Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Leite derramado no sofá: adianta chorar?

Publicado em: terça-feira, agosto 28, 2018leite derramado sofa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem é mãe ou pai de bebês ou crianças pequenas já sabe: nada mais comum que manchas de leite derramado pela casa.

Seja durante o aleitamento materno ou seu filho tomando leite por conta própria, acidentes acontecem e não adianta se desesperar. Hoje vamos te mostrar como limpar leite derramado do sofá para acabar com as manchas e aquele cheiro desagradável de leite.

Como limpar o leite derramado?

Como já diz o ditado: não adianta chorar pelo leite derramado. Se o acidente aconteceu, o jeito é parar tudo, limpar e cuidar para que seu estofado fique o mais limpo possível.

O mais importante quando isso acontece é ser ágil. Quanto antes você limpar a mancha de leite, mais facilmente ela sairá.

Além de ser rápido, é fundamental remover a mancha completamente. Afinal, ao passar do tempo o leite começa a azedar e o odor fica insuportável!

Mas não se preocupe, vamos te mostrar como limpar o leite derramado direitinho. Se o leite cair nas roupas do bebê, nas suas roupas, roupas de cama ou outros tecidos removíveis, coloque a peça para lavar imediatamente na máquina ou no tanque.

Leite derramado no sofá: e agora, o que fazer?

leite derramado

Porém, se o leite cair em móveis maiores que não podem ser levados ao tanque ou à máquina, como o sofá, existem outras formas de higienizar e neutralizar o odor.

  1. Comece pressionando o leite derramado com a ajuda de um papel toalha, guardanapo ou pano limpo. Cuidado para não apertar demais, para que o leite não penetre totalmente nas fibras do tecido.
  2. Faça uma mistura de dois copos de água com uma colher de sopa de detergente líquido.
  3. Aplique a solução no estofado e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas bem macias.
  4. Com um pano úmido, limpe a solução de detergente e remova os vestígios que ainda restarem do leite até que você não veja mais nada.
  5. Deixe secar naturalmente, de preferência em um local seco e ventilado.

Lembre-se que nem todos os sofás podem ser lavados com água. Alguns materiais são muito sensíveis e demandam um cuidado especial. Confira se sua peça tem uma etiqueta com as orientações de lavagem. Aqui você desvenda todos os símbolos presentes nas etiquetas.

Caso ainda restem dúvidas, o melhor é entrar em contato com uma empresa especializada em limpeza. Assim, você garante que seu sofá estará seguro, sem risco de danos permanentes.

Dica bônus! Aposte no bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um excelente aliado na limpeza de casa. Isso porque ele tem ação efervescente quando misturado à água, que remove as sujidades dos tecidos. Ele é também capaz de absorver a umidade e odores quando utilizado seco.

Por isso, aplique uma camada em pó no local manchado. Comece passando um pano seco para remover o excesso de leite e aguarde até que o leite seque. Em seguida, aplique o bicarbonato de sódio diretamente sobre a mancha e deixe descansar por até três dias. Depois é só aspirar o pó.

Como prevenir esse problema?

Agora você já sabe como limpar leite derramado do sofá. Mas, como evitar que isso aconteça novamente?

Algumas práticas simples do dia a dia contribuem para prevenir o problema, evitando a dor de cabeça de ter que fazer a limpeza depois:

Cuidados para quem tem filhos recém-nascidos

leite derramado

Quando os filhos estão recém-nascidos, é comum o derramamento de leite materno durante a amamentação.

Sobretudo nos primeiros dias de vida, o leite pode vazar, já que o organismo ainda não encontrou o equilíbrio entre a produção de leite e a demanda do bebê.

Para evitar que esse problema aconteça, os médicos indicam aumentar a frequência de mamadas. Outra solução é ir para baixo do chuveiro e deixar a água morna cair sobre os seios, esgotando o leite.

Se a produção de leite permanecer maior que o consumo do seu filho, uma boa dica é fazer a doação de leite para outras crianças. O Brasil conta com o Banco de Leite Humano, onde é fácil fazer essa boa ação.

Veja porque é tão importante amamentar seu bebê ao menos até os primeiros seis meses de vida nesse post especial sobre o Agosto Dourado, o mês da amamentação.

Meu bebê já toma o leite sozinho

leite derramado

Se o seu filho já não amamenta mais, previna derramamentos de leite usando mamadeiras ou canecas com tampas e canudos. Assim, você evita os acidentes já que o recipiente é seguro.

Para crianças maiores

E se seu filho já está com mais de 3 anos, é importante educá-lo sobre os locais ideais para tomar o leite, longe do sofá, por exemplo.

A criança aprende que tem o horário e local ideal para fazer suas refeições.

Impermeabilize seu sofá e acabe com esse problema

Mesmo se todas as opções anteriores não funcionarem, uma alternativa infalível é a impermeabilização de estofados.

O produto impermeabilizante cria uma camada no tecido que evita que o leite derramado penetre no sofá. Ao cair, basta passar um pano seco e limpo no sofá e pronto: o estofado ficará limpinho!

Não consegui remover. Quem poderá me ajudar?

Se você tem crianças pequenas sabe que nem sempre é fácil parar tudo para limpar o leite derramado. Mas, como falamos, a mancha e o cheiro ficam cada vez mais difíceis de serem removidos à medida que o tempo passa.

Por isso, uma boa solução é contratar um serviço profissional de lavagem de estofados. A empresa remove completamente as manchas e odores e ainda sabe qual o melhor procedimento e os produtos mais seguros para seu tipo de sofá.

Conheça o serviço de lavagem de estofados da Dr. Lava Tudo. A limpeza é feita em sua casa, pelo método de lavagem semi-seca. Isso garante a integridade do seu estofado e deixando-o como novo.

A Dr. Lava Tudo ainda é especialista na impermeabilização de estofados. Assim, depois que seu sofá estiver impecável, a equipe aplica o produto impermeabilizante para evitar que o problema volta a acontecer.

Seu sofá ficará com cara de novo por muito mais tempo, sem manchas e sem maus odores.