Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

5 motivos para limpar o filtro de ar condicionado

Publicado em: quarta-feira, agosto 15, 2018filtro de ar condicionado

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O filtro de ar-condicionado é uma peça importante desse aparelho, que ajuda a climatizar o ambiente e deixa o espaço mais agradável, especialmente nos dias mais quentes.

Responsável por remover detritos do aparelho de ar condicionado, o filtro é um dos componentes mais relevantes para o funcionamento desse sistema de refrigeração. Justamente por isso, demanda cuidados específicos.

O filtro de ar condicionado pode ser feito à base de alumínio, aço ou nylon, nos aparelhos de janela; ou de Hepa ou carvão ativo, nos modelos tipo split.

Todos precisam de manutenção periódica e higienização constante. Nesse post você verá 5 motivos para limpar o ar condicionado e melhorar a usabilidade do aparelho.

1.      Garantir o bom desempenho do aparelho

filtro de ar condicionado

Quando o filtro de ar condicionado está sujo, ele fica entupido e precisa de mais força durante o trabalho de climatizar o ambiente, deixando o aparelho sobrecarregado. Mesmo com a sobrecarga de força, o fluxo de ar não será satisfatório e a taxa de resfriamento começa a diminuir.

O fluxo de ar menor ainda faz com que o gelo acumule nas bobinas do ar condicionado. Isso provoca superaquecimento e, consequentemente, falhas do sistema ou até incêndios.

Quando o filtro de ar condicionado está limpo, você garante melhor circulação do fluxo de ar, climatização adequada do ambiente e um uso mais eficiente do equipamento.

2.      Evitar que ácaros, bactérias e fungos se espalhem no ambiente

O filtro de ar condicionado é responsável por filtrar detritos do sistema de ar, garantindo climatização de qualidade e ar puro.

Quando ele está sujo, essa qualidade diminui de maneira significativa. Isso pode afetar a nossa saúde, já que o ar que está circulando no ambiente contém ácaros, bactérias, fungos e outros microrganismos.

Apenas a limpeza correta e na frequência ideal evita que esses pequenos bichinhos, tão prejudiciais à saúde, se proliferem, transformando o ar condicionado em uma fonte de contaminação.

3.      Economizar com a conta de energia elétrica

Como já dissemos, o filtro de ar condicionado sujo deixa o aparelho sobrecarregado. Esse é um problema que afeta não apenas a eficiência do funcionamento, mas também o seu bolso.

Quando o ar condicionado não desempenha sua função do jeito certo, o excesso de força demandado para climatizar o ambiente acaba gastando mais energia.

Se a conta de luz começar a ficar muito alta, avalie o estado do ar condicionado e comece a fazer limpeza periódica dos filtros de ar.

Além da manutenção, outras dicas de uso ajudam a gastar menos energia com o ar condicionado. Leia, em nosso artigo, como economizar com o aparelho.

4.      Evitar doenças alérgicas e respiratórias

filtro de ar condicionado

Uma série de doenças alérgicas e respiratórias pode ser evitada com limpeza. E isso inclui o filtro de ar condicionado.

Os microrganismos que se proliferam no ar em função de um filtro sujo provocam doenças como rinite, asma, bronquite e sinusite.

Para grupos de risco, como bebês, crianças, idosos e gestantes, o perigo é ainda maior, podendo até mesmo provocar infecções respiratórias, como a pneumonia.

A gente não quer ninguém doente na nossa casa ou no trabalho, não é verdade? Por isso, o ideal é garantir que o filtro de ar condicionado esteja sempre limpo, funcionando adequadamente, e livre desses agentes que fazem tanto mal à saúde.

Veja outras dicas de higiene e saúde para a sua empresa que também ajudam a evitar esses problemas.

5.      Aumentar a vida útil do equipamento

Quando o equipamento funciona da forma correta, sem sobrecarga de energia e sem problemas que provoquem falhas no sistema, a tendência é que ele dure muito mais tempo.

Manter o filtro de ar condicionado limpo é a melhor forma de economizar dinheiro, em longo prazo.

Você economiza na conta de luz, já que o ar condicionado manterá a eficiência necessária para refrigerar o ambiente sem puxar muita energia; economiza com médicos e remédios, já que os microrganismos que provocam doenças ficarão longe da sua casa; e economiza com o próprio aparelho, pois não será necessário substituí-lo tão cedo.

Quando devo limpar o filtro de ar condicionado?

Uma dúvida que muita gente tem é sobre a periodicidade da limpeza do filtro de ar condicionado.

De forma geral, é preciso limpar os filtros uma vez a cada dois meses. Existe uma exceção em relação aos modelos de carvão, que não podem ser lavados, apenas substituídos.

O ideal é prestar atenção no nível de resfriamento e na qualidade do ar. Se o ar condicionado não estiver gelando como o de costume, o filtro pode estar sujo.

Cheque, também, a conta de luz. Se notar uma variação alta no valor, verifique se o filtro de ar condicionado está sujo. Confira também se ele tem manchas ou diferença na cor.

Fique de olho nas orientações do fabricante e conte com a ajuda de um profissional, se ainda estiver em dúvida.

Como limpar o filtro de ar condicionado?

Para limpar o filtro de ar condicionado, basta seguir alguns passos:

  1. Desligue o ar condicionado.
  2. Remova o painel frontal e faça a limpeza com um pano seco. Se for necessário, umedeça o tecido com água morna.
  3. Retire o filtro e limpe com água morna, sempre jogando o líquido no sentido contrário da entrada de ar.
  4. Deixe o filtro de ar secar completamente.
  5. Coloque a peça no lugar e recoloque o painel frontal na posição original.
  6. Lembre-se de não usar produtos químicos e de conferir as instruções do seu manual.

Limpeza profissional de ar condicionado

filtro de ar condicionado

Essa limpeza feita em casa ajuda a manter o filtro de ar condicionado higienizado e funcionando. Porém, a peça também precisa de cuidados profissionais de tempos em tempos.

O filtro deve ser substituído a cada seis meses. Assim, ele recebe uma limpeza completa no sistema, o que garante mais vida útil ao produto e qualidade na circulação de ar.

Na Dr. Lava Tudo a limpeza do ar condicionado é feita por profissionais treinados, que conhecem as diferenças de cada produto e sabem quais as melhores soluções de higienização para cada um.

Solicite um orçamento e leve a limpeza profissional de ar condicionado para a sua casa ou empresa.