Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Hotelaria: soluções para economizar com sistemas de limpeza

Publicado em: sexta-feira, novembro 10, 2017hotelaria_limpeza

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A limpeza e cuidados com hotelaria são o cartão de visitas do seu negócio. Elas refletem a organização do seu empreendimento e a atenção dispensada aos hóspedes.

Por isso, o processo deve ser realizado com planejamento e qualidade, visando sempre o bem-estar dos clientes, e é fundamental usar bons produtos e cuidar de cada detalhe.

Mas e se você puder otimizar o sistema de limpeza e ainda economizar dinheiro? Melhor ainda, não é? É isso que a Dr. Lava Tudo vai ensinar aqui!

 

Aplique o POP à limpeza da hotelaria

 

Hotelaria padronizada

 

Você já ouviu para em POP? Essa é a sigla para Procedimento Operacional Padrão, um documento que vai te ajudar a gerenciar a sua rede de hotelaria de forma sistematizada, organizada e focada na redução de custos.

O objetivo do POP é fazer o planejamento do trabalho a ser executado. Ele detalha, de forma minuciosa, tudo o que é necessário para realizar determinada atividade.

No POP são elencados: o responsável pela tarefa, a lista de equipamentos e materiais que serão utilizados, a descrição do procedimento – com possíveis restrições, e o roteiro de inspeções.

O principal objetivo é criar um padrão de execução, sem desvios, que garanta a realização da tarefa com qualidade e alinhada à expectativa projetada para a demanda.

No documento específico para o sistema de limpeza da hotelaria, é possível inserir princípios gerais sobre o tema – como o uso de equipamentos de segurança, por onde a tarefa deve ser iniciada e separação de produtos químicos.

Isso vai padronizar os procedimentos de toda a equipe, reduzir o tempo de limpeza e proporcionar melhorias em todo o processo.

 

Aprenda a reduzir custos com soluções simples

 

Encontrar formas de reduzir custos deve ser uma tarefa diária, implementada na cultura organizacional das empresas. A economia nem sempre precisa de mudanças drásticas, mas soluções simples e eficazes que fazem toda a diferença no balanço mensal do empreendimento.

 

  • Utilize equipamentos profissionais de limpeza

 

Quanto tempo o funcionário de limpeza demora para remover sujeiras grudadas nas paredes ou mesmo para deixar espaço maiores brilhando? Dá para eliminar resíduos dos banheiros com máquinas a vapor e sem o uso de produtos químicos; polir pisos; aspirar o pó; e limpar o tapete de áreas grandes, tudo de forma rápida, prática, com economia de tempo e proporcionando bem-estar para os hóspedes.

Muitas dessas ferramentas também eliminam o uso de produtos químicos, mitigando possíveis danos à saúde do seu cliente e dos funcionários.

 

  • Otimize a compra de produtos de limpeza

 

Muitos produtos são similares e têm o mesmo efeito na hora de limpar os ambientes. A compra deve levar em consideração esse fator. Planeje quais seus objetivos com cada produto e compre só o que for necessário.

Insira no seu POP os produtos que são diluídos em água. Nem sempre eles são utilizados corretamente e são aplicados diretamente sobre os objetos. Além de correr o risco de danificar os quartos e móveis da sua hotelaria, isso é desperdício de produto. O método correto deve ser frisado para melhor utilização de cada um.

Outra dica importante é agregar o uso de bons produtos com panos de qualidade. Opte por aqueles que são 100% algodão ou de microfibra. Eles vão custar um pouco mais, mas a longo prazo o investimento vai refletir em economia de forma geral.

 

  • Realize a limpeza da hotelaria por etapas

 

Hotelaria - limpe por etapas

 

Uma forma de ganhar tempo e garantir padronização do processo é realizar tudo por etapas, seguindo sempre a mesma ordem. Os produtos podem ser separados na véspera, assim as equipes de limpeza já começam o dia com a mão na massa. Defina também a periodicidade da limpeza mais profunda e siga a risca a metodologia de limpeza.

 

  • Contrate serviços profissionais para limpezas mais pesadas

 

Em casos de manchas e sujeiras mais difíceis de serem removidas, o ideal é contratar empresas especializadas.  A limpeza de cadeiras, por exemplo, é uma tarefa delicada e tratamentos caseiros podem danificar o móvel. Por serem parte importante da decoração, o serviço especializado é a melhor forma de fazer a manutenção.

Limpar carpetes também exige dedicação e conhecimentos técnicos. A lavagem profissional é indicada para todos os tipos de carpete eliminado uma série de resíduos e deixando-o com cara de novo.

Quer manter seu hotel ainda mais limpo e higienizado? Aposte na limpeza e impermeabilização de estofados. Esse serviço limpa profundamente seu móvel, eliminado resíduos de comida e outras sujeiras. Além disso, cria uma camada de proteção contra líquidos e umidade, prologando a vida útil do objeto e sendo um importante aliado no combate a fungos e bactérias.