Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Jogos de limpeza: seus filhos aprendem brincando!

Publicado em: segunda-feira, setembro 17, 2018

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você está em sua rotina de arrumar a casa inteira, quase finalizando, e de repente tem brinquedo espalhado por todo canto de novo. Esse cenário é comum para você? Realmente não é fácil manter os cômodos limpos e organizados quando tem criança por perto, mas saiba que elas podem te ajudar em vez de atrapalhar! Você pode ensinar aos pequenos, de maneira divertida, atividades próprias para cada idade, de modo a auxiliar em casa, deixando de lado as birras e choros.

Uma dessas formas é fazer uso dos jogos de limpeza! Com eles, você introduz para o dia a dia das crianças determinadas tarefas em forma de brincadeira.

Quem saber mais? A Dr. Lava Tudo te conta!

Vantagens dos jogos de limpeza

jogos de limpeza

Há várias vantagens em utilizar jogos de limpeza para introduzir as tarefas domésticas para seus filhos. Além de facilitar seu dia a dia, eles contribuem para a educação da criança, confira:

  • Responsabilidade: quanto antes a criança aprender noções de responsabilidade, melhor! Com os jogos de limpeza, elas aprendem que tudo o que foi tirado do lugar, deve ser colocado de volta. Além disso, alguns jogos incluem cuidados com os personagens. Isso tudo faz com que os pequenos tornem-se responsáveis por determinadas atividades e essa noção é muito importante na educação das crianças.
  • Independência: Aos poucos, seu filho começa a entender que ele não precisa depender de você para tudo. Os jogos de limpeza contribuem com desafios que o fazem ter a ideia de como resolver determinadas situações. Por exemplo, da mesma maneira que ele aprendeu onde guardar a roupa limpa, aos poucos vai assimilar que quando for vestir uma roupa, ela está onde ele guardou. Isso permitirá que ele se arrume quando for a hora de vocês saírem, te dando mais tempo para outras atividades.
  • Espírito de colaboração: os jogos de limpeza utilizam a ideia de que a criança ajude algum personagem a cumprir tarefas e desafios. Isso contribui para que o espirito de colaboração faça parte do seu mundo, ainda que pequeno. Que tal ajudar a mamãe e o papai? Ou auxiliar seu irmão a fazer algo? Fica cada vez mais fácil que a resposta imediata das crianças seja SIM!

Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Os melhores jogos de limpeza para seu filho

Se você já está interessando em apresentar jogos de limpeza para seu filho, aqui vão três indicações para ele começar a se divertir e aprender o quanto antes!

Peppa Pig Clean Room

Peppa Pig conquista os pequenos com seus desenhos animados. Não seria diferente nos joguinhos disponíveis no mercado. Em “Peppa Pig Clean Room”, o objetivo é que a protagonista faça uma faxina completa em sua casa e, para isso, conta com a ajuda da criança.

Nesse game, há objetos espalhado no cômodo. Cada coisa deve ser direcionada para seu lugar certo. A criança vai ajudando a Peppa na faxina, passando pela sala, quarto, cozinha, até terminar de arrumar toda a casa.

Pou Clean Room

Pou é um bichinho virtual que demanda carinho e cuidado. A criançada deve alimentá-lo, vesti-lo, levá-lo ao banheiro, etc. Na versão do jogo em que ele deve limpar seu quarto, Pou é levado para o ambiente da arrumação. Com ele, as crianças aprendem a identificar o que é bagunça e o que é limpeza desde cedo e são estimuladas a ajudá-lo a colocar cada item em seu devido lugar.

Manter sua casa limpa

O aplicativo “Manter sua casa limpa” vai além de ensinar a jogar o lixo no lugar ou organizar objetos. Com ele, a percepção do que é necessário para manter a casa limpa nos mínimos detalhes fica mais nítida. A criança ajuda a limpar teias de aranha, colocar vasilhas no lava-louças, tirar poeira, etc.

Limpeza lúdica

jogos de limpeza

Agora que você já apresentou alguns jogos de limpeza para a criança, chegou a hora de fazer com que ela te ajude de verdade. Para isso ficar ainda mais fácil, o momento de fazer as tarefas domésticas pode acontecer de maneira lúdica, continuando com a atmosfera de brincadeira.

Uma maneira simples de tornar isso realidade é começar com o material próprio para o pequeno. Monte um kit de limpeza divertido para ele. Nesse kit você coloca panos coloridos, luvinhas, avental com um personagem divertido, baldinho, mini vassoura, mini rodo e um spray com água.

Quando você pegar o seu material de limpeza para começar a faxina, entregue para a criança o conjunto divertido e peça para ela tirar a poeira ou varrer um dos cantinhos. Ela vai ver a atividade como uma brincadeira que você também está brincando.

Para tornar a diversão ainda maior, utilize cronômetros para criar desafios ao longo do dia. Será que a criança consegue juntar todos os brinquedos em cinco minutos? Coloque o tempo para rodar e… Valendo!

Pequenas competições também podem auxiliar. Quem será que coloca todas as roupas espalhadas no cesto de roupas suja primeiro? Ou qual quarto ficará arrumado primeiro? São estímulos saudáveis que distraem a criançada e te ajudam na organização.

Além disso, nos dias de limpeza mais pesada, em que você contará com maior contribuição do seu filho (seja para colocar as roupas sujas no cesto, juntas os brinquedos ou arrumar o quarto), algumas recompensas podem ser programadas. Que tal, quando toda a limpeza terminar, vocês irem tomar um sorvete? Ou dar um pulo na pracinha mais próxima de casa?!

Limpeza não é só no jogo!

A partir do momento que você leva esse universo da limpeza para a diversão, fica mais fácil fazer com que a criança deixe de ver suas tarefas diárias como obrigação.

Quando for trazer a limpeza para a realidade da criança, é possível fazer referências aos jogos apresentados a ela anteriormente. Por exemplo, se todos os brinquedos estão espalhados pela casa, você pode utilizar uma abordagem utilizando um dos jogos:

– “Você lembra que ajudou a Peppa Pig a juntar tudo que estava espalhado na casa dela e como foi divertido? Pois é, agora a mamãe (ou o papai) precisa da sua ajuda também!”.

Dessa forma, além dos conceitos de colaboração, limpeza e organização já estarem fortalecidos para seu filho, fica mais fácil ele tomar a decisão de colocar a mão na massa, sem a resistência anterior.

Com o passar do tempo, as tarefas domésticas ficam mais simples de ser executadas e a limpeza passa a ser uma atividade compartilhada por toda a família!

Conteúdo especial para você

Você sabia que existem inúmeros aplicativos com jogos de limpeza? Tratam-se de games que tem a temática de limpeza e organização como protagonistas, fazendo com que o momento de brincadeira também seja de conscientização e aprendizado.

Eles vão te ajudar a ensinar as crianças que a limpeza pode ser algo bem divertido, ao mesmo tempo em que descobrem que pode ser bem simples arrumar seu quarto ou juntar a bagunça. E para melhorar, a maioria desses jogos é gratuita, basta baixar no celular ou tablete na plataforma disponível.

A Dr. Lava Tudo fala mais sobre esses jogos em seu e-book “8 jogos de limpeza para seus filhos!”. Você vai descobrir mais sobre como utilizar a tecnologia para que as crianças vejam as tarefas domésticas com outros olhos, sendo mais organizadas e colocando a mão na massa para te ajudar em pequenas atividades.

Baixe o e-book feito especialmente para você e descubra mais sobre os melhores jogos de limpeza disponíveis no mercado!