Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

O que é higiene ocupacional e como ela pode ajudar sua empresa!

Publicado em: quarta-feira, julho 18, 2018higiene ocupacional

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Também chamada de Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial, a Higiene Ocupacional é a ciência responsável por identificar, avaliar e controlar agentes que causam algum dano à saúde ou à integridade do trabalhador e das pessoas ao redor da empresa e que surgem nesses ambientes.

Em tempos antigos, a produtividade era mais importante que a vida dos trabalhadores. Porém, essa situação mudou e hoje as empresas devem zelar pela segurança das equipes. Devem providenciar todo o equipamento necessário para que as atividades sejam executadas com o menor risco possível.

Além de serem regulamentados pela legislação trabalhistas, ambientes mais seguros e que sigam todos os parâmetros da Higiene Ocupacional são melhores para os resultados financeiros. Entenda o porquê nos próximos tópicos.

A importância da Higiene Ocupacional

higiene ocupacional

A Higiene Ocupacional tem o objetivo de prevenir e controlar as doenças de trabalho, que são decorrentes das condições do ambiente os das próprias atividades realizadas pelo empregado.

Empresas que promovem a Higiene Ocupacional garantem mais qualidade de vida às equipes de trabalho, prevenindo a ocorrência de acidentes e doenças de trabalho, tendo como foco o bem-estar e a segurança do trabalhador.

O programa de higienização do ambiente de trabalho acontece em 4 fases:

  1. Antecipação de riscos

Nessa fase, os profissionais higienistas identificam possíveis riscos nos ambientes da empresa. Se um processo for implementado ou modificado, também será necessário fazer essa avaliação.

  1. Reconhecimento dos riscos

Aqui, os riscos são avaliados de forma qualitativa, ou seja, quais matérias-primas, produtos, procedimentos, equipamentos e instalações representam algum risco para a integridade do empregado.

  1. Avaliação dos Riscos

Na terceira etapa, a classificação dos riscos é quantitativa, levando em consideração os limites de tolerância estabelecidos em norma reguladora do setor.

São identificados a intensidade mínima ou máxima, ou mesmo a concentração e intensidades de produtos ou matéria-prima, que se relacionam à exposição do trabalhador a um determinado risco.

  1. Controle dos riscos

Por fim, com todos os riscos identificados e classificados, a empresa deve implementar medidas preventivas, que visem mitigar as chances de acidentes de forma a beneficiar a saúde e integridade dos empregados.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Ambientes limpos estimulam a produtividade

Embora a gente costume pensar que apenas equipamentos industriais ou produtos químicos perigosos apresentem algum risco à saúde dos trabalhadores, a falta de organização do ambiente de trabalho também é um problema.

Entre outras coisas, ambientes sujos provocam:

  • Proliferação de doenças infecciosas;
  • Desenvolvimento de mofo – que também é responsável por doenças respiratórias;
  • Danos aos equipamentos e materiais de trabalho;
  • Equipes desmotivadas;
  • Sensação de cansaço;
  • Diminuição da higiene pessoal de forma geral.

Para evitar todos esses problemas e manter a equipe sempre estimulada, um ambiente de trabalho limpo e organizado é essencial.

Em locais com alto padrão de higienização e limpeza, os funcionários se sentem mais confortáveis, com sensação de bem-estar e, consequentemente, produzem mais.

Ambientes limpos também evitam o absenteísmo

O absenteísmo é um conceito que designa um padrão de ausências de um empregado, seja por atraso ou por algum motivo que o impeça de comparecer ao local de trabalho.

Se o ambiente é sujo e propenso à proliferação de doenças, o absenteísmo acaba sendo uma prática comum, especialmente em épocas mais frias e secas – quando muita gente apresenta doenças respiratórias, como rinite ou asma.

O afastamento por motivo de saúde, desde que comprovado por atestado médico, é legal, porém a empresa fica prejudicada pelo desfalque na equipe.

Por isso é tão importante manter o ambiente limpo: você elimina um fator de risco, garantindo o bem-estar dos funcionários e o ritmo da produção da empresa.

Saiba mais sobre como evitar o afastamento de profissionais na sua empresa.

Sensação de limpeza motiva os funcionários e causa boa impressão

higiene ocupacional 2

Como já foi dito em tópicos anteriores, a sensação de limpeza proporciona conforto e bem-estar aos funcionários, que se sentirão motivados e estimulados a realizarem seu trabalho da melhor forma possível.

Isso melhora o nível de produtividade e, consequentemente, os resultados financeiros do negócio.

Além disso, a limpeza é um cartão de visita da empresa. Ao receber um cliente ou parceiro, a organização é essencial e reflete como todos os processos acontecem na instituição.

Se o ambiente é limpo e sadio, passa a impressão de uma marca organizada, sem problemas e com boas soluções. Já um ambiente sujo e bagunçado denota desorganização em todos os processos e dificilmente um cliente que visitar o local fará algum tipo de negócio com você.

Higiene ocupacional promove a saúde e bem-estar

Quando a Higiene Ocupacional está em dia, o ambiente de trabalho fica livre de riscos que possam comprometer a saúde das equipes de trabalho.

Com todas as medidas de segurança colocadas em prática, bem como a manutenção da limpeza e organização, o funcionário tem garantido o bem-estar, proteção e segurança, com a certeza de fazer parte de uma empresa responsável e preocupada com o conforto de seus empregados.

Isso é bom para o quadro funcional, para a instituição, para os clientes e para os resultados, que tendem a aumentar.

Dr. Lava Tudo: especialista em limpeza!

Para garantir a Higiene Ocupacional e a manutenção adequada de todos os ambientes, conte com os serviços de quem é especialista em limpeza.

Contamos com uma equipe formada por profissionais treinados e especializados. Eles vão até o endereço de sua preferência para realizar os serviços.

Além disso, utilizamos o que há de mais moderno em equipamentos, inclusive com peças importadas, e produtos de limpeza de alta qualidade. Assim, garantimos a higienização de qualidade e a saúde dos nossos clientes.

Nossos serviços

A Dr. Lava Tudo oferece soluções completas de higienização, como limpeza de ar-condicionado, carpetes, cortinas, estofados e muito mais!

Os nossos serviços são ideais para quem precisa de uma limpeza profunda, duradoura e de qualidade.

Oferecemos, ainda, seguro em todos os nossos serviços, para deixar o cliente ainda mais tranquilo.

Faça um orçamento!

Conheça nosso portfólio e faça um orçamento. Temos uma carteira completa de serviços de manutenção e limpeza que vão fazer toda a diferença na sua empresa.

Solicite um orçamento através do 0800 944 9999 ou de nossa loja online. Ganhe 10% de desconto e garanta a higiene ocupacional de sua empresa!