Qual a importância da higiene no ambiente de trabalho?

Última modificação em: 18 de abril de 2018 higiene no ambiente de trabalho

Será que manter a organização e a higiene no ambiente de trabalho melhora a produtividade e o bem-estar dos empregados? É sobre isso que a Dr. Lava Tudo vai falar hoje e te ensinar as melhores formas de limpar seu escritório.

Afinal, muito se fala sobre o aumento da produtividade nas empresas brasileiras (e do mundo). São inúmeras dicas motivacionais, orientações sobre análise de cenário e busca de oportunidades no mercado, e conselhos sobre o mapeamento de processos.

O que muita gente não sabe, é que a organização interfere diretamente no desempenho das equipes e é, por isso, um fator primordial para os resultados gerais e satisfação dos empregados. Dessa forma, se você quer o bem da sua empresa e equipe, continue a leitura!

Higiene no ambiente de trabalho: saiba como a organização ajuda a evitar acidentes

higiene no ambiente de trabalho acidente

No Brasil, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os anos, segundo dados da Previdência Social e o Ministério do Trabalho.

O problema afeta trabalhadores de vários setores, sendo o de serviços e indústria os campeões no número de acidentes.

As causas para essas ocorrências variam em cada caso, mas alguns fatores são considerados mais comuns:

  • Exaustão;
  • Falta de atenção do empregado;
  • Equipamentos de segurança incompletos ou incompatíveis com a função;
  • Falta de higiene no ambiente de trabalho. Ambientes desorganizados e sem uma lógica que facilite a execução das tarefas também pioram a qualidade do trabalho, aumentam as chances de acidentes e até a insalubridade.

Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Outros problemas causados pela falta de organização e higiene

E os resultados negativos de uma higiene deficiente são muitos. Entre eles, podemos elencar:

  • Funcionários menos motivados e consequente redução na produtividade;
  • Cansaço;
  • Menor qualidade de vida;
  • Diminuição da higiene pessoal – já que o ambiente está sujo;
  • Aumento de doenças infecciosas (inclusive as graves, como dengue);
  • Diminuição da vida útil dos equipamentos e outros materiais de trabalho.

Confira os benefícios de manter um ambiente de trabalho limpo e mais organizado

Pense bem: seu funcionário chega no trabalho e não consegue encontrar todos os documentos que precisa para trabalhar. A cozinha e o banheiro estão imundos e as lixeiras não tem mais espaço. Como alguém consegue trabalhar assim?

Além de diminuir o desempenho da equipe, a falta de limpeza gera um impacto negativo nos clientes, por isso, o mais recomendado é deixar todas as áreas organizadas. Veja as vantagens de aumentar o nível de higiene no ambiente de trabalho.

Passa a sensação de empresa organizada

A limpeza é o cartão de visitas da empresa. A se deparar com um local sujo e desorganizado, os clientes são levados a pensar que todos os processos realizados ali seguem o mesmo padrão de bagunça e falta de cuidados.

Uma empresa limpa reflete a exigência e rigor em todas as etapas de trabalho e passam uma imagem positiva para o consumidor.

Mais saúde e bem-estar para toda a equipe

Um ambiente de trabalho agradável é resultado de uma série de fatores, como iluminação, temperatura e ergonomia do espaço. A limpeza também tem influência no bem-estar dos funcionários, contribuindo para que eles se sintam melhor, no dia a dia, além de afastar o risco de proliferação de agentes infecciosos, como ácaros, bactérias e mosquitos.

Maior produtividade e menos riscos de acidentes

Se o funcionário tiver à mão todo o material que precisa para trabalhar – organizado de forma lógica, todo o processo de produção fica mais prático e rápido, melhorando os resultados da empresa. Além disso, esse nível de organização reduz a taxa de acidentes de trabalho, fator positivo para empregados e contratantes.

4 dicas de como manter a higiene no ambiente de trabalho

Já entendeu tudo sobre os benefícios da higiene no ambiente de trabalho, mas ainda não sabe quais as melhores práticas de limpeza para executar no dia a dia? Confira as nossas dicas:

1 – Utilize o método 5s para organizar o ambiente

O método 5s prevê que todas as pessoas da empresa podem contribuir para um ambiente mais organizado. Para melhor índice de eficiência, recomenda-se seguir 5 sensos: o de utilização, de ordenação, de limpeza, de padronização e de autodisciplina.

Na prática, esse método fomenta a criação de regras que evitem desperdícios e promovam a melhoria contínua de processos.

2 – Tenha um plano definido de limpeza

Determine como a limpeza diária será feita. Tenha tudo documentado e treine as equipes de manutenção para seguir uma determinada ordem de organização. Além disso, defina os produtos a serem utilizados em cada processo e quem é responsável por cada tarefa.

3 – Crie uma cultura de higiene no ambiente de trabalho

Cada funcionário deve ser responsável pela organização do próprio espaço: não se alimentar fora da cozinha, descartar lixo e resíduos dos locais apropriados e manter a mesa ou área de trabalho o mais organizado possível, além de cuidar da limpeza de locais coletivos, como o banheiro.

Por isso, explique os procedimentos quando o empregado por contratado. Depois, periodicamente, reforce a importância e benefícios da higiene no ambiente de trabalho.

4 – Mantenha um local apropriado para cada coisa

De nada adianta exigir organização dos funcionários se não houver um local para guardar os materiais de trabalho.

Se o funcionário usa Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se veste apenas quando chega, é necessário ter um armário. Se há um grande volume de documentos impressos, os gaveteiros com fichas são indicados.

Mantenha, ainda, os corredores livres e os acessos à armários e outros setores sempre desbloqueados.

Quais desses processos você já utiliza no dia a dia da sua empresa? Se precisar de mais suporte para a higiene no ambiente de trabalho, conte com os serviços de limpeza profissional da Dr. Lava Tudo, como a lavagem de estofados. Deixamos o sofá (e outros itens da empresa) limpos e com cara de novos para você se preocupar com os resultados dos seu negócio!

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: