Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Impermeabilização em couro é possível? Descubra agora!

Publicado em: sexta-feira, fevereiro 2, 2018erros ao limpar o sofá Hidratação de Couro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O couro é matéria-prima de uma infinidade de produtos. O material é encontrado em bolsas, sapatos, roupas, móveis e até no revestimento dos bancos de carros.

Sofisticado e muito bonito, pode durar mais de um século, desde que receba cuidados adequados que garantam sua limpeza e conservação.

A impermeabilização do couro é uma dúvida constante dos consumidores. Embora existam vários sites ensinando como fazer isso em casa, a prática não é totalmente recomendada.

Saiba o porquê e quais cuidados devem ser priorizados nos próximos tópicos desse post.

Por que não impermeabilizar couro?

sofa de couro

O couro é um material muito delicado. O legítimo é feito a partir da pele de animais, podendo ser se origem bovina, suína, caprina ou ovina.

O uso de cremes de hidratação e itens de limpeza que não são próprios para o material, pode danificar e deixar manchas, comprometendo a qualidade longevidade do revestimento.

Como grande parte dos produtos confeccionados em couro são naturalmente impermeáveis, não é necessário contratar serviços ou comprar artigos para esse fim.

No caso de sapatos, que podem ser danificados em chuvas ou poças d’água, é possível aplicar uma camada de spray impermeabilizante, que garantem proteção extra ao calçado e aos seus pés. Mas converse com o vendedor e leia o rótulo antes de aplicar.

calcado de couro

Couro automotivo: quais os cuidados?

O couro tem sido um material muito utilizado no mercado automotivo. Os bancos de couro deixam o veículo mais requintado e é um acessório muito procurado pelos consumidores.

Na hora de comprar, verifique a qualidade do revestimento e se ele é realmente legítimo. Esse é um produto mais caro, então a busca por ofertas muito grandes deve ser cuidadosa, para não levar uma imitação para casa.

Compre apenas em empresas reconhecidas no mercado e, depois da aquisição, mantenha uma rotina de manutenção para manter o banco sempre novinho.

Como limpar o banco do seu carro

banco de couro

No dia a dia a manutenção e limpeza do banco pode ser feita com sabão neutro e água quente – lembrando que o excesso de umidade danifica o banco, então será necessário secar o revestimento completamente imediatamente após a limpeza.


Agende agora uma hidratação do seu sofá de couro e aumente sua durabilidade!


Para manter o interior do seu veículo sempre bonito, opte pela higienização profissional de tempos em tempos. Além de deixar o banco do carro limpo, vai garantir que o processo seja feito sem causar qualquer estrago.

Como limpar sofás e estofados em casa

O couro deve ser limpo profundamente pelo menos duas vezes por ano. Isso é essencial para garantir sua durabilidade e beleza e o ideal é que seja feita por empresas especializadas.

Em casa, é possível fazer uma limpeza mais simples, usando aspirador de pó e soluções caseiras com álcool, sabão neutro ou vinagre.

Aprenda algumas receitas no nosso Guia Definitivo de Como Limpar Couro.

Hidratação de couro

A hidratação do couro também deve ser feita com produtos específicos. Embora seja pele animal, o uso de cremes hidratantes que usamos em nosso corpo engordura e danifica o material, então nada de seguir dicas assim.

Compre o produto próprio e aplique com o auxílio de um tecido macio, em quantidades pequenas. O excesso de produto ou a má aplicação também podem manchar.

Na Dr. Lava tudo o processo de limpeza do couro segue recomendações específicas e é feito por profissionais especialistas. Entre em contato e solicite um orçamento. Leva menos de um minuto.