são altamente contagiosas e basta que um colaborador pegue uma delas para que de repente toda a equipe esteja contaminada.

Além disso, quando o ambiente de trabalho está sujo, isso pode afetar na saúde mental dos empregados. As pessoas devem se sentir bem no local onde trabalham e se isso não acontece, depressões podem, aos poucos, se manifestar. Quando o local está limpo, os funcionários têm mais disposição e bem-estar para trabalhar.

Atenda as regras sanitárias!

Quando o negócio está diretamente ligado à produção e serviços alimentícios, ou à saúde e produção de produtos químicos, remédios ou cosméticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem regras específicas.


Sabe aquelas tosses que nunca acabam?

Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..

Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!

Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!


São normas de manuseio, limpeza, vestuário, conservação de materiais, transporte, exposição e muitos outros fatores que afetam tanto na segurança do funcionário quanto de quem vai utilizar o produto e até mesmo a qualidade do que está sendo produzido na empresa.

As organizações que não as seguem estão sujeitas a multas, perda de mercadoria e até mesmo a perda da permissão de funcionamento. Você já deve ter acompanhado nos noticiários informações sobre remédios que saíram do mercado ou restaurantes que foram fechados a pedido da Vigilância Sanitária, não é mesmo?

Pois saiba que também há regras envolvendo escritórios, para que a higiene e saúde dos funcionários sejam mantidas.

Veja alguns pontos importantes:

  • Mantenha o local de trabalho limpo e organizado, evitando proliferação de doenças.
  • Tenha locais apropriados para o armazenamento de produtos de limpeza.
  • Alimentos também devem ser armazenados de maneira apropriada, com atenção ao prazo de validade e longe de produtos de limpeza.
  • O lixo deve ser recolhido todos os dias.
  • Não acumule vasilhas sujas e restos de comida nas pias.
  • Caixas de gordura e de esgoto devem estar longe da convivência dos funcionários.
  • É obrigatório oferecer água potável aos funcionários. Caso seja por meio de filtro, eles devem estar sempre limpos e com a manutenção em dia.
  • Regras de higiene pessoal devem ser estabelecidas e mantidas.
  • Alimentação deve ocorrer em ambientes próprios para tal. Os funcionários não devem comer em mesas do escritório e bancadas com computadores.
  • Crie uma rotina de limpeza para que os ambientes estejam sempre limpos.

Atenda a essas regras e mantenha a higiene e saúde no seu ambiente de trabalho, contribuindo para que seu negócio seja bem-sucedido!

Use produtos de qualidade

higiene e saúde

É comum que as empresas comprem produtos de limpeza em atacado, já que a demanda de sua utilização é grande. Comprando em maior quantidade, o produto sai mais barato. Mas, é importante estar atento se esses produtos são de qualidade.

Em alguns casos, o produto tem apenas o característico cheiro de limpeza, o que pode trazer a falsa sensação que o ambiente está bem higienizado. Entretanto, a realidade é que continua cheio de microrganismos que podem afetar a higiene e saúde de todos que ali convivem.

Cada tipo de limpeza requer um material específico. Banheiros e cozinhas, por exemplo, devem estar livres das bactérias que proliferam ali constantemente. Isso requer uma química própria para esse fim, com produtos antibactericidas e fungicidas.

Já escritórios e áreas comuns, devem estar limpos, mas com materiais mais leves, que não causem alergias e outros danos aos funcionários que passam ali a maior parte do tempo.

Em todos os casos, é importante que esses produtos sejam de qualidade, de modo a garantir a higiene e a saúde de todos os envolvidos.

Não se esqueça da higiene de estofados, ar-condicionado, tapetes, equipamentos e utensílios da cozinha

Não são apenas as superfícies que devem estar sempre limpas. Não adianta nada o chão e janelas estarem brilhando se as cadeiras, sofás e poltronas do ambiente nunca foram devidamente higienizados.

Qualquer tipo de estofados, assim como cortinas e tapetes, são locais propícios para que ácaros e fungos se reproduzam. Quanto mais desses microrganismos no ambiente de trabalho, mais os funcionários estão sujeitos a ter crises alérgicas, afetando a higiene e saúde do ambiente.

O ar-condicionado também deve estar com o filtro limpo e com a manutenção em dia. Imagine se os funcionários respirarem o ano inteiro um ar sujo e cheio de poeira. O resultado será constantes alergias respiratórias das equipes e isso impacta na higiene e na saúde deles, bem como em sua produtividade. Não é à toa que a Anvisa tem regras específicas sobre o uso do ar-condicionado, não é mesmo?

Além disso, equipamentos e utensílios da cozinha devem estar sempre limpos. Isso porque restos de comida, lixo e sujeira acumulada atraem ratos, baratas e outros insetos. Esses, por si só, podem trazer pragas e provocar doenças mais graves.

Ambientes limpos estimulam a produtividade e reduzem o absenteísmo

higiene e saúde

Manter o ambiente de trabalho limpo não é bom apenas para a higiene e saúde dos funcionários. A empresa também ganha com isso. Sabe por quê? Isso gera um ambiente que estimula a produtividade e reduz o absenteísmo (as faltas do empregado nos dias de trabalho).

Uma pesquisa da Green Building Association (USGBC) avaliou exatamente a influência da limpeza no trabalho. O resultado mostrou que tanto a saúde quanto aspectos comportamentais das pessoas são afetados.

Entre os indicativos, um dos que mais chamam atenção é que fábricas que estão sempre limpas aumentam em 40% a produtividade dos empregados. Vendas no setor comercial também são impactadas pela higienização apropriada do local.

Além disso, quando o ambiente está limpo e organizado, a quantidade de poeira, ácaros e fungos é reduzida. Eles são os principais causadores de alergias e doenças respiratórias e, no Brasil, as pessoas costumam faltar quatro dias por ano em decorrência desses problemas.

Para manter o ambiente de trabalho sempre limpo e higienizado de maneira apropriada, você pode contar com a Dr. Lava Tudo. Líder de mercado no ramo de limpeza, a empresa conta com produtos de qualidade, aparelhos com alta tecnologia e profissionais bem capacitados para a execução dos serviços.

Agende os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo e garanta a higiene e saúde dos seus funcionários!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: